Assembleia Municipal Jovem

 - os primeiros passos - 

 

Ao longo do 1.º semestre letivo, os alunos do AESL, do 4.º ao 12.º anos, deram os seus primeiros passos no projeto «Assembleia Municipal Jovem», procurando, desta forma, alcançar um lugar na equipa de deputados do Agrupamento. A nova missão caminha no sentido de se promover um «alerta pela liberdade e pelos direitos de todos nós», no município de S. João da Madeira, pela voz de crianças e de jovens. 

Assim, até aos inícios do mês de janeiro, todos os alunos do Agrupamento tiveram a oportunidade de se inscrever, tendo-se formado a lista Q, em homenagem ao grande ícone musical, os Queen, com representatividade de todos os ciclos de ensino, num total de 13 elementos (9 efetivos e 4 suplentes).

Numa fase subsequente, até ao dia 19 de janeiro, com as ideias a fervilhar e tendo por base o tema escolhido para este ano, foi elaborado o respetivo Projeto de Recomendação, com três medidas que passam pelas seguintes ideias: melhores meios de acesso e ciclovias; oferta de bicicletas aos melhores alunos; implementação de programas de combate a todas as formas de expressão de ódio; ciclos de teatro; convenção que permita a partilha entre crianças e jovens com idosos.  

Após esta fase, de 21 a 24 de janeiro, a lista candidata realizou a sua animada campanha, no átrio da escola, defendendo, de forma original, o seu projeto, contando, no dia 24 de janeiro, com a visita de membros da Câmara e da Assembleia Municipais de S. João da Madeira que muito gosto demonstraram no contacto com os nossos deputados infantis e juvenis.  

Posteriormente, teve lugar o tão esperado momento das eleições que culminou na escolha, em todo o Agrupamento, do 1.º ao 12.º anos, da lista representante da Serafim Leite, na Assembleia Municipal. Assim, a lista candidata será coordenada pela aluna Lara Oliveira, do 11.º A, e secretariada pela Mariana Martins, do 9.º C.  

Nível de ensino

 

Nome

Ano / Escola


1.º Ciclo

Efetivo

Benedita Campinos Pereira

4.° B (Parque)

Efetivo

Rafaela Fernandes

4.° A (Parque)

Suplente

Duarte Sousa Silva

4.° A (Parque)


2.º Ciclo

Efetivo

Leonor Jácome Lima

5.° A 

Efetivo

Rafael Henrique Fernandes

5.º A

Suplente

Mariana Santos

5.º B


3.º Ciclo

Efetivo

Mariana Santos Martins

9.° C

Efetivo

Matilde Santos Soares

9.° C

Suplente

Diogo Correia Gomes

9.° C


Secundário

Efetivo

Lara Beatriz Ribeiro de Oliveira 

11.º A

Efetivo

Bernardo Filipe Sequeira Fonseca

12.° A 

Efetivo

Maria Eduarda Ribeiro Oliveira

12.° B

Suplente

Cláudio Filipe Araújo Silva

11.º B

 

Terminada esta fase, outras etapas se seguirão… Resta-nos esperar pela ansiada cerimónia de tomada de posse dos jovens deputados que terá lugar no próximo dia 15 de fevereiro, no Fórum Municipal. 

Dina Sarabando e José Paiva

 

Campanha AMJ de Agora Nós


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL