Era o dia de Santo António! Corriam todos para a biblioteca... Era um grupo de alunas e uma meia dúzia de alunos dos 5º e 6º anos que, em azáfama, preocupados, se dirigiam à biblioteca para vestirem o traje já previamente definido, para o concerto final de ano. Trajes à moda antiga, retratando os trabalhos e as profissões dos inícios do século passado!
O concerto começou com as habituais saudações feitas pela senhora Diretora e pela senhora Presidente do Conselho Geral. A Leonor do 6.ºA,muito segura de si, deu as boas-vindas. “Boa tarde, sejam bem-vindos ao nosso Concerto de Final de Ano, Portugal Colorido. Por este palco, irão passar os alunos do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, que frequentam Educação Musical, que irão mostrar que a música faz parte do nosso sangue e que o nosso país e a sua música são inconfundíveis! Portugal é mesmo muito variado, muito colorido, cheio de cores e sons. Interpretaremos músicas de norte a sul de Portugal, incluindo as ilhas. A nossa música tradicional é única! Para além de viajarmos pelas músicas do nosso país, apresentaremos a história do 6.ºD, incluída no livro “Histórias da Ajudaris 2023”, quando estes alunos estavam no 5.º ano. A Ajudaris é uma instituição de solidariedade social já com uma longa tradição a ajudar os outros. O livro estará à venda, no finaldo nosso concerto, no átrio do auditório….E, claro, podem pedir um autógrafo aos alunos do 6.ºD”.
Depois, a Nilsa e a Anny, do 6.ºD, leram o texto que tinham ajudado a construir, no ano anterior.Neste momento, entra o cortejo organizado à entrada do auditório. À frente, a professora de Educação Musical, devidamente trajada, a tocar acordeão, acompanhada pelo Afonso do 11.ºD, na viola, seguindo-se os alunos do 6.ºA com os instrumentos musicais, tradicionais (ferrinhos, bombo, reco-reco, pandeiretas e tamborim) e as alfaias e outros utensílios que envergaram com muito brio. Atrás, seguiam duas filas de alunos das restantes turmas, entusiasmados com a festa. E assim chegaram ao palco decorado com os cravos de abril, em cestas de verga, vestígios, ainda, da comemoração dos 50 anos da revolução, onde a Lúcia do 6.ºD os esperava, anunciando: “O programa desta tarde apresentará o nosso país através das músicas das diferentes regiões que o constituem. Iremos do Minho ao Algarve, passando pelas nossas ilhas!”
O Vítor do 5.ºD, o Davi do 6.ºD e o Rafael do 6.ºA foram introduzindo as diferentes províncias agrupadas. A dada altura, tinha-se acabado de cantar “A moleirinha”, da Beira Baixa, e eis que é anunciada a leitura deuma parte do poema “Esta Língua Portuguesa”, de José Jorge Letria,neste ano em que se comemoram os 500 anos do nascimento de Camões, grande poeta português que cantou a História do nosso país, lido pela Maria Filipe e pela Francisca, do 5.ºB.
Solistas? Também os houve. O Davi do 6.ºD, com a sua voz fresca de barítono, entoou “Eu ouvi o passarinho”, do Alentejo, e encantou a plateia. A Benedita, do 5.ºB, deu as despedidas e, já depois de se ter passado pela Ilha da Madeira, aterrou-se nos Açores para se cantar “Dorme, dorme meu menino”, com a solista de voz doce e cristalina, a Estela, do 6.ºB.
Depressa, chegou o fim do evento… E, novamente, em cortejo, os alunos abandonaram o palco, cantando e tocando, tocando e cantando… Palmas, palmas, muitas palmas para o “Portugal Colorido”, para os seus atores, cantores e músicos!
No átrio, os escritores deram autógrafos. E foi mais uma tardada de música, alegria e poesia!
Resta agradecer, mais uma vez, aos obreiros deste tão rico evento, o senhor Fernando, os professores e os zeladores.
Obrigada, igualmente, aos Pais e Encarregados de Educação, pela sua presença e apoio.
À Direção, obrigada pelo carinho, abertura e pronta disponibilidade.