Decorreu hoje, no auditório da fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a cerimónia de entrega de prémios da 6ª edição do concurso APSS For Good, a que era concorrente a aplicação SandSpace, elaborada pelos alunos Bruno Dylan e Diogo Resende (12ºC-2019/20), trabalhando sob a orientação da professora Fátima Pais. A aplicação destina-se a monitorizar a afluência às praias, em tempo de pandemia, e já fora contemplada com o Prémio do PÚBLICO, «The People's Choice Award», na competição do @Apps for Good do Reino Unido.

Muita gente está de férias, mas aqui trabalha-se. O sol e o pó misturam-se em doses iguais na amassadura das novas oficinas. A estacaria dos alicerces está parada, recusa-se a crescer, porque há um PT no caminho.

A aluna Sofia Paiva, que integrou a representação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite à Assembleia Municipal Jovem, é a protagonista do vídeo promocional do chapéu de feltro de S. João da Madeira, concorrente às "7 maravilhas da cultura popular", a que o nossa autarquia decidiu aderir.
"A cabeça não se fez só para usar chapéu!" A Sofia Paiva(@sofiagpaiva), da Assembleia Municipal Jovem S. João da Madeira (@assembleiamunicipaljovemsjm), explica o porquê! (Em "continuar")

A turma B do 12º ano desenvolveu, son orientação da professora de Português, Dina Sarabando, o projeto "Visão da poesia nacional - Caligramas". Cada aluno escolheu um poeta e um poema e trabalhou-o graficamante, aplicando a técnica do caligrama, um texto cuja disposição gráfica pretende formar uma imagem que se relaciona com o conteúdo do texto. Do trabalho desenvolvido resultaram as obras de arte que se podem apreciar em "continuar".

 

Durante o estudo da poesia de Cesário Verde e de Antero de Quental, os alunos das turmas A, B e C do 11º ano desenvolveram, sob orientação da docente de Português, Dina Sarabando, diversos trabalhos de “poesia visual”, combinando a palavra dos poemas, com a criação de uma imagem interpretativa. Para apreciar o resultado da criatividade desses alunos, clique em “continuar”.

 

“Imagina… o mundo depois da pandemia”. - Opinião
Por Maria Brito (10ºB)


O covid-19, ou coronavírus como gostamos mais de lhe chamar, não veio facilitar a nossa vida. Bem pelo contrário, veio mudá-la por completo. A partir do momento em que a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou o estado de pandemia mundial, as nossas rotinas diárias alteraram-se drasticamente.

 

A EBS Dr. Serafim Leite foi, mais uma vez, vencedora de um concurso nacional na área da criatividade: o “Applica-te”. Este concurso tem como tema genérico o “Desenvolvimento Sustentável” e é promovido pela Universidade Nova de Lisboa. Assim, três alunos de diferentes áreas de estudos, Afonso Castro (Ciências socioeconómicas), Diogo Cruz (Ciências e tecnologias) e Pedro Margalho (Artes visuais) uniram esforços e conhecimentos para criar a APSS “Beach clean party”, uma aplicação que funciona como um jogo, em que as pessoas organizam um grupo, criam um evento, marcando uma data e um local, tendo como objetivo o de limpar as praias. No fim de cada evento, será contabilizado todo o lixo recolhido. Deste modo, pretende-se consciencializar as pessoas e também incentivá-las a combater a poluição.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite concorre com três aplicações ao ENCONTRO REGIONAL NORTE do concurso APSS for Good. São elas 

- Keep Sustainable (João, Pedro e Vasco - 12º C)

- SandSpace (Bruno e Resende - 12º C)

- Beach Clean Party (Joana e Diogo (12º Ciencias e tecnologias), Pedro e Dias (12º Artes) e Afonso (12º economia).

Para votar, clique em "continuar"

A turma 5ºA concluiu  o trabalho resultante do  Domínio de Autonomia Curricular (DAC). A turma escolheu o tema “Todos diferentes, todos iguais”, apresentando várias situações que nos tornam diferentes uns dos outros, mas que não nos podem separar, enquanto seres humanos. Para veres o resultado do nosso trabalho, clica em “continuar”.

 

A poluição é algo quer se tem vindo a agravar e tem estado cada vez mais presente no nosso dia a dia, já que, muitas pessoas, na maioria adultos, desvalorizam este assunto. Por isso, este tema é discutido mundialmente, na esperança de termos um mundo melhor. Foi também essa a razão que levou os alunos do 7º A a desenvolverem o trabalho que poderão ver em “continuar”.

 

No presente ano letivo, no âmbito do projeto de Domínio de Autonomia Curricular, com o tema geral de "Terra", a turma do 8.º B optou por desmultiplicar o termo em três das suas valências: a terra como localidade, Terra enquanto planeta e Terra enquanto astro sideral.

 

 
 
 

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