A comemoração do cinquentenário da efeméride que marca o início da Democracia no nosso país não passou despercebida no AESL. Vários foram as atividades levadas a cabo, desde exposições, física e virtual, de cartazes alusivos ao 25 de abril, a um Mini-Museu dos Livros Censurados, a vídeos e produções sonoras do projeto «Conta-me o 25 de abril», até à realização de um quiz alusivo ao acontecimento histórico, aos heróis e a curiosidades inerentes ao 25 de abril de 1974, sob a alçada dos professores de diferentes departamentos.
No decorrer do mês de abril, os Coordenadores d’ «A Voz dos Alunos», da «EADH» e do PNA» traçaram um plano, a fim de os alunos conhecerem factos relativos à Revolução dos Cravos, havendo, igualmente, lugar para a sua opinião, a partir de painéis colocados à sua disposição e da inauguração do mural interativo da Liberdade.
Já no dia 20 de abril, numa data pouco usual, o Desfile de Carnaval do município de S. João da Madeira saiu à rua, tendo revelado a comunidade escolar do AESL, através da sua arte, factos inerentes ao valor da LIBERDADE, na véspera do 50.º aniversário da Revolução dos Cravos. Os enfeites de Carnaval foram idealizados e concebidos tendo presentes, igualmente, os valores da promoção da qualidade ambiental, uma vez que a maior parte dos adereços e indumentárias renasceram de cartões e manuais escolares em fim de vida bem como de sacos de serapilheira.
No próprio dia da Abrilada, a partir do desafio lançado às escolas sanjoanenses, por parte da Câmara e da Assembleia Municipais, um grupo de alunos do AESL, do 1.º ciclo ao Ensino Secundário, encenou, no Bairro do Poder Local, sob o olhar atento de Salgueiro Maia, o sketch «Entre Cravos e Solas», num hino à Revolução dos Cravos e à Greve dos Sapateiros de 1943, no qual não faltaram o teatro, a música, o discurso político e a poesia, em forma de intervenção, tal como o fizeram, há 50 anos, os heróis de Abril.
Numa espécie de réplica, mas com variantes, o mesmo evento foi apresentado à comunidade escolar, no coração do AESL, no dia 26 de abril, associado a mais atividades, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar toda a comunidade escolar para a importância da Revolução dos Cravos e do valor da Liberdade: Manifestação de Abril (que contou com a música «E, depois do Adeus», entoada pela aluna Rita Almeida, do 10.ºA); Floristas do 25 de abril, com a célebre distribuição de cravos com mensagens poéticas referentes à efeméride; 50 Zecas, em que todos os presentes, num momento de karaoke, entoaram a música «Grândola, Vila Morena, de Zeca Afonso.
Através da panóplia de atividades levadas a cabo no AESL, acreditamos, piamente, que os nossos alunos, imbuídos neste espírito de Liberdade e conscientes deste momento histórico do nosso país, nunca mais esquecerão a importância do dia 25 de abril de 1974, a famosa revolução sem sangue da qual nasceu a LUZ para o nosso país.