Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, uma delegação composta por seis alunos e dois docentes do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, participou, na região de Clermont-ferrand, França, numa ação do projeto de mobilidade ERASMUS+ Knowing Sports, Outdoor Activities and Tradition, cuja coordenação internacional está a cargo do AESL. Esta ação decorreu na Institution Sévigné St-Louis, em Issoire e foi acompanhada pelos professores Augusto Almeida e Filipe Rosário.


Estão envolvidos seis países (Croácia, França, Grécia, Macedónia do Norte, Portugal e Turquia) que procuram partilhar conhecimentos, habilidades e experiências relativas a Desportos, Atividades ao ar livre e jogos e danças tradicionais entre os professores e os alunos dos países envolvidos. Procura-se, ainda, responder às preocupações relativas à maneira como vivemos e trabalhamos e à forma como, em consequência dos avanços tecnológicos, termos criado hábitos que não existiam, e que se traduzem em estilos de vida cada vez menos saudáveis e mais sedentários, sobretudo por parte dos jovens.
Este projeto está organizado em três vetores complementares: desporto, atividades ao ar livre e património cultural - jogos e danças tradicionais.


“Uma semana inacreditável”


Após um dia de viagens e de instalação nas famílias de acolhimento, “iniciou-se uma aventura que nunca mais iremos esquecer”, como a descreveu o aluno Pedro Aguiar. Seguiu-se o primeiro dia com atividades de receção oficial e de conhecimento mútuo. Rui Lima destacou “uma visita à câmara municipal de Issoire, para conhecer o presidente, que nos apresentou a cidade, dando-nos uma perspetiva económica e social da região”. Nos dias seguintes, os alunos contactaram com variadas realidades desportivas, nomeadamente com a ginástica e o ténis de mesa. Visitaram, ainda, “o famoso estádio da cidade, o Michelin stadium de Clermont Ferrand, e o respetivo museu”, atividades destacadas pelo Pedro Margalho. Sucederam-se experiências com uma corrida de orientação e o biatlo, explicado pelo Tomás Toscano, como “um desporto composto por tiro ao alvo e ski de fundo, mas, dada a falta de neve tivemos que correr, em vez de esquiar”. Também a Joana Oliveira lamenta essa falta de neve no dia seguinte, “em vez de irmos esquiar, tivemos a oportunidade de experimentar patinagem no gelo.” Quase a terminar, havia que apresentar um trabalho que “foi sujeito à adição de novos conhecimentos aprendidos na nossa inesquecível semana em França” conforme explicou Isac Gomes, destacando “uma fantástica palestra de um treinador francês de basquete, que não se focou só no desporto do seu coração e fez uma palestra bastante apelativa. Após a palestra, estava chegada a hora da despedida da escola e de alguns amigos. Saímos com um sentimento de tristeza, mas também de concretização de uma semana inacreditável”.

Gabinete de Comunicação do AESL

Para veres todas as fotos deste "aventura francesa", clica em:

Erasmus+ Mobilidade em França

 

AN frança

 

AN frança1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL