Nas aulas dos “Pequenos Cientistas”, temos vindo a estudar os sistemas vitais do corpo humano e, hoje, foi a vez do sistema circulatório.

Na primeira experiência, começámos por sentir a nossa pulsação (número de batimentos cardíacos por minuto) em repouso e, após um exercício físico, percebemos que os batimentos do coração aumentam com o esforço. Ficámos, também, a saber que a frequência cardíaca varia com a idade, as condições de saúde e o estado emocional.

Depois, utilizando garrafas, tubo transparente, molas, recipientes, corantes alimentares e água, criámos um sistema circulatório artificial. As garrafas simulavam as aurículas e os ventrículos, as molas as válvulas. O líquido azul era o sangue venoso que tem substâncias prejudiciais, como o dióxido de carbono. O líquido vermelho era o sangue arterial, que transporta oxigénio e nutrientes. O recipiente que se encontrava de um lado representava os pulmões e o outro todas as partes do corpo.

De seguida, fizemos a simulação: o sangue pobre em oxigénio (líquido azul), trazido pela veia cava superior e a inferior, entra na aurícula direita, a válvula (tricúspide) abre e deixa passar o sangue para o ventrículo direito que, logo, segue pela artéria pulmonar até aos pulmões, onde se efetuam as trocas gasosas. O sangue (líquido vermelho), agora rico em oxigénio, é levado pelas veias pulmonares até ao coração, entra na aurícula esquerda e a válvula (mitral) deixa passar o sangue para o ventrículo esquerdo. Este sangue deixa o coração pela artéria aorta em direção a todo o corpo.

Total

Foi uma experiência muito interessante, porque percebemos a fantástica viagem que o sangue faz para levar oxigénio e nutrientes a todas as células do corpo. Além disso, mais do que nunca, sabemos que o coração é o nosso motor da vida, bombeando, aproximadamente, 5 litros de sangue por minuto. E bate cerca de 100 mil vezes por dia, o que dá 35 milhões de vezes por ano.

Os alunos do 4.ºA, da EB do Parque, agradecem, com o coração aos pulos, as aprendizagens que a professora Guida lhes proporcionou!


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL