A turma G, do 11º ano, envolveu-se, de forma ativa e empenhada, no desenvolvimento de atividades que promovessem a relação com os outros, construindo pontes capazes de unir alunos de São João da Madeira a Soga. No âmbito do tema “Eu com os Outros”, organizaram uma palestra alusiva ao mote SOGA: o amor não tem fronteiras. A palestra contou, assim, com a presença da voluntária e tesoureira da associação SOGA, a professora Manuela Miranda.
Após a palestra, os alunos demonstraram-se muito sensibilizados e empáticos com as crianças da ilha de Soga, tendo sugerido um projeto de âmbito solidário. Este foi batizado, pela turma, como “Projeto Escola Amiga de Soga” e o seu principal objetivo consistiu em contribuir para a melhoria das condições de vida da população que vive em pobreza extrema e para a manutenção do jardim de infância existente na ilha.
Deste modo, deitaram, então, mãos à obra e “voilá”… surgiram os mealheiros solidários para recolha de fundos cuja angariação, durante os meses de abril e maio, culminou, ainda que de forma simbólica, na educação básica de 50 crianças que vivem em condições deploráveis.
O milagre da união acontece quando o pouco que cada um dá de si se junta ao que os outros dão… demonstrando que o que parece impossível, afinal, se torna uma realidade. Para terminar, nada melhor do que as palavras de António Gedeão: nunca se esqueçam de «que o sonho comanda a vida. / Que sempre que um homem sonha / o mundo pula e avança.» Estes alunos sonharam, para que o “mundo destas crianças” também pulasse e avançasse.