A promoção para uma alimentação saudável, em contexto escolar, é uma prioridade estabelecida por muitas entidades públicas, sendo determinante para um crescimento e desenvolvimento saudável. A escola é, assim, o local privilegiado para esta missão, uma vez que é aqui que se transmite o conhecimento. Por isso, urge um investimento na capacitação de toda a comunidade educativa, incluindo os Encarregados de Educação.
Sabemos, também, que, nos dias de hoje, é cada mais difícil aderir a uma alimentação equilibrada devido a diversos fatores sociais, uma vez que há tanta oferta ao alcance de todos, incluindo dos mais novos.
Neste contexto, o município de S. João da Madeira desenvolveu o projeto dos lanches saudáveis, que se iniciou no ano letivo transato, direcionado aos alunos do Jardim de Infância, estendendo-se, este ano, aos do 1.º ciclo.
A colaboração de toda a comunidade escolar é fundamental para o seu sucesso, pois só desta forma será possível apoiar as famílias na organização dos lanches, para que estes sejam um complemento à sua alimentação. Além disso, esta é uma forma de se criar uma maior consciência em relação ao facto de os nossos atos e decisões poderem afetar a nossa saúde e o nosso bem-estar.
E, como “de pequenino se torce o pepino”, a turma do 4.º B da Escola Básica de Fundo de Vila, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, decidiu construir uma caixa com materiais reciclados para guardar os seus Lanches Saudáveis.