Este ano, os alunos de Inglês, do 12.º ano, juntamente com a sua professora, Dina Paiva, juntaram-se ao projeto Etwinning “My country – my home as seen by teenagers”, o qual tem como objetivo a criação de um e-book com fotografias, vídeos, pósteres, partilha de experiências, costumes e tradições dos países de origem dos alunos, nomeadamente, a República Checa, a Eslováquia, Espanha e Portugal.

Deste modo, a criação de um e-book permitirá não só desenvolver competências TIC, mas também alargar os horizontes culturais dos alunos, de forma a melhorar a compreensão dos participantes sobre diversas competências, como as digitais, as aprendizagens ao longo da vida, a responsabilidade social e cívica, a iniciativa e o empreendedorismo e, ainda, a consciência cultural e a criatividade. Simultaneamente, será uma forma de se promover a capacidade de comunicação em língua inglesa através de atividades colaborativas e interativas.

Numa primeira fase, foram criados padlets, a partir dos quais os alunos procederam às devidas apresentações, e vídeos sobre as escolas que frequentam. Além disso, elaborou-se um concurso, no qual os alunos envolvidos criaram logótipos e lemas, para que o mais votado seja usado como “rosto” deste projeto. Em breve, falaremos do segundo passo…

Por enquanto, eis uma amostra da criatividade dos alunos participantes.

Alguma vez já se questionou por que razão existe um mês do ano dedicado à divulgação e prevenção de uma doença? E por que razão é o cancro da mama o tema abordado no mês de outubro? Pelo sim, pelo não, esta reportagem será capaz de esclarecer dúvidas pertinentes e dar a conhecer pormenores não muito discutidos no dia a dia.

Por: Isabelle Linhares Góes

No dia 27 de novembro, a Escola Básica do Parque celebrou uma data especial: o seu 86.º aniversário. Por coincidência, a escola desenvolveu, também, a cerimónia do hastear da bandeira Eco-Escolas, uma iniciativa que promove a sustentabilidade e a educação ambiental, dirigida a toda a comunidade escolar. Foi um orgulho hastear a bandeira, um símbolo do trabalho que se faz na escola em prol do meio ambiente e da formação de cidadãos ecologicamente conscientes e responsáveis.

Enquanto Associação Estudantes, queremos exprimir o nosso grande obrigado! Obrigado a todos os alunos que fizeram deste sonho uma realidade e por nunca se terem inibido perante as adversidades. Foram seis meses de preparação que se refletiram em dois dias inéditos, cheios de alegria e diversão à mistura. 

Hoje, podemos dizer, com muito orgulho, que somos a Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, através de centenas e centenas de alunos que se fizeram ouvir e que viram em nós a possibilidade de se abrir uma nova era na Serafim Leite. 

Prometemos que lutaremos, sempre, pela voz dos alunos, uma vez que a vontade de um será a vontade de todos! 

Assim, aqui estaremos juntos pela mudança, juntos por uma Serafim ainda melhor!

Alguma vez já se questionou por que razão existe um mês do ano dedicado à divulgação e prevenção de uma doença? E por que razão é o cancro da mama o tema abordado no mês de outubro? Pelo sim, pelo não, esta reportagem será capaz de esclarecer dúvidas pertinentes e dar a conhecer pormenores não muito discutidos no dia a dia.

Por: Isabelle Linhares Góes

Enquanto Associação Estudantes, queremos exprimir o nosso grande obrigado! Obrigado a todos os alunos que fizeram deste sonho uma realidade e por nunca se terem inibido perante as adversidades. Foram seis meses de preparação que se refletiram em dois dias inéditos, cheios de alegria e diversão à mistura.

Hoje, podemos dizer, com muito orgulho, que somos a Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, através de centenas e centenas de alunos que se fizeram ouvir e que viram em nós a possibilidade de se abrir uma nova era na Serafim Leite.

Prometemos que lutaremos, sempre, pela voz dos alunos, uma vez que a vontade de um será a vontade de todos!

Assim, aqui estaremos juntos pela mudança, juntos por uma Serafim ainda melhor!

 

O brincar é a forma mais completa e saudável da criança se desenvolver e expres

sar. Assim, as crianças exploram e adquirem aprendizagens tanto sobre o mundo que as rodeiam como sobre elas próprias.

O espaço exterior é um local privilegiado para a concretização de atividades através das quais as crianças desenvolvem capacidades relacionadas com a interação social, o contacto e a exploração de materiais naturais.

BRINCAR FAZ BEM!

BRINCAR É ALEGRIA!

BRINCAR É COMUNICAR E PARTILHAR!

