No dia 26 de setembro, realizámos a nossa primeira atividade, neste ano letivo: a recolha e entrega de tampinhas para ajudar a nossa amiga Carlota.

Durante as férias escolares, nós e os nossos familiares enchemos sacos e garrafões de tampinhas que trouxemos, depois, para a escola. Como a missão foi muito bem cumprida, a avó da Carlota foi convidada por nós a vir à escola.

Contudo, acabámos por ser presenteados com fotos da menina que já conhecemos, há alguns anos. Tem crescido imenso e é muito linda! Por isso, a fim de melhor vermos as fotografias, sentámo-nos em círculo, à volta das tampinhas que recolhemos. De seguida, ajudámos a “nossa” avó a transportar as tampinhas até ao portão da escola.

No âmbito do Clube «Ciência Viva», dinamizado na escola, e do projeto «Charco Pedagógico no Parque», de acordo com o respetivo plano de intervenção, os alunos dos 4. ºanos da EB do Parque, no passado dia 4 de outubro, visitaram a Casa de Ciência de Braga, a fim de participarem numa sessão, na sala do planetário imersivo digital, e ainda na oficina “Charco Pedagógico”.

Para além de ter sido uma experiência inesquecível, na qual, uma vez mais, se privilegiou o desenvolvimento de uma cultura científica, os alunos puderam transferir os seus conhecimentos relativos aos temas propostos e ampliar o seu gosto e interesse pela biodiversidade.

Estão de parabéns os alunos do 11.º F, do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (GPSI), que participaram no projeto “Por Tua Conta”, inscrito no Projeto Educativo Municipal de São João da Madeira, promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e dinamizado pelo AESL, sob a orientação do professor João Mesquita.

Apesar de algumas dificuldades em integrar o projeto no Plano Curricular da Turma, dada a sobrecarga de trabalho no horário estabelecido, a vontade de aprender a ter comportamentos financeiros adequados foi determinante e foi, assim, compensada com um sentimento de missão cumprida e, seguramente, com mais competências financeiras.

No âmbito do Projeto Nacional de Ilustração, “A(r)riscar”, subordinado ao tema «Monumentos Portugueses», os alunos da Serafim Leite abraçaram, mais uma vez, esta iniciativa, tendo cinco dos trabalhos do AESL sido distinguidos e premiados, entre 1101, dos 63 concelhos participantes: dois no Ensino Básico (Afonso Fonseca e Diana Tavares) e três no Ensino Secundário (Abigail Silva, Maria Flor Costa e Valéria Silva).

Assim, para além de uma maior consciencialização em relação ao valor e à simbologia do património nacional, nesta edição em especial, os alunos continuam a apostar e a valorizar a sua Arte e o espírito de Cidadania e esse é, sem dúvida, o caminho no percurso dos nossos jovens.

A Câmara Municipal de São João da Madeira, na pessoa da Dr.ª Raquel Chumbinho, conjuntamente com a Escola Segura, promoveu uma ação de sensibilização com os alunos da turma B, do sexto ano, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, no dia 22 de setembro, entre as 14h15 e as 15h05, na Av. Dr. Renato Araújo, em ambos os sentidos, junto à rotunda do Hospital.

No dia 20 de junho de 2023, Serralves brilhou com a presença da turma do 1.ºB da EB de Fundo de Vila! Assim, num dia convidativo e repleto de sol, vivenciámos experiências que jamais serão esquecidas. Num ambiente acolhedor, que só Serralves pode oferecer, libertámos todas as nossas energias, explorando todos os recantos mágicos possíveis e imagináveis!

Desde a exploração do charco e a respetiva ilustração em aguarela, aos passeios pelos labirintos de rosas, às correrias pelos trilhos do treetop walk e atrás dos garnisés, à alimentação dos animais, estivemos sempre num ambiente de biodiversidade e envoltos por uma paisagem encantadora!

Num verdadeiro hino à natureza, a comunidade serafina festejou, no dia 28 de junho, na Escola Básica do Parque, um dos grandes projetos do ano letivo, inserido no programa do Clube de Ciência Viva, a inauguração do Charco Pedagógico, o qual tem sido coordenado pelos docentes Marisela Oliveira e Pedro Gual.

«Agora Nós» - O que é um Centro Qualifica?

Sandra Tudella - Trata-se, o CQ, de um centro especializado na qualificação de adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, que promove a aprendizagem ao longo da vida e a melhoria das qualificações escolares e profissionais, valorizando os seus percursos individuais.

AN - Que valências apresenta o CQ Serafim Leite?

ST - Este promove a orientação e o encaminhamento dos adultos com vista à obtenção de uma qualificação escolar e ou profissional, nomeadamente para processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de competências adquiridas ao longo da vida (RVCC), para cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA), para formações modulares de curta duração ou, ainda, para cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).

No âmbito das celebrações do 25 de abril de 2023, a Assembleia e a Câmara Municipais da cidade desafiaram, de novo, as escolas do concelho a participarem no concurso de cartazes subordinado, nesta edição, ao tema «Memórias da Luta pela Liberdade».
Os alunos da Serafim Leite, miúdos e graúdos, arregaçaram as mangas e puseram a render a sua imaginação, tendo nascido trabalhos, nos quais estiveram envolvidos 105 alunos do Agrupamento, que, efetivamente, nos fazem viajar para 1974, o ano de grandes conquistas lusitanas, em todo o território português.
Este ano, a aluna Inês Miranda, do 10.ºB, foi agraciada com o 1.º lugar no Ensino Secundário. Oxalá continuemos a celebrar (e a viver) a liberdade no nosso país por longos tempos!

Celebrarabril

Os pátios escolares são locais de grande importância na aprendizagem fora da sala de aula: os alunos podem explorar a biodiversidade, as relações bióticas e abióticas, os fenómenos físicos e químicos e também recolher uma grande variedade de dados, sempre em ligação ao mundo natural.

O projeto de investigação «Poeiras nos pátios escolares» foi desenvolvido pelos alunos do 3.ºA da Escola Básica do Parque, em colaboração com a investigadora Carla Candeias, do Departamento de Geociências e da unidade de Geobiociências, Geoengenharias e Geotecnologias da Universidade de Aveiro.

Na Semana da Terra, a turma do 10.? B de Artes Visuais teve a oportunidade de realizar pinturas em algumas das sarjetas da escola, sendo que, por detrás desse ato, houve sempre uma mensagem importantíssima que queríamos passar: devemos ser cuidadosos com o lixo que pode ser escoado através das sarjetas e, posteriormente, acabar por poluir o mar. 

Os nossos trabalhos, em geral, foram realizados no período da manhã de um só dia (21 de abril) e contaram com alguns obstáculos, como, por exemplo, a previsão de chuva. Para a maioria, houve uma novidade: trabalhar com tinta em superfícies tão diferentes e irregulares, porém, com a ajuda uns dos outros e também da nossa professora de Desenho A, Sónia Araújo, conseguimos superar essas dificuldades com sucesso e finalizar as nossas pinturas, tornando, assim, a nossa escola ainda mais colorida.

Nós, a turma do 4.ºA da Escola Básica de Fundo de Vila, fomos ao Azurara Parque Aventura, em Vila do Conde. Que grande aventura vivemos com todas as atividades programadas para nós!

Assim, muitos experimentaram, pela primeira vez, o Slide, o Air Bungee e as Torres Multi-Aventura e foi tão, mas tão emocionante! Toda aquela adrenalina… FANTÁSTICO!

Vivemos, também, momentos de suspense com a caça ao tesouro e que bem soube partilhar os nossos lanches.

Que dia memorável carregado de emoção, alegria e camaradagem!

Para celebrar este dia, os alunos do 3.º B, de Fundo de Vila, desenvolveram diversas atividades como a visualização do filme “João Ambiente”, um plugging pela escola e brincadeiras ao ar livre.

Este dia teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para a importância da preservação do meio ambiente, criando uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta, porque…

“Proteger o Meio Ambiente, hoje, é garantir recursos para as gerações futuras“.

 
 
 

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