No dia 15 de março, decorreu a segunda sessão da Assembleia Municipal Jovem deste ano letivo, subordinada ao tema “Alerta pela Liberdade e pelos Direitos de Todos Nós”.

Numa fase introdutória, partiu-se para a votação em torno da figura que, doravante, terá direito a uma estátua na cidade de S. João da Madeira. No seguimento deste ato, angariou mais votos a figura da jovem Anne Frank. Posteriormente, teve lugar a eleição dos Secretários da Mesa Municipal. Após a apresentação de cada uma das candidatas, foi eleita, mais uma vez, enquanto 1.ª Secretária, a jovem serafina Mariana Martins que soube, ao longo da sessão, desenvolver, de forma empenhada e responsável, a sua função.

             Já no Período Antes da Ordem do Dia, os representantes de cada Agrupamento, após as devidas saudações e congratulações, colocaram questões muito pertinentes relativas ao município e, nesse sentido, o Presidente Jorge Vultos Sequeira respondeu a todas as preocupações colocadas pelos jovens deputados.

GlobalAMJ

De seguida, passou-se à Eleição do Representante da Assembleia Municipal Jovem, tendo sido eleita para o cargo a representante do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia. Seguiram-se os momentos de apresentação das propostas de cada Agrupamento e a discussão das mesmas e, mais uma vez, os nossos alunos mostraram-se atentos, empenhados e convictos do seu papel na proposta e argumentação de medidas sólidas, pertinentes e exequíveis para o Município.

Seguiu-se o esperado momento de votação das propostas e, mais uma vez, embora não tenha sido uma tarefa nada fácil e muito menos justa, os deputados da SL souberam lutar, até ao fim, pela defesa das suas ideias, destacando-se a aprovação da medida 2, a saber: Implementação, por parte da Câmara Municipal, de programas de combate a todas as formas de expressão que incitam o ódio racial, o bullying, a xenofobia, a homofobia e outras formas de ódio, em crianças e jovens, de modo a que se quebrem velhos estigmas sociais e angariem ferramentas que atenuem, pelo menos, esta triste realidade. Por isso, apostamos em programas de apoio escolar, sob a alçada da Câmara Municipal, contando com atividades, nas escolas de S. João da Madeira, coordenadas por profissionais da área, que promovam um conjunto de iniciativas (cinema, workshops, debates, …) que aumentem, de forma progressiva, a informação sobre este dilema. Além disso, sugerimos uma parceria com companhias de teatro ou com os grupos de teatro das escolas sanjoanenses que, a partir de situações ficcionais e ou reais, promoveriam espetáculos que abordariam a temática: «Alerta pela Liberdade e pelos Direitos de Todos Nós», constituindo um ciclo teatral. Em última instância, este poderia ser o mote do Festival de Teatro de S. João da Madeira. Esta seria, sem dúvida, uma experiência na qual se conjugariam a cultura, o entretenimento, a aprendizagem e a reflexão em torno de uma questão tão pertinente na sociedade e no mundo atuais.

Parabéns, queridos alunos, por mais esta experiência que nos envolve a todos!


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL