No passado dia 23 de abril, os alunos das turmas B e C, do 9.º ano, da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, resolveram celebrar o Dia de São Jorge, seguindo a tradição espanhola catalã, na aula de Português. Desde 1926 que esta data foi escolhida, com base na lenda de S. Jorge e o dragão, segundo a qual os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste dia, também é prestada uma homenagem às obras de grandes escritores, como Cervantes ou Shakespeare.
A UNESCO designou Estrasburgo a capital mundial do livro em 2024, destacando que aquela cidade usa o livro “como meio para enfrentar os desafios da coesão social e das alterações climáticas”.
No nosso país celebram-se, este ano, os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, figura singular no universo das nossas letras e de todo o mundo. Assim, pretende-se, deste modo, encorajar a leitura e proteger os direitos de autor, destacando a importância dos livros, enquanto elemento de educação e de progresso dos nossos jovens.
Um livro e uma rosa – um par perfeito!