No passado dia 23 de maio, no turno da tarde, os alunos da turma do 10.ºA, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, visitaram a Associação do Centro de Apoio aos Idosos Sanjoanenses (ACAIS), com o intuito de desenvolverem o projeto "Eu e os Outros". Este projeto, intitulado “Partilha de saberes e experiências com os idosos,” inserido no Domínio de Autonomia Curricular (DAC) e desenvolvido no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, visou promover a compreensão e o respeito pelos outros, bem como fomentar a integração social.
Além disso, todos procuraram promover o diálogo intergeracional, assim como a empatia entre gerações e o desenvolvimento da capacidade de interação com os jovens.
A visita foi planificada e organizada pela turma e pelos professores, sobretudo a Diretora de Turma, que trabalharam, em consonância, o tema em sala de aula, nas diferentes disciplinas, ao longo do segundo semestre.
Os alunos, acompanhados pela Diretora de Turma, Cecília Santos, e pela professora de Física e Química, Susana Oliveira, foram recebidos, calorosamente, pela equipa da ACAIS, que estava ansiosa e expectante com a presença da turma no espaço envolvente.
As atividades apresentadas incluíram momentos musicais, relembrando canções, como o “Malhão” e o “E Depois do Adeus”, interpretadas pelos alunos; momento de dança com a participação dos idosos; realização de jogos, de forma a promover a cooperação e o respeito mútuo; construção de uma cápsula dos desejos com a partilha de experiências pessoais; oferta de uma lembrança (sol do 10.ºA); e, ainda, um registo fotográfico coletivo.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com os membros da ACAIS, conhecendo, de perto, as suas histórias e experiências de vida. A troca de experiências foi enriquecedora, permitindo, assim, uma melhor compreensão, por parte dos alunos, dos desafios enfrentados por pessoas em situações de vulnerabilidade social e uma reflexão em torno da importância de uma sociedade inclusiva.
O balanço desta atividade foi positivo, pois a mesma reforçou, sem dúvida, a relevância de projetos como "Eu e os Outros", destacando-se, neste sentido, a necessidade de uma educação que vá além dos conhecimentos académicos e que prepare os jovens para serem cidadãos conscientes e ativos e construtores de uma sociedade mais inclusiva e solidária.
A visita à ACAIS, no âmbito do projeto "Eu e os Outros", foi, indubitavelmente, um passo significativo na construção de pontes entre diferentes realidades e na promoção de valores como a empatia, a solidariedade e o respeito mútuo.
Repórteres do 10.ºA