Muita gente está de férias, mas aqui trabalha-se. O sol e o pó misturam-se em doses iguais na amassadura das novas oficinas. A estacaria dos alicerces está parada, recusa-se a crescer, porque há um PT no caminho.

 

Um PT é um Posto de Transformação, de onde sai a energia elétrica que abastece toda a escola. O PT atual está dentro de uma secção das oficinas, ex-sala 30,  que é necessário demolir, para que a ala poente do novo edifício possa ficar completa. Já existe um alojamento para o novo PT, mas agora é preciso colocar e ligar as novas cablagens, para que a escola e a obra não fiquem sem energia. O responsável pela obra diz que está para breve.
Por causa desse impedimento, os operários vão trabalhando nas velhas oficinas: coloca-se o desejado isolamento térmico em esferovite e, no meio de uma floresta de estacas e cofragens, liga-se o primeiro bloco das oficinas ao segundo, precisamente no local onde existia o célebre "corredor das inundações".
Junto às estacas das fundações, uma enorme betoneira, modelo caldeirão de Asterix, espera que o PT saia dali, para recomeçar a bombar a poção mágica que fará crescer os alicerces. Já não começará este mês, porque agosto é já amanhã. E o 15 de outubro de 2021 também já esteve mais longe…

 

a5 IMG 1175

 

a1 IMG 1156

 

a7 IMG 1163

a2 IMG 1167

 

a3 IMG 1171

 

a4 IMG 1174

Em cima, o velho PT, que está a paralisar a obra; em baixo o alojamento do novo PT.

a6 IMG 1227

 

 

 


31 de julho de 2020
Celestino Pinheiro


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL