O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi mais uma vez assinalado no nosso Agrupamento, entre os dias 2 e 11 de dezembro, com a participação dos alunos em várias atividades, dinamizadas pelo Grupo de Educação Especial em articulação com as Educadoras, os Professores do primeiro ciclo e com os Diretores de Turma dos segundo e terceiro ciclos de ensino.


Na Educação Pré-escolar e no 1º ciclo, as atividades levadas a cabo tiveram como principal objetivo sensibilizar as crianças para o tema, levando-as a refletir sobre as capacidades, a igualdade e os direitos das pessoas com deficiência, bem como sobre o valor da Amizade e das atitudes de Aceitação e Respeito pela Diferença como forma de promover a inclusão social.
Foram visualizados e explorados os vídeos Ouriço cacheiro, Igualdade e Amor e Amar pelos Dois, o último com uma apresentação em Símbolos Pictográficos de Comunicação (SPC), com o objetivo de dar a conhecer um sistema de comunicação alternativo para pessoas que necessitam de uma linguagem alternativa como meio de comunicação.
As dinâmicas de grupo e os trabalhos gráficos realizados, foram também uma forma de cada um se expressar e de evidenciar a sua sensibilidade e criatividade.
Uma abordagem mais ampla e pluridimensional da Inclusão foi realizada nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, tendo em conta a faixa etária e a maturidade psicológica dos destinatários, através das seguintes atividades: Brainstorming, registando-se no quadro as ideias e sentimentos suscitados pelo conceito de Inclusão; visualização e exploração dos vídeos Amar pelos Dois, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, A inclusão torna o mundo mais vibrante e sopa de letras. Aludiu-se à Inclusão enquanto fenómeno quotidiano e universal, e foram exploradas as consequências psicológicas e sociais da exclusão, assim como estratégias utilizadas para colmatar as dificuldades de adaptação individual no dia a dia.
O Grupo de Educação Especial agradece a disponibilidade e colaboração prestadas por todos os que se envolveram e participaram nesta iniciativa.

 

Para veres as fotos das atividades e dos trabalhos, clica em:

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 

 

AN 4 A parque

 

AN 3 FV 2


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Manif da Leitura!

    Apr 22, 2021

    Manif da Leitura! Os cartazes para a manifestação começam a chegar. Os manifestantes escrevem as palavras de ordem! E vamos para a rua… das redes sociais!

    Read more...
  • ManiFESTA-te pela Leitura

    Apr 22, 2021

    ManiFESTA-te pela Leitura O PNL desafia todos os que amam a leitura a manifestar-se publicamente! Ao longo das últimas semanas, vários têm sido os desafios lançados. Um deles foi a divulgação dos livros favoritos, seja através de votação no facebook, seja através da[…]

    Read more...
  • O Nabo Gigante do 2B da EB1 do Parque

    Apr 19, 2021

    O Nabo Gigante do 2B da EB1 do Parque A partir da leitura do livro “O Nabo Gigante” de Aleksei Tolstoi, o 2.ºB da EB1 do Parque fez a recriação da obra, elaborou fantoches com as personagens e recontou a história. A biblioteca escolar, no âmbito do referencial aprender[…]

    Read more...
  • CNL Fase Intermunicipal

    Apr 14, 2021

    CNL Fase Intermunicipal Decorreu hoje, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, a prova escrita da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura. A organização está a cargo da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia mas, por força das restrições impostas[…]

    Read more...
  • Filipa, 2.ºB do Parque – 1.º Prémio no Concurso Poesia na Corda

    Apr 14, 2021

    Filipa, 2.ºB do Parque – 1.º Prémio no Concurso Poesia na Corda Dos 305 poemas apresentados a concurso, distribuídos pelas diferentes categorias e temáticas, a Maria Filipa, do 2.ºB da EB1 do Parque, ganhou o primeiro prémio na categoria “Poemas Pequeninos”. O poema da Filipa retrata uma árvore muito especial e revela uma[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

Por aqui...

Temos 34 visitantes e 0 membros em linha