A iniciativa interna, «Assembleia Geral de Alunos», contou, no dia 7 de junho, com a realização da segunda reunião geral dos alunos representantes de cada turma do AESL, no Centro Multidisciplinar Interativo, os quais, mais uma vez, se reuniram para tratar de assuntos respeitantes à vida do seu Agrupamento.

Assim, os alunos, em rondas de quatro deputados, num total de 5, embora a última tenha sido alargada, revelaram as suas preocupações, procurando, de forma consciente e responsável, dar uma nova vida ao seu Agrupamento, através das suas ideias e sugestões, de forma a melhorar as suas condições e as suas dinâmicas, de acordo com a seguinte ordem de trabalhos:

- ponto dois (informações gerais);

- ponto 2 (apresentação e recolha de propostas, por parte dos representantes, para o bem-estar do Agrupamento).

Deste modo, as intervenções da Assembleia caminharam rumo aos seguintes aspetos: melhores condições das casas de banho, incutindo mais civismo, por parte dos discentes; campos de futebol com relvado sintético; espaços exteriores propícios a um maior convívio; melhores acessos para alunos com mobilidade reduzida; desrespeito pelo gradeamento da escola; refrigeração nas salas; lixo no chão; existência de filas no bar da escola sede; micro-ondas na cantina…

Assembleiaalunos

A par das intervenções, da autoria da voz dos alunos, a Diretora do AESL, a Adjunta do EPE e do 1.º ciclo, assim como a Assessora da Direção pela Voz dos Alunos, foram, no final de cada ronda, sempre que a situação o exigia, teceram considerações sobre os diversos aspetos transmitidos. Mais do que tudo, o que se concluiu desta Assembleia foi a enorme necessidade de os alunos desenvolverem verdadeiros atos de Educação Cívica, origem da maior parte dos problemas assinalados. Uma ou outra circunstância vai requerer, sem dúvida, a intervenção da Brigada da Limpeza do Eco-Escolas do nosso Agrupamento.

Por fim, no ponto 3, foi anunciado o vencedor do 2.º concurso da Assembleia Geral de Alunos («De Portas Abertas para a Política») – o aluno Afonso Tavares, do 9.ºB, que conseguiu responder, integralmente e de forma correta, a todas as questões que rondavam o mundo da Política.

E foi deste modo que decorreu mais uma sessão em que todos puderam participar com a sua voz carregada de ideias! Esperamos por todos, no próximo ano letivo, e continuaremos, igualmente, de portas abertas para todas as crianças e jovens que se interessam (ou desejam interessar) pela Política e pela Cidadania! Um bem-haja a todos e a todas!


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL