No âmbito do projeto Escola Amiga de SOGA, as turmas dos 11º B, C e G, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, sob a orientação e coordenação da docente de Filosofia, Fátima Ferraz, desenvolveram uma campanha de mealheiros solidários.
Para a realização desta campanha, as turmas empenharam-se na criação dos mealheiros e na publicação da campanha na escola e junto da comunidade, em geral. A campanha decorreu durante os meses de abril e de maio. Cada turma tinha um mealheiro que ia rodando entre os alunos da turma que efetuavam o peditório dentro da escola e nas suas localidades.
Este projeto foi feito em parceria com o Agrupamento de Escolas Lima de Faria, situado em Cantanhede, para que fosse possível continuar a garantir o cumprimento do artigo 26.º da DUDH, “toda a pessoa tem direito à educação”.
As crianças de SOGA têm um jardim de infância, porque o Agrupamento de Escolas Lima de Faria o construiu. E nós construímos, agora, pontes, para que este continue a existir com todas as condições. Ninguém, sozinho, poderá mudar o mundo. Mas, juntos, podemos fazer mudar o mundo destas crianças. E, por isso, que nunca caiam as pontes entre as escolas mencionadas e a ilha de SOGA.
A cerimónia de entrega dos mealheiros decorreu no dia 07 de junho, no Agrupamento de Escolas Lima de Faria, os quais foram entregues à tesoureira da associação SOGA, Maria Manuela Miranda, pelas mãos da docente Fátima Ferraz, em representação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira.