Sabe tão bem acompanhar o crescimento das nossas crianças e jovens e, apesar do aperto de os vermos partir rumo ao Ensino Superior, o orgulho que sentimos por esta proeza alcançada supera a saudade sentida! É, ainda, mais grata a sensação de reconhecermos, mutuamente, que contribuímos para o seu sucesso e que estivemos, ali, durante anos a fio, a apoiá-los em tudo o que foi necessário.

Um desejo de há vários anos, finalmente, foi concretizado neste início de ano letivo. Depois de uma intervenção que durou cerca de um ano, a escola sede do Agrupamento pode, agora, contar com espaços desportivos exteriores completamente requalificados que serão, em breve, inaugurados e que contribuirão, com certeza, para a felicidade de todos os alunos que, doravante, frequentarão o AESL

 

«Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.»
Antoine de Saint-Exupery

É com um vasto entusiasmo recheado de determinação que damos início a mais um ano letivo, no nosso Agrupamento! Um novo ciclo tem, agora, início, repleto de mudanças e de oportunidades para aprender, ensinar, crescer, conhecer e sonhar. 
Após o merecido descanso e lazer, é chegada a hora de abraçarmos, em conjunto, novos desafios, almejando, igualmente novas conquistas. Neste ano letivo, o nosso compromisso continua a ser o de proporcionar, a todos e todas, como é apanágio do AESL, um ambiente acolhedor, inclusivo, inovador e coeso, no qual cada um, à sua maneira, se sinta bem e trabalhe em prol das suas missões e ambições, explorando o que cada um tem para oferecer aos outros e a si mesmo.
Nunca se esqueçam de que cada um de vós faz parte dessa jornada, na Casa Serafim Leite, e que, juntos, poderemos construir um mundo, intra e extramuros, cada vez melhor.
Inspiremo-nos mutuamente, respeitemos as diferenças, cultivemos os mais profícuos valores e aprendamos em conjunto! Só assim tudo valerá a pena!

A equipa do «Agora Nós» deseja, assim, a todos, um excelente ano letivo! Que este seja, mais uma vez, um período de crescimento pessoal, académico e profissional! Por isso, transformemos este novo ano letivo em mais um fantástico capítulo das nossas vidas e do nosso Agrupamento!

A nossa porta estará, sempre, aberta para vos receber, na rua Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.! Estão à espera de quê? Encham-nos de novidades!

Um bem-haja a todos e a todas! ♥

Dina Sarabando & Miguel Andrade

Primeiros Passos

Após a concretização dos trâmites iniciais subjacentes a este programa nacional, lançado pela Assembleia da República, que contou com a respetiva divulgação no Agrupamento, com a constituição da Comissão Eleitoral Escolar (na qual se destacou a deputada Beatriz Barbosa, do 11.ºA), com a inscrição das listas candidatas e a entrega do programa eleitoral, chegava o dia 10 de janeiro que assinalava mais uma das etapas do «Parlamento dos Jovens», um projeto já tão querido no Agrupamento e que, mais uma vez, permitiu que os nossos jovens deputados alcançassem meritórios prémios e o reconhecimento pessoal e da instituição que representam, ao nível nacional e, em breve, à escala europeia, através do projeto «Euroscola».

Apresentação das listas candidatas

Este ano, este programa foi coordenado, internamente, pelas professoras Dina Sarabando e Elsa Martins. Assim, no referido dia, após a interrupção natalícia, tiveram lugar, no Centro Multidisciplinar Interativo, as sessões de apresentação das listas candidatas e dos respetivos Projetos de Recomendação, ao encontro do tema «Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa», em ambos os ciclos de estudo.

Em primeiro lugar, foi dada a palavra aos representantes do Ensino Básico (10 listas) e, posteriormente, aos do Ensino Secundário (5 listas), na senda da mesma temática, os quais foram desvendando, em plena assembleia, as suas medidas de intervenção e a respetiva fundamentação, tendo por base as necessidades sentidas no mundo da Educação, isto é, o seu próprio mundo. Esta não é, como o revelaram, uma tarefa fácil, mas os alunos da Serafim sabem elevar a sua voz, mostrar as suas preocupações e lutar por uma Escola melhor. Por isso, mais uma vez, os ilustres deputados, miúdos e graúdos, mostraram que, devido ao seu caráter interventivo, estariam à altura do desafio.

A Assembleia Municipal Jovem é um jovem projeto, mas que conta, já, com seis edições. Esta é, sem dúvida, uma iniciativa pioneira no concelho que, todos os anos, tem sabido receber, ao encontro das temáticas, as ideias das crianças e dos jovens das escolas sanjoanenses,do 4.º ao 12.º anos de escolaridade, com vista à promoção do seu papel cívico e à intervenção social, procurando desenvolver, deste modo, igualmente, o gosto pela (participação) política.

Assim, após o cumprimento de todas as etapas, ao nível interno, e das três sessões efetuadas, ao longo do ano letivo, todos os envolvidos, deputados e coordenadores, usufruíram, mais uma vez, de uma viagem de dois dias com destino a Lisboa, Peniche e Leiria, a qual decorreu nos dias 04 e 05 de julho, contando, igualmente, com a presença de elementos representativos da Câmara e da Assembleia Municipais.

* 1.º dia

O dia começou bem cedo com os corações a fervilharem de entusiasmo, sobretudo, os daqueles que, pela primeira vez, empreendiam esta façanha. A comitiva do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite era constituída pelos seguintes elementos: Dinis Pinho (4.º A da EB do Parque), Gabriel Ribeiro (4.ºB da EB de Fundo de Vila), Benedita Pereira (5.º B), Daniela Castro (5.º A), Mariana Santos (6.º B), Dinis Costa (9.ºB), Leonor Silva (7.ºC), Rúben Marques (11.ºC), Cláudio Silva (12.ºB) e as professoras Dina Sarabando e Ângela Resende.

A 4.ª edição do projeto interno foi desenvolvida no decorrer do 2.º semestre, tendo a respetiva Sessão Escolar decorrido no dia 18 de abril. Mais uma vez, os alunos revelaram, durante todo o processo, um vasto entusiasmo, evidenciando-se, neste sentido, a grande adesão do 1.º ciclo.

A missão foi extremamente bem conseguida, dado que os alunos/deputados souberam analisar muito bem a temática e efetuar o devido cruzamento com as necessidades do Agrupamento, numa visão em relação ao seu futuro. Viveram-se, assim, momentos de grande convicção democrática em sintonia com um Agrupamento no qual se valoriza, sempre e cada vez mais, a “voz dos alunos”!

Assim, no referido dia, após o cumprimento de todos os trâmites anteriores, os deputados da Serafim, de ambos os ciclos de ensino, Básico e Secundário, do 1.º ciclo ao Ensino Secundário, reuniram-se, no Centro Multidisciplinar Interativo, a fim de apresentarem e debaterem as suas medidas e as das restantes listas, num total de 16 (6 do 1.º ciclo; 2 do 2.º ciclo; 3 do 3.º ciclo; 5 do Ensino Secundário).

No dia 27 de junho de 2024, no Teatro Thália, em Lisboa, o AESL fez-se representar pelo professor João Mesquita, convidado pelo IAVE e pela DGE, para dar a conhecer o trabalho desenvolvido no Agrupamento, no âmbito da Literacia Financeira.

Assim, fizeram, igualmente, parte do painel de discussão a representante da Direção Geral da Educação, Dr.ª Eulália Alexandre; a representante da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, Dr.ª Inês Drumond; o representante da NOVA SBE, Dr. Miguel Ferreira; e o representante da Comissão Europeia em Portugal, Dr. Carlos Pires.

As intervenções dos convidados foram precedidas da sessão de apresentação dos resultados do PISA (Programme for International Student Assessment) 2022, levada a cabo pela Dr.ª Anabela Serrão, representante do IAVE.

Nos pretéritos dias 27 e 28 de maio, teve lugar a ansiada Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário, tendo alcançado o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, mais uma vez, o direito de representar, como tantas vezes, orgulhosamente, já sucedeu, o Círculo Eleitoral de Aveiro.

Esta missão parlamentar foi assumida, com responsabilidade e mérito, por uma comitiva de excelência: os deputados Rúben Marques (11.ºC) e Cláudio Silva (12.º B), assim como a repórter Lara Oliveira (12.ºA), acompanhados pela coordenadora do projeto, Dina Sarabando, não esquecendo, também, o facto de a comitiva se estender ao programa «Euroscola», contando, desta feita, com a deputada Beatriz Barbosa (11.ºA), sendo o outro representante comum a ambas as iniciativas, Rúben Marques.

As diferentes delegações do Continente, das Regiões Autónomas, da Europa e Fora da Europa (S. Tomé e Príncipe) chegaram à Casa da Democracia, por volta da hora do almoço, a fim de se dar início aos trabalhos respeitantes ao primeiro dia parlamentar. Os deputados do AESL foram incluídos na 1.ª Comissão (sala 1), juntamente com os círculos dos Açores, Coimbra, Europa, Évora, Guarda, Porto e Santarém, tendo a mesma sido presidida pelos representantes do CHEGA, Daniel Teixeira, e do PSD, Eva Brás Pinho, e assessorada por Maria João Godinho. O restante grupo do Círculo Eleitoral de Aveiro posicionou-se, antes, na 2.ª comissão (sala 2).

Após as devidas saudações, as apresentações e os devidos esclarecimentos, foram debatidos, na generalidade e na especialidade, os Projetos de Recomendação, tendo os deputados serafinenses refutado, de forma séria e responsável, as medidas dos projetos da respetiva comissão, assim como defenderam outras que consideraram mais pertinentes, tendo em conta o tema da atual edição.

Ao mesmo tempo que decorriam os trabalhos das comissões, os jornalistas tiveram a oportunidade de empreender uma visita guiada aos recantos do Palácio de S. Bento. No mesmo período, decorriam, no Auditório “António de Almeida Santos”, as apresentações orais do programa «Euroscola», no qual participaram todos os distritos de Portugal, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, à exceção de Faro.

No dia 3 de julho, decorreu o passeio anual dos docentes do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL), promovido pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, subordinado, este ano, ao mote “À Descoberta de Tomar”.

Assim, pelas 7h30 da manhã, o autocarro rumou ao seu destino, com docentes das três escolas do AESL, cheios de entusiasmo pela perspetiva de um dia cheio de alegria, partilhas e novas aventuras culturais, históricas e gastronómicas. E assim foi! Depois de uma viagem rápida, tendo em conta as dinâmicas implementadas pela equipa organizadora, os docentes usufruíram de uma visita guiada ao Convento de Cristo e ao Castelo dos Templários.

Por outro lado, o almoço aconteceu na “Taberna Antiqua”, em ambiente medieval. De tarde, foi realizada uma visita guiada pelas ruas da cidade de Tomar (Núcleo Museológico de Tomar, Corredoura e Parque Mouchão).

A Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento foi distinguida, pela Rede de Bibliotecas Escolares, com o Prémio «Boas Práticas - Fazer em Rede», com o projeto «Unidade de Emergência de Biblioterapia».

A iniciativa «Fazer em Rede» tem como objetivo distinguir o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas escolares, valorizando a iniciativa e a criatividade, divulgando, igualmente, as boas práticas desenvolvidas, tendo em vista a sua replicação. Deste modo, a biblioteca do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite desenvolveu um projeto de promoção da leitura assente no conceito de biblioterapia. Esta iniciativa tem origem em 2018, com o projeto «Receit@r a Leitura», aprovado pela Rede de Bibliotecas Escolares, na candidatura: Biblioteca Digital.

No Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, os alunos, nos diversos projetos através dos quais podem revelar a sua voz, continuaram a lutar pela mudança na Educação. Assim, na fase final do ano letivo, os mesmos participaram em diversos eventos como o Congresso Internacional sobre Liderança e Melhoria da Educação, em que tomaram assento os alunos Daniel Pinho, Leonardo Santos e Rafael Andrade na palestra «Autonomia, Liderança e Gestão Democrática», no dia 27 de maio, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Assim, num mundo em constante mudança e sendo a Escola o lugar privilegiado de formação democrática e transformadora das sociedades, esta foi mais oportunidade em que os discentes em causa deram a conhecer a dinâmica da «Voz dos Alunos» no AESL.

Do mesmo modo, os alunos Cláudio Silva, Lara Oliveira e Leonardo Santos participaram, no dia 23 de maio, na sequência da respetiva candidatura, numa das reuniões de dirigentes da Direção-Geral da Educação, argumentando sobre o tema «O Programa de Mentoria na Voz dos Alunos», revelando, igualmente, as suas preocupações enquanto estudantes e propondo melhorias na Educação, tendo divulgado, também, o que fariam caso assumissem o cargo de Ministro da Educação.

No dia 28 de junho, decorreu a festa de encerramento do ano letivo 2023/2024 da Escola Básica de Fundo de Vila.

Devido às condições climatéricas, as crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo reuniram-se no pavilhão da Escola Secundária Serafim Leite em vez do local habitual.

O evento contou com a presença da Diretora do Agrupamento e dos restantes elementos da Direção, da Presidente do Conselho Geral, do corpo docente, dos pais, familiares e amigos, que assistiram a um espetáculo com vários momentos musicais, coreografias e circuitos de Expressão Físico-Motora.

A entrega dos diplomas marcou o encerramento desta etapa da EPE e do 1.º ciclo, celebrada com entusiasmo.

Era o dia de Santo António! Corriam todos para a biblioteca... Era um grupo de alunas e uma meia dúzia de alunos dos 5º e 6º anos que, em azáfama, preocupados, se dirigiam à biblioteca para vestirem o traje já previamente definido, para o concerto final de ano. Trajes à moda antiga, retratando os trabalhos e as profissões dos inícios do século passado!

O concerto começou com as habituais saudações feitas pela senhora Diretora e pela senhora Presidente do Conselho Geral. A Leonor do 6.ºA,muito segura de si, deu as boas-vindas. “Boa tarde, sejam bem-vindos ao nosso Concerto de Final de Ano, Portugal Colorido. Por este palco, irão passar os alunos do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, que frequentam Educação Musical, que irão mostrar que a música faz parte do nosso sangue e que o nosso país e a sua música são inconfundíveis! Portugal é mesmo muito variado, muito colorido, cheio de cores e sons. Interpretaremos músicas de norte a sul de Portugal, incluindo as ilhas. A nossa música tradicional é única! Para além de viajarmos pelas músicas do nosso país, apresentaremos a história do 6.ºD, incluída no livro “Histórias da Ajudaris 2023”, quando estes alunos estavam no 5.º ano. A Ajudaris é uma instituição de solidariedade social já com uma longa tradição a ajudar os outros. O livro estará à venda, no finaldo nosso concerto, no átrio do auditório….E, claro, podem pedir um autógrafo aos alunos do 6.ºD”.

No Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ano após ano, os alunos (crianças, jovens e adultos) embrenham-se em múltiplas iniciativas que os encaminham rumo a uma aprendizagem que tanto os enriquece, como pessoas, estudantes e cidadãos de um mundo que se avizinha cada vez mais complexo.

Deste modo, viajemos para «Uma Aventura Literária», em que os mais pequeninos, do 4.ºA, da Escola Básica do Parque, e a Inês Amaral, do 12.º B, abraçaram um prémio nacional, nas provas de Escrita e de Desenho, respetivamente, inspirados na coleção «Uma Aventura», de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. O 4.º A alcançou, ainda, um outro prémio de escrita criativa, no concurso «Campeonato de Ciência e Escrita Criativa», a partir da experiência de medição do pH da água do Charco Pedagógico e da leitura de um livro da Coleção «Clube dos Cientistas», de Maria Francisca Macedo. Já nas «Olimpíadas da Cultura Clássica», com a mente nos mitos de Pandora, Céfalo e Prócris e, ainda, dos Titãs, os alunos Maria Silva (10.ºA), na vertente da Escrita Criativa, e os alunos Edgar Vilas-Boas, Leonardo Almeida, Cristiano Assunção e Cristiana Costa, na categoria Videoarte, obtiveram, respetivamente, o 3.º lugar e uma menção honrosa. E, na medida em que a leitura tanto engrandece os nossos pupilos, no concurso nacional «Read On», o Agrupamento bisou com os primeiros lugares obtidos, nas respetivas faixas etárias, pelos alunos Roberta Martins (12.ºA) e Tomás Sá (10.ºA), na categoria de Escrita Criativa, em torno do tema «Eu, cidadão em democracia». Por outro lado, no «Supertmatik», de Ciências Naturais, a aluna Daniela Castro (5.ºA), obteve, entre 6.624 alunos da CPLP, o 8.º lugar, destacando-se mais 9 alunos do Agrupamento que se posicionaram no TOP 50.

As crianças do Jardim de Infância do Parque tiveram mais uma saída memorável, desta vez, ao Exploratório-Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

Os meninos foram exploradores ativos, desafiados a brincar e a explorar, através da física, da ótica e da luz.

Na sala “Cria Atividade”, recorrendo à sua imaginação e criatividade, com os diferentes materiais modulares à sua disposição, construíram e reconstruíram cenários espetaculares.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL