Na nossa turma, temos dois colegas que são mentores de duas meninas provenientes de países estrangeiros. Juntamente com a Diretora de Turma, dedicámos uma aula a tentar perceber o que é ser mentor e qual a importância desta função. Os colegas mentores leram um documento, no qual constavam todas as competências que devem ter.
Quando ouvimos tudo, a Diretora de Turma pediu para pensarmos se todos poderíamos seguir as ideias de forma a sermos melhores alunos, melhores amigos, melhores colegas e, principalmente, sermos seres humanos capazes de encarar os problemas de forma mais corajosa.
Assim, tal como os mentores, passaremos a fazer a diferença na vida de alguém, a contribuir para o crescimento do colega, a fortalecer o conhecimento de nós próprios e a encontrar novos interesses. Partilharemos conhecimento, amizade, respeitando a personalidade de cada um. Devemos participar nas atividades da escola, ser empáticos, confiar nos outros e em nós próprios. Devemos ser honestos, pacientes, saber ouvir, saber comunicar, aceitar a opinião do outro.
Em suma, ser mentor não é uma tarefa fácil, pois exige algumas capacidades e competências que passam pelo esforço de sermos melhores, por sermos resilientes, por gostarmos de aprender e por estarmos disponíveis para partilhar o que sabemos.
A turma, 7.º B