Concurso «Escrever é Viver» em torno da temática «Diversão e Inclusão», do Instituto de Multimédia, premeia alunas do AESL

 

1. Como surgiu a oportunidade de participares neste concurso da Escola Profissional Instituto Multimédia?

A minha professora, Dina Sarabando, na disciplina de Expressa-te, deu-nos a conhecer o concurso, uma vez que aborda a escrita criativa, e encorajou-nos a participar. Quando soube que o tema era a inclusão, senti logo vontade de escrever, porque é muito importante para mim e para a sociedade.

2. Quais eram as condições de participação?

Era necessário escrever um texto criativo — podia ser em prosa ou em poesia — que transmitisse uma mensagem de inclusão e diversidade. Tive liberdade total na forma de me expressar, o que me motivou ainda mais.

3. No que te inspiraste para escrever o teu texto?

Inspirei-me na ideia de que a escrita pode ser uma forma de unir as pessoas, de dar voz a todos, independentemente das suas diferenças. Quis mostrar que a inclusão é como um arco-íris: cada cor é diferente, mas, juntas, criam algo bonito e harmonioso.

É com grande orgulho que informamos os excelentes desempenhos de dois alunos do 3.º ciclo, na final do SuperT de Física e Química, uma competição nacional que envolveu milhares de participantes.

Assim, o Rodrigo Madeira, do 8.º B, conquistou um impressionante 16.º lugar entre 12 740 alunos de todo o país. Já o Bernardo Lopes, do 9.ºD, também se destacou, alcançando o 40.º lugar, num universo de 10 430 participantes.

Os dois alunos estão de parabéns pelo esforço, dedicação e brilhante representação da nossa escola!

No passado dia 29 de abril de 2025, seis alunos da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, acompanhados pela professora Dina Sarabando, marcaram presença na 12.ª edição da Cimeira das Democracias, promovida no âmbito do “Open Day”, do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Este ano, o nosso Agrupamento assumiu o papel de Escola Embaixadora da Alemanha, tendo sido representado por cinco delegados — Rúben Marques (também porta-voz do grupo), Andreia Castro, Mariana Martins, Rodrigo Vieira e Victória Cavalcante — e por uma jornalista, Ana Pereira e, nesse sentido, tiveram a honra de ser recebidos pelo Ministro Conselheiro (Assuntos Políticos) do país representante, Ludwig Blaurock.

Esta edição reuniu dezenas de escolas de todo o país, numa iniciativa que contou com a presença de estudantes, professores, diplomatas e especialistas em Ciência Política. A Cimeira proporcionou, na verdade, uma experiência relativamente ao funcionamento de uma Assembleia de Estados Democráticos, desafiando os participantes a refletir, a debater e a propor soluções concretas para um dos fenómenos mais comuns da atualidade: os movimentos migratórios, entre os possíveis desafios e oportunidades.

No dia 21 de maio, realizou-se a visita de estudo da turma do 10.º G (Cursos TGPSI e CMRPP) ao Pavilhão da Água e ao Museu do Papel Moeda. A visita foi realizada no âmbito do projeto de Literacia Financeira, "Por Tua Conta", dinamizado pela Fundação Cupertino de Miranda, no qual participou a turma, ao longo do ano letivo.

Durante a manhã, os alunos tiveram a possibilidade de realizar as experiências propostas no Pavilhão da Água e ouvir a explicação relativa à quantidade de água disponível no planeta, assim como à necessidade da sua preservação e ao funcionamento das barragens (particularmente, as eclusas) e à produção de energia hidroelétrica, entre outros aspetos.

Após o almoço, foi realizada a visita orientada ao Museu do Papel Moeda, na qual os alunos tiveram a oportunidade de apreciar uma exposição de carros antigos, de entrar no cofre, compreender a importância do dinheiro bem como a sua evolução e mecanismos de segurança.

De salientar que todos os alunos da turma participaram na visita, revelando-se interessados e participativos na realização das atividades. Os alunos foram acompanhados pela Diretora de Turma e pela professora de TIC.

Entre os dias 19 e 23 de maio, decorreu, no Jardim de Infância do Parque, a Semana da Leitura, ao longo da qual foram desenvolvidas diversas atividades. Recebemos diversos pais, familiares, docentes que vieram contar histórias às crianças.

Assistimos, igualmente, a um teatro de fantoches dinamizado por docentes. Por outro lado, as crianças apresentaram e dramatizaram lengalengas (que apresentámos, também, aos colegas do 1.º ciclo) e trava-línguas, bem como diversas histórias e adivinhas que foram, também, exploradas. Foi uma semana repleta de atividades, mas que muito encantou e alegrou as crianças.

Os alunos do 8.º ano participaram na atividade «Entre Luzes e Cores: a Magia da Robótica», uma experiência pedagógica inovadora que aliou a tecnologia à ciência, de forma prática, dinâmica e altamente motivadora. Assim, contando com a colaboração do professor Marco Vasconcelos, especializado em robótica educativa, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com robôs equipados com sensores de luz, cor e som, percebendo como é que estas máquinas reagem ao ambiente que os rodeia. A atividade decorreu de forma muito participada, despertando a curiosidade e o entusiasmo dos alunos do início ao fim.

Para além de proporcionar um contacto direto com a robótica, esta atividade teve um objetivo bem definido no plano curricular: reforçar as aprendizagens essenciais da disciplina de Físico-Química, em particular no domínio Luz, que está a ser trabalhado, neste momento, em sala de aula.

Durante a atividade, foi possível consolidar conceitos fundamentais como:

  • A luz enquanto onda eletromagnética;

  • A frequência, intensidade e energia associadas à luz;

  • A distinção entre tipos de radiação;

  • A aplicação de fenómenos como a ecolocalização, através da utilização de sensores de ultrassons.

Ao verem os conceitos científicos aplicados, de forma concreta, através do comportamento dos robôs, os alunos conseguiram estabelecer ligações claras entre a teoria e a prática, percebendo a relevância da ciência no seu quotidiano e no mundo atual. Para muitos, esta foi a primeira vez que compreenderam, verdadeiramente, como a Física e a Química estão presentes em tecnologias que utilizamos todos os dias.

A atividade pretendeu, ainda, estimular o interesse pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), cada vez mais importantes numa sociedade em constante evolução tecnológica.

Sem dúvida, esta foi uma aula diferente, na qual o conhecimento científico se fez acompanhar de entusiasmo, descoberta e muita magia tecnológica.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite voltou a marcar presença no projeto «READ ON», através das iniciativas “A minha vida aos quadradinhos” e “Escrita Criativa”. Este ano, a proposta lançada aos alunos foi a criação de trabalhos originais que refletissem o tema «Cidadania e Interculturalidade».

As turmas do 10.ºA, C e E, assim como do 11.º A, aceitaram ambos os desafios, dando corpo a diferentes abordagens e interpretações criativas sobre o papel do cidadão no contexto cívico e cultural. O resultado? Uma verdadeira celebração da liberdade de expressão e do pensamento crítico, traduzida em bandas desenhadas riquíssimas e em textos literários inovadores.

No entanto, apesar do talento de todos, o destaque recaiu em três trabalhos que foram distinguidos, ao nível nacional, na categoria “Escrita Criativa”: Leonor Barbosa (10.º E) e Diana Tavares (11.º A), que conquistaram, respetivamente, o 1.º lugar nos escalões A e B. Um feito notável que confirma o talento literário que se cultiva na Serafim Leite. Ademais, o Agrupamento recebeu, ainda, mais um prémio – uma menção honrosa – na categoria “A minha vida aos quadradinhos”, desta vez, por parte do aluno do 10.º C, Tiago Fonseca.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes por darem voz às suas ideias com tanta criatividade e profundidade. Oxalá este reconhecimento sirva de inspiração para futuras conquistas e para todos os alunos, pois basta acreditar e trabalhar!

No dia 2 de abril de 2025, os discentes das turmas do 10.º ano, do Ensino Secundário, abrangidos pelo Programa de Mentoria, usufruíram de uma nova missão: uma viagem proporcionada por quatro colegas, da Associação de Estudantes, igualmente, mentores (Gabriela Castro, Mariana Martins, Rodrigo Matos e Rúben Marques).

Esta formação dirigida aos alunos mentorandos contou com a presença e orientação da professora responsável pelo projeto, no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Dina Sarabando, numa vertente virtual, a qual, na voz dos quatro mentores, foi ao encontro de dicas essenciais para uma gestão mais eficaz da vida académica dos mentorandos, sobretudo, num ciclo de estudos que acarreta uma maior complexidade. Estas orientações pretendem ajudar os colegas a atuarem com mais segurança, confiança e com um maior repertório de estratégias de aprendizagem, facilitando, deste modo, a vida académica e social dos mesmos.

Além disso, os alunos-mentorandos aprenderam, também, a fazer uso da plataforma digital ao serviço deste programa, a qual permite a partilha de materiais pedagógicos e didáticos. Esta iniciativa está alinhada com uma medida aprovada, pelos alunos do Agrupamento, no âmbito do projeto «O Parlamento na Serafim», visando criar um acervo rico de recursos que, futuramente, continuarão a beneficiar todos os estudantes, especialmente, no Ensino Secundário.

Em suma, acreditamos que os Programas de Mentoria, que já existem noutras vertentes, no nossos estabelecimento de ensino, ganham cada vez mais força, contribuindo, de forma significativa, para o desenvolvimento académico, emocional e social dos alunos. Todas estas iniciativas promovem, sem dúvida, o apoio mútuo, seja por meio da Mentoria Interpares, em que os alunos de ciclos/anos superiores orientam os mais novos, ou pela Mentoria Intraturmas, que envolve colegas da mesma turma. Assim, aumentarão, com certeza, as oportunidades e as possibilidades de sucesso nos estudos, dado que os mentores funcionam como modelos positivos, compartilhando experiências, oferecendo conselhos e incentivando o autoconhecimento e a autodisciplina.

Por fim, é importante lembrar que todo esse trabalho e o uso da plataforma são acompanhados e supervisionados pela Coordenadora do projeto, garantindo que os benefícios do programa sejam, plenamente, alcançados.

Um trabalho que conecta investigação, arte e tecnologia, envolvendo alunos e famílias numa experiência interdisciplinar.

Os alunos do 1.ºA da Escola Básica do Parque desenvolveram um projeto multidisciplinar sobre animais, que envolveu investigação, escrita, arte e tecnologia. Após pesquisarem diferentes espécies, escreveram no computador as principais características dos animais estudados.

Com a ajuda das famílias, criaram modelos em 3D, utilizando materiais de desperdício e promovendo a criatividade e a consciência ambiental. De seguida, os grupos apresentaram à turma os seus projetos, partilhando descobertas e criações.

O projeto culminou com a criação de um jogo educativo de pares, que desafia os jogadores a combinar cada animal com sua descrição correta. O jogo, pensado, especialmente, para assinalar o Dia da Criança, promove a fixação do conhecimento, de forma lúdica, e pode ser jogado em família, tornando a aprendizagem divertida e interativa.

A atividade destacou-se pela colaboração entre a escola e a família, além do envolvimento ativo dos alunos em diversas áreas do conhecimento.

Círculo de Aprendizagem |1.ºA EB do Parque | Professora Marisela Oliveira

Durante esta semana, decorreu, mais uma vez, na Torre da Oliva, a Feira da Ciência, um
evento dedicado à promoção do conhecimento científico.
A iniciativa contou com a participação dos alunos da Escola Básica do Parque, que tiveram a
oportunidade de visitar as diferentes exposições e projetos. Este evento proporcionou, sem
dúvida, um ambiente de aprendizagem interativo e estimulante, fortalecendo o interesse pela
ciência e incentivando a criatividade dos jovens.

No dia 18 de março, teve lugar, no Centro de Artes de Águeda, a Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens», do Ensino Secundário, na qual participaram os deputados eleitos para o efeito: Rúben Marques (12.ºC), Mariana Martins (11.º A) e César Silva (11.ºB), para além da aluna Victória Cavalcante (12.ºC) que assumiu, meritoriamente, a função de Presidente da Mesa de toda a Sessão Distrital.

Na Sessão Solene de Abertura, estiveram presentes, e intervieram, o Deputado Filipe Brandão (PS), o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda (Edson Santos), a Representante da Educação do Centro (Cristina Ferreira) e a Diretora Regional do Centro do IPDJ (Catarina Durão), tendo a sessão sido assessorada por Pedro Pacheco e Elisabete Vieira, da Assembleia da República.

Após o momento protocolar, seguiu-se o período de perguntas dirigidas ao Deputado convidado, passando-se, de seguida, ao debate na generalidade que contou, numa primeira fase, com a apresentação das medidas eleitas no Agrupamento, a que se seguiu o período mais aceso, no qual os nossos deputados souberam solicitar esclarecimentos, elogiar e criticar, tendo por base os projetos das outras escolas participantes.

Os deputados serafinos conseguiram envolver-se, de forma entusiasta e empenhada, na referida sessão, em defesa das medidas que melhor serviriam o Círculo Eleitoral, na Assembleia da República, materializando-se a sua intervenção na sua posição na respetiva comissão e, sobretudo, na eleição do nosso Agrupamento, mais uma vez, para a Sessão Nacional, tendo alcançado um dos lugares meritórios. O nosso orgulho recai, igualmente, na prestação da Presidente da Mesa, a nossa Victória, que contribuiu, assim, para que o dia parlamentar se tornasse ainda mais glorioso!

Hoje, na sala de aula, decorreu a atividade "Superar Desafios: Lições para a Vida", dinamizada por uma Encarregada de Educação convidada.

Num ambiente de partilha e inspiração, a sessão destacou a importância da resiliência, da determinação e da superação de obstáculos. Foi um momento marcado por reflexões, histórias motivadoras e atividades práticas que incentivaram os alunos a identificar os seus próprios desafios e a pensar em estratégias para os enfrentar com confiança e uma atitude positiva.

Agradecemos, na senda desta iniciativa, a presença da Encarregada de Educação e a generosa partilha de saberes, que tanto enriqueceram esta atividade.

Atividade dinamizada no âmbito do Círculo de Aprendizagem:

1.º A da Escola Básica do Parque

 
 
 

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