É TÃO BOM BRINCAR!…

Sala 2 do Pré-Escolar (Fundo de Vila)

 

No transato dia 02 de dezembro, foi celebrado, no município de S. João da Madeira, o “Dia Internacional das Cidades Educadoras”, nos Paços da Cultura. À semelhança de anos anteriores, o AESL participou, a convite da Divisão da Educação da Autarquia, num profícuo debate, conduzido pela jornalista do «Porto Canal», Daniela Assunção, subordinado, este ano, ao tema: «A Cidade Educadora como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social», em cujo momento intervieram a Vereadora da Educação e o Presidente da Câmara Municipal.

Neste evento, o AESL foi representado, no painel de interlocutores, pelos alunos Mariana Martins (11.ºA) e Rúben Marques (12.ºC), tendo os mesmos, a partir das suas próprias ideologias e vivências, enquanto pessoas e estudantes, defendido as suas ideias e posições sobre os temas em “cima da mesa”, revelando as valências e as adversidades dos seus projetos atuais, dentro e fora da escola, enquanto participantes ativos na vida da sua cidade. Para além desta experiência “in loco”, há a apontar, também, a presença videográfica de quatro ex-serafinos que deram, também, o seu testemunho sobre a sua envolvência dentro ou já fora do trajeto universitário, os quais continuam, ainda, a «dar cartas»: André Magalhães, Filomena Brito, Lara Oliveira e Samuel Silva.

Embora com a consciência de que não é fácil mudar mentalidades, a maior lição que nos deixaram todos os jovens foi a de que urge, mais do que nunca, que a sua voz seja ouvida e as suas ações sentidas… Como o referiu a Vereadora da Educação, é imperativo que se reflita, seriamente, sobre o papel dos jovens na sociedade, tendo em conta, sobretudo, as drásticas mudanças que se sentem, a vários níveis, pelo mundo fora. A Educação é, assim, a grande porta que possibilitará que essa transformação seja concretizada de forma mais consciente.

Estes são, sem dúvida, jovens que se afirmam, socialmente, servindo de exemplo para todos aqueles que se queiram interessar, seriamente, pelo amanhã.

Na manhã do dia 27 de novembro, teve lugar a cerimónia do Hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas, em todas as escolas do Agrupamento, o único Eco-Agrupamento de S. João da Madeira. Esta celebração é, assim, uma forma de reconhecimento do trabalho realizado por TODA a comunidade educativa, no ano letivo transato, mas também o compromisso de, no presente, se continuar a Educar para a Sustentabilidade e a Cidadania. A cerimónia contou, ainda, com a presença da Direção do AESL e dos representantes da Autarquia, com quem o Agrupamento estabelece uma profícua parceria.

Assim, na escola sede, a meio da manhã, a festa foi dinamizada pelos alunos do Clube dos Jovens Repórteres do Ambiente. Além das palavras dirigidas pela Sr.ª Diretora do AESL, pela Sr.ª Vereadora da Educação e pelo Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, a celebração foi agraciada com um momento de dança protagonizado por alunos de várias turmas da escola e de outros locais externos, orientados pela Escola de Dança “CoreoDance”, e por um outro momento musical, no qual se fizeram sentiram os talentos das alunas Rita Almeida e Sofia Zara, duas das jornalistas de serviço, que sobressaíram ao entoarem a música «Earth Song», de Michael Jackson, um verdadeiro hino moderno ao planeta Terra.

Festa a “dobrar” na EB do Parque

 

No dia 27 de novembro, a Escola Básica do Parque celebrou uma data especial: o seu 86.º aniversário. Por coincidência, a escola desenvolveu, também, a cerimónia do hastear da bandeira Eco-Escolas, uma iniciativa que promove a sustentabilidade e a educação ambiental, dirigida a toda a comunidade escolar. Foi um orgulho hastear a bandeira, um símbolo do trabalho que se faz na escola em prol do meio ambiente e da formação de cidadãos ecologicamente conscientes e responsáveis.

O evento contou com a presença dos alunos, professores, assistentes operacionais, alguns elementos da Associação de Pais, Direção do Agrupamento e entidades oficiais da Câmara Municipal que se reuniram na escola para participar na referida cerimónia, tendo os alunos entoado uma canção acompanhada de uma coreografia alusiva à importância da poupança de energia.

A festividade foi encerrada com a degustação de um bolo comemorativo oferecido pela Associação de Pais.

Esta foi, sem dúvida, uma forma de a escola reafirmar o seu compromisso em continuar a trabalhar por um futuro sustentável e em promover a educação ambiental entre todos, evidenciando que celebrar o passado é, também, construir um futuro mais consciente e responsável.

Mural de Azulejos, comemorativo do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974

A conjugação do trabalho de cada um é uma grandiosa força. Qualquer cidadão, ainda que ciente da sua imprescindível participação na sociedade, é incapaz da incompletude do espanto que é o Estado — em permanente reconstrução.

 
 
 

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