Os alunos do 4.ºA, da Escola Básica do Parque, foram desafiados a escrever ao Pai Natal. Esta foi mais uma atividade que pretendeu incentivar a expressão escrita e a criatividade das crianças, beneficiando, também, o estímulo que o espírito natalício proporciona e que ajuda a manter o sonho de Natal bem vivo.

No dia onze de dezembro de 2023, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite assinalou o "Dia Internacional dos Direitos Humanos". As atividades foram dinamizadas pelo docente Rui Queirós e os seus alunos, da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, em parceria com o grupo Ubuntu e a responsável pela Escola Amiga dos Direitos Humanos (EADH), professora Cláudia Proença.

Comemoração do Dia Mundial de Combate

ao

Bullying

 

BULLYING? Porquê?

Um flagelo transversal na atualidade, SEM SENTIDO!!!!!

 

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No passado dia 3 de novembro, o AESL organizou a entrega dos diplomas para todos os alunos do 12.° ano, do ano letivo 2022/2023.

As professoras organizadoras do evento, Sónia Araújo e Celeste Cerqueira, pediram a colaboração das suas turmas de Artes e de Audiovisuais para tornarem este evento possível.

Nos dias 9 e 10 de novembro, as salas do jardim de infância da Escola Básica de Fundo de Vila promoveram uma dinâmica deliciosa, a “Feira Outonal”.

 

Adultos e crianças puseram mãos na massa e confecionaram algumas iguarias, como compotas, geleias e marmelada.

O evento contou com uma expressiva participação dos Pais/Encarregados de Educação, que tornaram a bancada mais diversificada, colorida e rica.

Existem milhares de pessoas que manipulam imagens e mensagens que, posteriormente, são partilhadas pelos Media, através de revistas ou sites, o que constitui um grande problema para, especialmente, figuras públicas, podendo arruinar vidas e carreiras.

Se eu tivesse um lápis mágico, eu desenhava um mundo onde as pessoas se amassem, um mundo onde não houvesse violência, racismo e guerra, um mundo onde só existisse amor.

Desenhava os melhores pais para as crianças abandonadas e um planeta melhor. Construía hospitais para as pessoas doentes. Dava acesso a água potável para todos os países do Mundo e ajudaria o planeta a respirar melhor.

Um mundo onde os meninos pudessem exprimir a sua opinião, onde pudessem ir à escola, um mundo onde os direitos de todas as crianças fossem respeitados.

Seria, certamente, um mundo feliz!

Lorena Silva Lopes(3.º B)_EB do Parque 

No dia 5 de dezembro, os alunos das turmas do 4.º ano, da Escola Básica do Parque, e os do 4.º A, da Escola Básica de Fundo de Vila, foram à Biblioteca Municipal participar na Hora do Conto em Mandarim.

Introdução

As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de estufa natural, os fenómenos climáticos extremos como as secas, as inundações e os incêndios, assim como o degelo das calotas polares e a migração forçada de seres humanos são alguns dos acontecimentos com um impacto devastador nos ecossistemas e na própria sociedade.

Portugal, assim como qualquer outro país, tem tido desafios advindos das alterações climáticas, estando o país, a título exemplificativo, exposto ao aumento do nível médio das águas do mar, à desigualdade na responsabilidade de emissão de gases entre o litoral e o interior, além de que a agricultura, a segurança alimentar e os recursos hídricos são áreas bastante afetadas.

No caso de São João da Madeira, a nossa cidade poderá sofrer alterações ao nível da temperatura e da pluviosidade, que afetarão, por seu lado, a fauna e a flora. Tais situações, na nossa opinião, poderão ser minimizadas se forem desenvolvidos planos que incluam adaptações às condições ambientais adversas, como o design de infraestruturas resistentes, o incentivo à utilização de energias renováveis, uma melhor eficiência energética nos edifícios, bem como uma melhor gestão de alguns recursos como a água, a preservação das zonas verdes e uma maior consciencialização, por parte da população, para a alteração efetiva dos seus hábitos.

São João da Madeira é uma cidade preocupada com esta problemática, daí a existência de três grandes parques na cidade, de ciclovias e de um sistema de transportes urbanos coletivos (TUS) gratuito para todos os utilizadores. Além disso, procede-se, igualmente, à recolha seletiva de biorresíduos, à redução da deposição de resíduos em aterros e ao aumento da recolha seletiva e da reciclagem. Podemos, ainda, aplaudir a ação camarária no que respeita à distribuição de garrafas reutilizáveis, por todos os alunos das escolas públicas e privadas do concelho, e o combate à poluição dos odores e são estas preocupações que têm gerado projetos e medidas capazes de colmatar alguns dos problemas ambientais.

Os agrupamentos do concelho, nomeadamente o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, têm desenvolvido atividades no sentido de alertar a comunidade escolar e a população em geral para a assunção de uma atitude reflexiva e crítica face a esta calamidade.

Neste sentido, no dia vinte e um de novembro, o AESL promoveu uma «Caminhada pelo Clima» com início na escola sede até ao Jardim Municipal, que contou com a participação de todos os alunos de todos os níveis de ensino, professores, auxiliares de ação educativa e membros da Câmara Municipal de São João da Madeira. Esta caminhada teve como objetivo sensibilizar a população, sobretudo através dos cartazes da autoria de cada turma, acerca da problemática ambiental e da necessidade da mudança de hábitos. Os alunos revelaram muito sentido de responsabilidade, união, cooperação e envolvimento numa caminhada que faz todo o sentido, uma vez que é o seu futuro e o do planeta Terra que correm um sério risco de vida.

No dia 14 de dezembro, a turma do 3.º A, da Escola Básica de Fundo de Vila, foi assistir, na Casa da Criatividade, ao musical “A Bela Adormecida”, uma narrativa que teve origem na tradição popular cujo enredo segue o destino de uma jovem princesa que é amaldiçoada logo após o seu nascimento.

 
 
 

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