No passado dia 08 de maio, foi com grande surpresa que os deputados municipais do AESL (Dinis Pinho, Rodrigo Silva, Benedita Pereira, Daniela Castro, Leonor Silva, Maria Manuel Neves, Dinis Costa, Gabriela Castro e Rúben Marques) se deslocaram, desta vez, não à Câmara Municipal, mas à «Oliva Creative Factory», para a última sessão do ano letivo. Porém, a grande surpresa recaiu no facto de termos um convidado bem especial: Alfredo Cunha, o fotógrafo de Abril. Embora já soubéssemos que estaríamos envoltos pelas suas extraordinárias fotografias históricas, expostas no local de discussão das nossas ideias, a sua companhia surpreendeu todos os presentes.
Antes do arranque da sessão propriamente dita, escutámos as sábias palavras, recheadas de memórias, do fotógrafo convidado. De seguida, teve lugar uma verdadeira sessão de autógrafos, a partir da oferta do livro lançado, da autoria de Alfredo Cunha, a cada um dos jovens deputados.
Os elementos da Assembleia vestiram, de novo, o seu papel político, na sequência da abertura da sessão municipal, com o Período Antes da Ordem do Dia, tendo os jovens deputados colocado questões de interesse geral ao Presidente da Câmara Municipal. Assim, os nossos dignos representantes interrogaram a autarquia em relação aos seguintes assuntos:
- Falta de estacionamento na zona industrial do Orreiro (Rúben Marques).
- Falta de habitação familiar paradoxal à recente notícia da abertura, em 2025, de um Hotel Meliã (Rúben Marques).
- Falta de condições do Hospital de S. João da Madeira com uma avaliação de 3 em 5 valores (Dinis Costa).
- Parabenização pela recente ação camarária respeitante aos tratamentos fitossanitários das árvores localizadas nas avenidas de Casaldelo, da Liberdade e Dr. Renato Araújo (Maria Manuel).
- Crescimento atroz das raízes das árvores de grande porte que invadem, de forma agressiva, os passeios, degradando os mesmos e pondo em risco a segurança das pessoas (Maria Manuel).
Seguiu-se o Período da Ordem do Dia, no qual se aprovou e votou a ata da sessão transata e, posteriormente, o Dr. Jorge Sequeira transmitiu informações relativas às propostas aprovadas, na última reunião e, posteriormente e mais uma vez, os deputados serafinos expuseram as suas preocupações relacionadas com a temática em vigor:
6. Mais momentos no município que proporcionem a integração de todos, através da criação de mais campos desportivos ao ar livre, colocados em locais estratégicos da cidade, abertos ao público durante 24 horas e com limpeza semanal (Rúben Marques).
7. Possíveis futuras intervenções – programas de apoio escolar - para os alunos estrangeiros nas escolas sanjoanenses (Leonor Silva).
8. Colocação de mais mesas e bancos no Parque do rio Ul, de modo a que as famílias sanjoanenses possam usufruir deste espaço, durante mais tempo e comodidade (Gabriel Ribeiro).
9. Regras mais apertadas no que respeita ao controlo dos dejetos dos cães, nos parques e em outros locais de SJM (Benedita Pereira).
10. Automóveis abandonados que servem de dormitório e, também, de meio para atividades pouco lícitas no município (Dinis Pinho).
Após o cumprimento de todos os trâmites, os intervenientes regozijaram-se com um simpático lanche e todos partiram para o seu Agrupamento, com a certeza de mais uma missão cumprida, no atual mandato.
Mais uma vez, os nossos alunos mostraram o quão se importam com o seu município e que estão, com toda a garra, prontos a lutar por uma cidade melhor. Parabéns, mais uma vez, queridos serafinos, pela vossa voz em nome de todos!
Dina Sarabando