(Fotos e reportagem da SIC em "Continuar".)

Realizou-se, no dia 27 de janeiro, no auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, uma sessão de contacto via rádio, com a Estação Espacial Internacional, enquadrada no projeto "Earth from Space” tutelado pela Rede de Emissores Portugueses (REP-ARISS).


Com o auditório completamente cheio e perante a insaciável curiosidade de crianças e jovens presentes, oriundos de todas as escolas do Agrupamento e de todos os ciclos de ensino, dezassete alunos, uns mais nervosos, outros mais à vontade, tiveram oportunidade de se dirigir ao palco, para fazer as suas perguntas aos astronautas. Logo de seguida, recebiam a resposta enviada, em direto, pelo astronauta italiano Luca Parmitano, comandante da expedição número 61 da estação espacial, que iniciou o contacto com uma saudação aos presentes: Daqui Estação Espacial Internacional. Bem vindos a bordo!
De notar que as perguntas e respostas apenas puderam decorrer num intervalo de nove minutos, tempo em que Portugal e a Estação Espacial podem estar em sintonia via rádio, dadas as caraterísticas da sua órbita. Mesmo com essa limitação temporal, as perguntas versaram temas tão diversos como a vida a bordo, tarefas do quotidiano, relação com os familiares que ficaram na Terra, problemas de saúde decorrentes da longa permanência a bordo, temas de investigação, experiências em curso e alguns outros.
A organização desta sessão implicou um longo e minucioso trabalho de preparação, planeado desde o início do ano letivo e iniciado em finais de novembro, que passou pela seleção dos alunos e das perguntas e envolveu diretores de turma, professores de inglês e outros professores e pela realização de duas sessões preparatórias com todos os participantes.
O projeto foi coordenado pelo professor Marco Vasconcelos, com a colaboração de professores de várias áreas, Pedro Gual, José Paulo Sá, Celeste Cerqueira, Arménio Amaral e Eduardo Ramalhadeiro. A estação rádio esteve a cargo do operador Luís Califórnia da REP-ARISS. Esteve igualmente presente na sessão o presidente da REP, Carlos Nora.
O melhor balanço que se pode fazer desta atividade pôde ler-se nos olhos das crianças, encantadas com esta possibilidade de contactarem com seres humanos viajando a 410 quilómetros de distância de nós e preocupados com os problemas de um planeta que é azul visto do espaço, mas que nem sempre o é para quem nele habita. Só por isso, valeu a pena.

Gabinete de Comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

 

Para veres todas as fotos, clica em:

Earth from space. Contacto.

 

Reportagem da SIC

 

 

AN earth final

 

AN earth final1

 

 


Blogue da Biblioteca Escolar

Memórias da Serafim

  • Os passeios da escola.

    Oct 4, 2020

    Os passeios da escola. Desde o início a escola praticou os passeios. Mais ou menos educativos, mais ou menos lúdicos, a escola sempre saiu dos seus muros. Aqui ficam três registos. Na foto em destaque em passeio a Montalegre, 29 de junho de 2003,[…]

    Read more...
  • Os finalistas de 1972/73

    Sep 23, 2020

    Os finalistas de 1972/73

    Read more...
  • Os livros de finalistas

    Sep 22, 2020

    Os livros de finalistas Estas publicações anuais eram excelentes registos para memória futura das realizações culturais levadas a cabo e, ao mesmo tempo, indeléveis assentamentos dos nomes e faces das gerações que passavam pela escola. No exemplar que agora se digitaliza, cuja oferta muito[…]

    Read more...
  • Os deveres do aluno

    Sep 14, 2020

    Os deveres do aluno No tempo do Estado Novo os deveres do alunos eram bem divulgados. Da ficha dos alunos constava a lista que se mostra. Atuais, ou não, eis um registo numa caderneta de um aluno que se extraiu do excente facebook dos[…]

    Read more...
  • As Fichas

    Sep 14, 2020

    As Fichas De uma escola se espera recolha de dados permanente. Em outras eras as coisas eram mais românticas, mais palpáveis. Hoje as fichas foram substituídas por tabelas exel, mais completas mas também mais assépticas. Aqui ficam dois exemplos, devidamente ocultados, porque[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 35 visitantes e 0 membros em linha