Muita gente está de férias, mas aqui trabalha-se. O sol e o pó misturam-se em doses iguais na amassadura das novas oficinas. A estacaria dos alicerces está parada, recusa-se a crescer, porque há um PT no caminho.
Um PT é um Posto de Transformação, de onde sai a energia elétrica que abastece toda a escola. O PT atual está dentro de uma secção das oficinas, ex-sala 30, que é necessário demolir, para que a ala poente do novo edifício possa ficar completa. Já existe um alojamento para o novo PT, mas agora é preciso colocar e ligar as novas cablagens, para que a escola e a obra não fiquem sem energia. O responsável pela obra diz que está para breve.
Por causa desse impedimento, os operários vão trabalhando nas velhas oficinas: coloca-se o desejado isolamento térmico em esferovite e, no meio de uma floresta de estacas e cofragens, liga-se o primeiro bloco das oficinas ao segundo, precisamente no local onde existia o célebre "corredor das inundações".
Junto às estacas das fundações, uma enorme betoneira, modelo caldeirão de Asterix, espera que o PT saia dali, para recomeçar a bombar a poção mágica que fará crescer os alicerces. Já não começará este mês, porque agosto é já amanhã. E o 15 de outubro de 2021 também já esteve mais longe…
Em cima, o velho PT, que está a paralisar a obra; em baixo o alojamento do novo PT.
31 de julho de 2020
Celestino Pinheiro