O Ramadão
O que é e em que consiste?
Por norma, as pessoas dizem que é o período de jejum, mas isso é apenas uma parte. É o mês da paz, da tranquilidade, da cura, da bondade, do perdão, da misericórdia, o mês de alcançar o paraíso, do Alcorão, da revelação, da celebração de se ser muçulmano e durante o qual praticamos autocontenção. Não fazemos apenas o que queremos, mas, sim, o que o Deus ordenou.
Durante o Ramadão, abstemo-nos do que é permitido, como comer, para ter paciência com o que é proibido. O muçulmano faz muito trabalho de caridade, lê muito o Alcorão e reza muitas vezes, por dia. É muito lindo, porque as famílias juntam-se à mesa da comida, fazem as orações e passam o tempo em conjunto.
«Dar Voz a Todos Vós» (Círculo de Aprendizagem - FV) - Hora dos pais
Os pais e familiares dos alunos da turma-piloto Círculo de Aprendizagem de Fundo de Vila são convidados a dinamizar atividades na “Hora dos Pais”. Este momento foi criado pelo Núcleo de Projeto, na tentativa de se estabelecerem e manterem laços mais fortes entre escola/família/comunidade.
Nesta sessão de dança, recebemos a proposta da mamã Diana Carneiro com uma atividade que explorou a arte que existe dentro de nós e que se tornou impossível de esconder! Usamos o corpo todo para nos expressarmos, para nos descobrirmos e reinventarmos.
«Dar Voz a Todos Vós» (5.º B) - A importância da poesia
Para mim, a poesia é a forma de expressar e marcar os nossos sentimentos.
Um passatempo sem tempo.
A poesia é o poema que expressa a dor ou conta a alegria. Às vezes, a poesia dá conselhos que podem melhorar a vida.
Em Portugal, temos vários poetas famosos, tais como Fernando Pessoa, Luís de Camões, Sophia de Mello Breyner e Florbela Espanca.
A poesia é o som dos pássaros que se ouve com a janela fechada!
Maria Francisca Coelho, 5.º B
«Dar Voz a Todos Vós» (7.º C) - O sentir dos alunos do 7.º C
Ser aluno do 7º C é voar mais alto!
Dar um passo maior que um salto.
É sentir união…
Como um coração cheio de paixão!
Um novo ano ainda há pouco começou
E tão rápido acabou.
Entre partilhas e gargalhadas,
Muitas amizades foram criadas.
«Dar Voz a Todos Vós» (10.º A) - Cantigas Medievais à nossa maneira...
Os alunos do 10.º A, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, aquando do estudo da Lírica Trovadoresca e numa viagem à Poesia e às origens da nossa Língua e Literatura, vestiram a figuração de poetas medievais e criaram poemas à moda antiga, isto é, fazendo uso de artifícios poéticos da Idade Média: refrão, leixa-pren, rima e paralelismo.
Os temas são os mais diversos – Saudade, Música, Saúde, Xenofobia, Amor, Perda, Desporto, Educação, Ambiente -, para onde os conduziu a veia poética. Que tal um sarau poético? É o momento!
«Dar Voz a Todos Vós» (12.º B) - Rooms Poems
The Place
The sky was blue, the grass wet and green.
The trees are shaking, the birds are singing.
How does this place exist?
I’m the luckiest man I’ve seen.
I love this place - a place that transmits me
Peace, peace, peace…
Cláudio Silva, 12.ºB
«Dar Voz a Todos Vós» (2.º B_FV) - Um bom dia
Nós somos alunos do 2.º B da Escola Básica de Fundo de Vila e, todos os dias, cantamos “Bom Dia ao Sol”, com o intuito de termos um dia FELIZ e com muita energia!
Um “Bom Dia” é quando chegamos à Escola e somos recebidos com muita alegria e boa disposição.
Um “Bom Dia” é quando aprendemos coisas interessantes, fazemos atividades artísticas e físicas, experiências, temos visitas na sala de aula, utilizamos o computador e as novas tecnologias.
Educação financeira
Durante o ano letivo, os alunos do 3.ºA da Escola Básica de Fundo de Vila tiveram a oportunidade de participar numa atividade desenvolvida no âmbito do projeto Educação Financeira. Deste modo, foi elaborado um trabalho através do qual se distinguiam despesas necessárias de despesas supérfluas. Além disso, foi possível identificar as despesas e os rendimentos, no contexto familiar e pessoal, e calcular o saldo.
A Jornada do 8.º C
Mais um ano a terminar e nem conseguimos contar quantas horas de aulas aborrecidas (verdadeiros desafios épicos!) e outras interessantes tivemos, mas… e as atividades divertidas? Também contam? Na verdade, são as que esperamos ansiosamente durante dias! Dias, dias e dias… por falar em dias, hoje vamos contar-vos sobre os dias incríveis que passámos juntos!
Primeiro, o ano a começar e nós já a fazer uma caminhada contra as mudanças climáticas, afinal, quem é que gosta de 30 graus e, no dia a seguir, chuva? Acham que parámos por aqui? Ainda só estamos a começar…
Por falar em caminhadas, não nos vamos esquecer do nosso Carnaval em abril (muitos cravos e muita animação!), nem do projeto que desenvolvemos no Centro de Arte – tardes espetaculares cheias de arte! E algumas bolhas nos pés...
Ai! e os 10 minutos de leitura! Sim, não esquecer! Nem sempre foram 10… às vezes meia hora…outras vezes, sem minutos…alguns de nós, dois segundos e já estávamos a tagarelar para o lado…
Mudar o MUNDO
Somos o 7.º D e queremos um MUNDO diferente e melhor. No seguimento de um vídeo a que assistimos sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, quisemos deixar os nossos testemunhos. Aqui vão:
Ana Luíza – Vou fazer projetos para acolher os mais pobres.
Beatriz Valinho – Vou reutilizar materiais.
Carla – Vou poupar mais energia em casa.
Catarina Paiva – Vou ajudar os necessitados com roupa que já não uso.
Catarina Palys – Não vou usar o carro, mas vou andar mais de bicicleta.
Martim Pinto – Vou poupar mais água, quando lavo os dentes ou tomo banho.
Marcus – Vou trabalhar para ajudar os cientistas a encontrar a cura para as doenças.
À descoberta da faina marítima
No dia 24 de abril, a nossa turma, o 8.ºB, juntamente com outras turmas do mesmo ano de escolaridade, participou numa visita de estudo ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Navio-Museu Santo André, na Gafanha da Nazaré.
Na parte da manhã, no museu, pudemos apreciar uma vasta coleção de objetos relacionados com a pesca à linha do bacalhau e com as fainas marítimas da Ria de Aveiro. Ainda vimos uma grande coleção de arte e também a maior coleção de conchas do país, bem como uma coleção de algas marinhas.
Como é o 11E...
A turma do 11E é uma turma do curso profissional de mecatrónica.
Assim, foi-lhes sugerido que escolhessem um objeto com o qual se identificassem no seu curso. As conclusões foram as que se seguem:
Pilha - Anda sempre descarregada, Andressa.
Martelo – Está sempre a bater na mesma tecla, Bruno.
Coluna de Furar – Anda sempre com a broca na boca, Cláudio.
Limalhas – Está sempre a queimar os outros, Dário.
Andaime - Só serve para dar apoio, Gonçalo S.
Extensão – Está sempre a estorvar, Gonçalo O.