A Páscoa é, também, uma ocasião para oferecer um miminho especial! Assim, antes da pausa letiva, os alunos do 4.ºA da Escola Básica do Parque foram desafiados, pela professora titular, a desenvolver trabalhos manuais recheados de doçuras. Deste modo, partiram para a decoração de frascos, brincaram a rimar e, através da técnica da modelagem em gesso, elaboraram coelhos perfumados.

Os miminhos foram construídos com muito amor e diversão e estão repletos de votos de uma Santa Páscoa para toda a comunidade educativa!

Como não podiam deixar de ser, construíram um poema, para que a sua mensagem pascal fizesse ainda mais sentido!

No dia 19 de março celebrou-se o Dia do PAI. Movidos pela admiração e o amor que sentem e, apesar da consciência de que, todos os dias, são importantes para celebrar este dia especial, os alunos do 4.º A, da Escola Básica do Parque, prepararam, carinhosamente, muitos mimos e presentes divertidos, para oferecerem com carinho aos seus super-heróis, relembrando o valor do seu Pai, na sua vida

Votos de um DIA do PAI super Feliz para TODOS!

É com muito orgulho e satisfação que damos as boas-vindas ao anfíbio que nasceu, recentemente, no Charco Pedagógico da Escola Básica do Parque.

Os anfíbios são considerados excelentes indicadores ambientais, pois são imensamente sensíveis à qualidade do meio ambiente, como a qualidade da água e do ar. São, igualmente, necessários para o equilíbrio da natureza e, além de serem responsáveis pelo controlo de diferentes pragas, são, também, bioindicadores que nos indicam se o ambiente está em equilíbrio ecológico.

No passado dia 6 de março, os alunos do 4.ºA beneficiaram de uma atividade muito interessante e enriquecedora, para todos os intervenientes envolvidos, designada “Troca de experiências entre gerações”.

Primeiramente, os alunos prepararam e decoraram várias peças artesanais, confecionadas em gesso, com motivos pascais. Posteriormente, as crianças, já com hábitos sistematizados de defesa do planeta, demonstraram, mais uma vez, ser amigas do ambiente. Deste modo, utilizaram materiais reciclados que serviram de vasos, como latas e frascos, que decoraram com restos de tecidos. Meta? Plantação de diversas espécies de suculentas, em equipa, entre alunos e pais, avós e docente.

No dia 7 de fevereiro, fomos conhecer melhor a escola do irmão do nosso colega Dinis que se chama Afonso. Tem 3 anos e é cego, desde que nasceu. Nós conhecemo-lo no dia do aniversário do Dinis e ficámos muito curiosos por saber o que é que ele fazia na pré da nossa escola.

Na visita à escola do Afonso, fizemos jogos, ouvimos e cantámos uma história, pintámos um desenho e brincámos muito…. com os olhos tapados!

Além disso, ficámos a conhecer o alfabeto Braille, nas caixas de alguns produtos alimentares e de medicamentos! Uau!!! Não imaginávamos que havia uma forma de escrita especial para meninos como o Afonso…

Os alunos do 4.ºB da Escola Básica de Fundo de Vila tiveram a oportunidade de efetuar uma visita guiada ao Centro de Arte da Oliva, sendo que puderam observar algumas obras de arte e partilhar as suas ideias.

Deste modo, chegaram à conclusão de que o contacto com a arte é uma forma poderosa de incentivo à expressão pessoal de conexão com o mundo e os outros.

No dia 20 de fevereiro, os alunos do 4.ºA, da Escola Básica do Parque (Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite), usufruíram de mais uma sessão de Educação para a Saúde, dinamizada pelas enfermeiras do Centro de Saúde local.

A escola é um lugar privilegiado de veiculação de hábitos promotores de saúde e esta parceria de colaboração ativa, em prol dos nossos alunos, é excelente.

Neste dia dos Namorados, o amor anda no ar. Como complemento às atividades curriculares do PRESSE, os alunos foram desafiados a “Espalhar o amor” pela comunidade escolar.

Esta iniciativa privilegiou as demonstrações por atos de amor... amor num sentido amplo e projetado em várias dimensões.

Para espalhar o amor, os(as) participantes escreveram mensagens dirigidas a quem eles(as) queriam: amigos(as), professores(as), família, aquela pessoa que faz bater o coração mais forte. Além disso, espalharam corações, com mensagens, pela escola inteira!

O Carnaval é um festejo tradicional e muito valorizado pelos mais pequenos. Por isso, foi com muita alegria e brincadeira que os alunos da Escola Básica do Parque preencheram estes momentos em que a fantasia lhes permitiu ser o que tanto admiram ou que lhes apetece: das princesas às fadas, dos super-heróis aos animais, das profissões aos guerreiros.

Enfim, as crianças viveram momentos de intensa alegria, ingrediente fundamental para a concretização dos seus sonhos, na pele de um polícia, de um urso, de uma peça de Lego, de uma Cleópatra, entre outras circunstâncias que lhes permitiram voar rumo ao mundo da fantasia.

A semana não poderia ter começado da melhor forma. Fomos conhecer o Centro de Arte da Oliva e viemos encantados! Uma manhã em que a sala de aula passou a ser o museu.

Num ambiente descontraído, explorámos o museu do Centro de Arte da Oliva e participámos na oficina ARRET. Aqui, tivemos oportunidade de dar largas à nossa imaginação, explorar mundos de faz de conta e criar histórias com personagens incríveis. Depois desta experiência tão enriquecedora, regressámos à escola cheios de energia e de inspiração.

A turma do Círculo de Aprendizagem de Fundo de Vila teve a oportunidade de explorar o Centro de Arte Oliva, o que foi uma visita enriquecedora.

Ao percorrer as diversas obras expostas, os alunos não observaram apenas, mas também interagiram de forma inovadora. A atmosfera vibrante do centro inspirou a criatividade de cada um, culminando no momento emocionante em que todos contribuíram para a criação coletiva de uma obra de arte única.

O inverno é uma das quatro estações do ano. Começou no dia 22 de dezembro e acabará no dia 20 de março. No inverno, o tempo é mais frio, chove muito e o vento é forte. Em alguns sítios, neva.

Os frutos característicos desta estação são os citrinos, como as laranjas, as clementinas, os limões, as limas e as toranjas, as uvas, as bananas, as romãs, os marmelos, as anonas, os caquis, as maçãs, os abacaxis, os abacates e os frutos secos, como nozes, avelãs, pinhões, ….

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL