Uma das aulas de Mandarim, do mês de dezembro, do 4.º A da Escola Básica do Parque, a cargo das professoras Sofia Palma e Marisela Oliveira, foi dedicada ao Natal e às suas tradições.

 Na China, existem muitos grupos religiosos diferentes e apenas 1% da população acredita e segue o Cristianismo. Os cristãos assistem a cerimónias típicas do Natal como é o caso da “missa do galo”. Ora, nesta festa, criou-se, na parte oriental do mundo, a tradição de oferecer maçãs, tendo em consideração a semelhança no som da palavra ??(Pínggu?)  com a palavra "paz" ?? (píng'?n).

Os alunos descobriram que, apesar de não ser uma festa tradicional da China, nas cidades maiores, é possível encontrar árvores de Natal, luzes e decorações na rua e centros comerciais. Além disso, aprenderam que as poucas pessoas que decoram as suas casas o fazem utilizando decorações de papel (fitas, flores e lanternas).

O Pai Natal também é uma personagem querida e, em algumas cidades chinesas, como vieram a saber, os carteiros vestem-se de Pai Natal para cumprirem a sua missão de entregar as cartas.

No final da lição, aprenderam algumas palavras em Mandarim relacionadas com a época natalícia e desenharam os respetivos carateres. Contudo, rapidamente, descobriram que aprender a fonética de cada carater é difícil, mas estes alunos estão empenhados e motivados para a aprendizagem do Mandarim!

Deste modo, aproveitam para desejar um Feliz Natal, com um sorriso no rosto e com os desenhos natalícios que elaboraram na aula.

 

Mandarim4


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL