Numa época de fragilidades internacionais em que, reiteradamente, a monstruosidade da guerra espreita e destrói, urge fortalecer conhecimentos sobre a constituição, as competências e as prioridades da União Europeia no difícil e complexo caminho da paz e da entreajuda entre os povos.

Neste sentido, o Clube Europeu do AESL, no ano letivo 2022/2023, convidou um representante da Europe Direct a deslocar-se ao Agrupamento para tratar destes temas tão importantes e atuais. Assim, na segunda-feira, dia 19 de dezembro, deslocou-se à Escola Sede o Dr. José Rui Sousa com o intuito dedinamizar duas sessões sobre a União Europeia, aos alunos dos 9.º A, B e C.

Por um lado, os alunos do 9.ºB tiveram direito à primeira sessão em sala de aula, tendo aprendido muito e de um modo divertido, realizando jogos interativos sobre o tema apresentados pelo Dr. Rui Sousa. 

 A sessão da tarde decorreu no auditório da Escola Sede e dirigiu-se aos alunos dos 9.º A e C aos quais se juntaram os alunos do 11.ºB. Esta sessão foi muito animada e os alunos puderam aprender muito e bem sobre a História da União Europeia, os seus valores, programas e prioridades, aproveitando, igualmente, para colocar várias questões ao representante da Europe Direct. O testemunho da aluna Ângela Santos, do 11.ºB, neste sentido, foi deveras interessante, dado que confessou que, após uma experiência Erasmus, nunca se regressa a mesma pessoa. Regressa-se uma pessoa melhor e mais feliz!

O final da sessão da tarde foi muito divertido, já que os discentes realizaram, entusiasticamente, jogos interativos de consolidação de conhecimentos sobre os temas adquiridos, tendo vencido a equipa do 11.ºB, mais experiente na abordagem destes temas, atendendo aos conhecimentos adquiridos em atividades de anos letivos anteriores relacionadas com o Parlamento Europeu e outros projetos de índole europeia dinamizados pela docente Dina Sarabando.

Assim se cumpriu, de um modo muito agradável e produtivo, um dos vários projetos do Clube Europeu do AESL.

As dinamizadoras do Clube Europeu do AESL,

Anabela Costa, Carmo Ventura e Sónia Aires

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL