Curiosa coincidência!
Recentemente cheguei a brincar com os alunos do 10ºC, numa aula de Geometria Descritiva A, sobre esta mesma questão.
Leia o conto de Natal escrito pelo patrono Serafim Leite [aqui]
Neste Natal celebramos os valores mais tradicionais relacionados com esta quadra festiva, por isso, a nossa intervenção na rotunda foi dedicada à família, destacando esse momento único e mágico que acontece na noite de Natal quando estamos reunidos com aqueles que nos são próximos e queridos.
No dia 2 de dezembro, a escola comemorou o “Dia Mundial da Luta Contra a Sida”. Neste âmbito, a Equipa do Projeto Educação para a Saúde desenvolveu um conjunto de atividades que contou com a colaboração e participação ativa de toda a comunidade escolar.
Realizou-se no dia 30 de novembro de 2011, em local apropriado (Hotel WR), um encontro matemático onde o único ponto em agenda era “Justa homenagem à distinta colega Cristina Amorim”.
À hora marcada, não houve atrasos, lá estavam TODOS, atuais e ex, docentes de Matemática da ESSL.
As docentes de Matemática a lecionar o Ensino Básico, com o objetivo de motivar os seus alunos para o estudo da disciplina, propuseram a construção de uma estrela de Natal que devia ser acompanhada da biografia de um matemático e de um relatório onde constasse, de forma clara e precisa, a técnica e materiais utilizados, a aplicação/utilização da Matemática, a bibliografia e/ou netgrafia consultada, bem como, as dificuldades vivenciadas, pelo aluno, na sua realização devendo, ainda, incluir o cálculo da área e do perímetro de alguns elementos da sua estrela.
Hoje houve debate no Auditório da Serafim Leite. Talvez não tenha sido a primeira vez que se realizou um debate naquele espaço, mas este teve uma novidade. E a novidade deste debate foram os alunos. Tantas vezes dizemos que a Escola é para eles, que outras tantas nos esquecemos disso. Mas, desta vez, foram os alunos que promoveram, organizaram e debateram.
"Por bioética entenda-se, em primeiro lugar, todo um conjunto de problemas éticos, morais e jurídicos suscitados na consciência contemporânea, desde há um quarto de século, por cientistas, médicos, biólogos, etc., em consequência de uma cada vez maior penetração da tecnociência (médica e biológica) nos ecossistemas, na vida social e concreta dos homens e, nomeadamente, na relação médico-paciente.
No dia 23 de Novembro, as turmas do 10º ano de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (10ºD) e de Técnico de Informática de Gestão (10ºE), fizeram uma visita de estudo à Universidade de Aveiro (UA).
Curiosa coincidência!
Recentemente cheguei a brincar com os alunos do 10ºC, numa aula de Geometria Descritiva A, sobre esta mesma questão.
Parabéns ao “Agora Nós”, por ter criado um espaço para a Opinião.
Ter opinião na “gaveta”, não é ter opinião — é ter medo de ter opinião.
“Moderar” as opiniões é construir a Opinião; “censurar” é construir o “medo”...
A equipa do “Agora Nós”, à qual pertenço, quer construir Opinião.
A Comissão Europeia juntou-se com as maiores empresas do mundo (Apple, Facebook e Google) na quinta-feira dia 30 de Novembro no sentido de congregarem esforços para melhorar a proteção das crianças online.
1. A filosofia é difícil.
É falso que se fale da filosofia como uma disciplina difícil. Ela é tão difícil quanto outra disciplina qualquer. Há, certamente, disciplinas mais difíceis e outras mais fáceis. A dificuldade não ocupa um lugar de destaque mais na filosofia do que na física, biologia ou na matemática.