Regressaram, no passado domingo, da Alemanha e, na segunda-feira, de Inglaterra, os vinte e cinco alunos dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, que, durante um mês, realizaram naqueles países os seus estágios profissionais (Formação em Contexto de Trabalho), enquadrados no programa Europeu Erasmus+.

Os critérios de seleção passaram pelas médias de curso, naturalmente as mais elevadas, e ainda pelo comportamento e empenho revelados ao longo dos três anos de frequência letiva na escola. Além disso, os alunos elaboraram cartas de motivação, explicando as razões que os levavam a optar pela realização a formação em contexto de trabalho no estrangeiro. Por razões óbvias, era fundamental o domínio da língua inglesa, que bem necessária se revelou ao longo do estágio.

 

 

Os alunos ficaram alojados em casas de família (alemãs e inglesas), o que lhes possibilitou um contacto mais direto com o quotidiano e o modo de vida de cada país, para além de terem tido oportunidade de conhecer as cidades em que decorreram os estágios.
Os estágios foram acompanhados por docentes do Agrupamento: seis professores juntaram-se aos os alunos em dois grupos, um na primeira e outro na ultima semana. Estes professores ainda tiveram oportunidade de realizar cinco visitas profissionais a empresas das áreas que lecionam, constituído uma forma de valorização profissional.

Uma experiência a prosseguir
Esta experiência constitui, para estes alunos, uma enorme mais valia, não apenas em termos profissionais, mas igualmente no que diz respeito ao alargamento de horizontes culturais, desenvolvimento da autonomia, aquisição de competências relacionais, domínio das línguas estrangeiras, em particular o Inglês. Para eles, foram dias inesquecíveis, porque foi a primeira vez que estiveram tanto tempo fora de casa, e nalguns casos, porque foi a primeira vez que andaram de avião. Registe-se, aqui, o papel desempenhado pelos pais que estiveram envolvidos no processo e a confiança que demonstraram, para que os seus educandos pudessem participar no projeto.
A avaliação dos alunos, feita pelas empresas formadoras, foi excelente, quer em termos de preparação técnica, quer quanto à qualidade do trabalho; também as famílias de acolhimento avaliaram de forma muito positiva a postura e a atitude dos alunos que receberam.
A candidatura do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite ao programa “Profissionais para a Europa”, um dos três em que a escola está atualmente envolvida, demonstra bem a seriedade do trabalho que ali se desenvolve a todos os níveis, e o empenho que, tanto a direção da escola, como os seus docentes e todos os agentes envolvidos, nomeadamente os pais, colocam na criação de oportunidades para o sucesso académico e profissional dos seus alunos. E para que a experiência não fique por aqui, já no mês de junho, mais 20 alunos do 11º ano de todos os cursos profissionais partirão para mobilidade na Alemanha.

Gabinete de Comunicação do AESL

 

Para ver todas as fotos, clica em:

Profissionais para a Europa - O regresso

 

an erasmus