O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi mais uma vez assinalado no nosso Agrupamento, entre os dias 2 e 11 de dezembro, com a participação dos alunos em várias atividades, dinamizadas pelo Grupo de Educação Especial em articulação com as Educadoras, os Professores do primeiro ciclo e com os Diretores de Turma dos segundo e terceiro ciclos de ensino.


Na Educação Pré-escolar e no 1º ciclo, as atividades levadas a cabo tiveram como principal objetivo sensibilizar as crianças para o tema, levando-as a refletir sobre as capacidades, a igualdade e os direitos das pessoas com deficiência, bem como sobre o valor da Amizade e das atitudes de Aceitação e Respeito pela Diferença como forma de promover a inclusão social.
Foram visualizados e explorados os vídeos Ouriço cacheiro, Igualdade e Amor e Amar pelos Dois, o último com uma apresentação em Símbolos Pictográficos de Comunicação (SPC), com o objetivo de dar a conhecer um sistema de comunicação alternativo para pessoas que necessitam de uma linguagem alternativa como meio de comunicação.
As dinâmicas de grupo e os trabalhos gráficos realizados, foram também uma forma de cada um se expressar e de evidenciar a sua sensibilidade e criatividade.
Uma abordagem mais ampla e pluridimensional da Inclusão foi realizada nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, tendo em conta a faixa etária e a maturidade psicológica dos destinatários, através das seguintes atividades: Brainstorming, registando-se no quadro as ideias e sentimentos suscitados pelo conceito de Inclusão; visualização e exploração dos vídeos Amar pelos Dois, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, A inclusão torna o mundo mais vibrante e sopa de letras. Aludiu-se à Inclusão enquanto fenómeno quotidiano e universal, e foram exploradas as consequências psicológicas e sociais da exclusão, assim como estratégias utilizadas para colmatar as dificuldades de adaptação individual no dia a dia.
O Grupo de Educação Especial agradece a disponibilidade e colaboração prestadas por todos os que se envolveram e participaram nesta iniciativa.

 

Para veres as fotos das atividades e dos trabalhos, clica em:

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 

 

AN 4 A parque

 

AN 3 FV 2


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL