«Se quisermos ser uma grande Democracia, temos todos que assumir

um papel ativo com a nossa democracia.»

Martin Luther King

 

O Agrupamento de Dr. Escolas Serafim Leite marca presença, mais uma vez, na 11.ª edição do “Open Day – Cimeira das Democracias”, a mais concorrida de sempre, no Instituto de Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica Portuguesa, sob o tema “Eleições na Europa e no Mundo”, atendendo aos dias em que se avizinham as Eleições Europeias e em que, infelizmente, reina a instabilidade política.

No dia 23 de abril de 2024, decorreu, então, a mais recente edição da Cimeira das Democracias, no Instituto de Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Foram 44 as delegações presentes e, entre elas, a da Islândia, representada por seis alunos (Daniel Pinho, Lara Oliveira, Leonardo Santos, Rafael Andrade, Roberta Martins – delegados - e Rodrigo Fernandes – o jornalista da delegação), do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (São João da Madeira), em Aveiro.

Na sessão de abertura deste “Open Day”, no Auditório Cardeal Medeiros, marcaram presença Mónica Dias (Diretora do IEP), Mário Rui Queiró (representante do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal), Orlando Samões (Coordenador das Licenciaturas de Ciências Políticas e Relações Internacionais) e João Dias (Presidente da AAIEP). Depois da apresentação a cabo das referidas personalidades, houve tempo para algumas considerações, como “A democracia é algo que depende de nós”, por parte de Mónica Dias, ou “Não se apressem nesta viagem”, por parte de Mário Rui Queiró, usando como metáfora a Ítaca de Ulisses, querendo insinuar que, na vida, cada um dos alunos e futuros cidadãos encontrará a sua Ítaca, referindo-se à vida e às decisões políticas.

20240423 191257

IMG 6710

De seguida, teve lugar a “Mesa Redonda”, uma espécie de sessão de perguntas-respostas, com a apresentação assumida por João Dias e Emma Varonne, da Associação de Estudantes do IEP, tendo como convidada Maria Castello-Branco, consultora política, comentadora da SIC Notícias e ex-aluna do IEP. A mesma focou algumas ideias interessantes, direcionadas para os jovens, como “Esta é a geração mais política de sempre.”, havendo necessidade, tendo em conta a percentagem de abstenção, em Portugal, ao nível europeu, de aproximar as instituições da União Europeia aos jovens.

Terminada a sessão de abertura, partiu-se para a “Assembleia Geral I da Cimeira das Democracias”, avançando para a apresentação da moção a cargo de cada delegação. Pela voz de Lara Oliveira, porta-voz da delegação da Islândia e representante do AESL, foram revelados alguns tópicos sobre a democracia e o sistema político deste país, no designado “Barómetro da Democracia”, no escasso tempo de 1 minuto e 30 segundos.

IMG 6736

IMG 6749

Entretanto, teve lugar o desejado “coffee break”, junto às salas das comissões especializadas, seguindo-se-lhe as “Reuniões Especializadas I” referentes às cinco comissões. Cada uma tratou de um dos seguintes temas:

  1. Democracia, Governabilidade e Reforma Institucional (com a representante Roberta Martins);
  2. Política Externa e Fomento da democracia Internacional: Guerra e Paz (com o representante Leonardo Santos);
  3. Segurança e Defesa (com o representante Daniel Pinho);
  4. Cidadania e Educação (com a representante Lara Oliveira);
  5. Sustentabilidade e Responsabilidade Social (com o representante Rafael Andrade).

Enquanto isto, os jornalistas (tendo assumido este cargo o Serafino Rodrigo Fernandes) reuniram-se na sede de redação, a sala D. Henrique, o Navegador, para um briefing com os Coordenadores dos Jornalistas do IEP. Concluído este momento, teve lugar o almoço, no refeitório da Universidade Católica Portuguesa.

Findo este período de aconchego, tiveram lugar as “Reuniões Especializadas II”, nas quais os jornalistas tiveram livre acesso às sessões de debate, protagonizadas pelos delegados de cada comissão, a fim de recolherem as devidas informações.

De regresso ao Auditório Cardeal Medeiros, os delegados, professores e jornalistas tiveram o privilégio de usufruírem de uma aula livre em torno dos temas em discussão, por parte do professor Orlando Samões, que se revelou interessantíssima, uma vez que proporcionou uma visão peculiar da Política. Prosseguindo, chegou a hora da ambicionada “Assembleia Geral II”, na qual teve lugar o debate final, a partir das moções aprovadas em cada comissão, e a votação final. Foi nesta etapa que os jornalistas tiveram a oportunidade de colocar questões que foram respondidas por elementos das respetivas comissões. No final, foram todas as resoluções, à exceção da segunda, que contou com 13 votos a favor, 19 contra e 8 abstenções.

Para finalizar este longo dia, estava à espera de todos os elementos presentes um lanche-convívio para todos os alunos e professores envolvidos.

Foi, sem dúvida, um dia de árduo trabalho. Contudo, o mesmo proporcionou momentos de debate que permitiram o fomento de ideias deveras enriquecedoras para esta que é a “geração mais política de sempre” (Maria Castello-Branco). Experiências como estas são indispensáveis, na vida de todos, neste momento em que se avizinham as eleições europeias e em que se torna cada vez mais evidente a necessidade de ensinar os alunos a viver seriamente a Política, atendendo ao atual estado de grande parte dos países deste mundo.

Bem-haja a todos os jovens e professores das várias regiões do país que se uniram, neste dia de abril, a esta causa, porque, afinal, “Politics Matters”!

Rodrigo Fernandes (12.ºB)

IMG 6765

IMG 6827


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL