Os pátios escolares são locais de grande importância na aprendizagem fora da sala de aula: os alunos podem explorar a biodiversidade, as relações bióticas e abióticas, os fenómenos físicos e químicos e também recolher uma grande variedade de dados, sempre em ligação ao mundo natural.

O projeto de investigação «Poeiras nos pátios escolares» foi desenvolvido pelos alunos do 3.ºA da Escola Básica do Parque, em colaboração com a investigadora Carla Candeias, do Departamento de Geociências e da unidade de Geobiociências, Geoengenharias e Geotecnologias da Universidade de Aveiro.

Primeiramente, recolhemos amostras de poeiras, contactámos com vários minerais e rochas e, depois da observação microscópica, verificou-se que as poeiras do nosso recreio têm alguma poluição, microplásticos, algumas bactérias, mas nada de alarmante. O facto de a nossa escola estar situada junto a um parque, com muitas árvores, ajuda neste processo, uma vez que as poeiras que respiramos diariamente acabam por não ser tão prejudiciais como aquelas que se respiram na maioria dos locais.

Patios

Esta atividade permitiu desenvolver com os alunos um trabalho de investigação, percorrendo as várias etapas do processo científico, desde a colocação das perguntas à comunicação dos resultados, tendo os pátios escolares como ponto central para a investigação.

Estamos sempre a aprender!


 
 
 

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