De 18 a 26 de abril tivemos patente, no átrio principal da Escola Básica e Secundária dr. Serafim Leite, a exposição “Árvores Nativas de Portugal” produzida pela ABAE - Programa Eco-Escolas, em parceria com a Biodiversity4all e apoiada pelo Fundo Ambiental. Esta iniciativa esteve integrada na Semana da Terra (Projeto Educativo Municipal) e nas atividades dos Dias Abertos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.


Ao longo destes seis dias úteis, vários foram os professores, de diferentes áreas disciplinares, que aceitaram o desafio de, numa das suas aulas, levar os alunos a visitar a exposição e participar no Jogo “Olha a árvore”. Este jogo, levado a cabo individualmente ou em grupo, consistiu na resolução de uma ficha de observação da exposição, constituída por vinte questões de verdadeiro/falso, uma sobre cada uma das 20 espécies de árvores nativas da Floresta Portuguesa dadas a conhecer nos diversos roll ups.
Previamente, ainda na sala de aula, foi promovido com várias turmas o diálogo acerca deste tema, iniciando-se o mesmo pela exploração do significado da expressão “árvore autóctone/nativa de Portugal” e também pela identificação de algumas dessas espécies.
Os discentes manifestaram interesse e curiosidade durante toda a atividade, participando no diálogo em sala de aula e observando com atenção toda a informação disponibilizada em cada um dos roll ups expostos no átrio da escola. Muitos foram os alunos que tiveram as 20 respostas certas!!! Parabéns!!
No âmbito dos Dias Abertos, os alunos do primeiro ciclo das duas Escolas Básicas do Agrupamento, que vieram até à escola sede, puderam, além de visitar a exposição, divertir-se, a aprender, com a construção de puzzles (20 puzzles de tamanho A1 - 12 peças) sobre as espécies nativas da nossa Floresta. Na sala onde esta atividade foi desenvolvida estiveram também expostos os posters Eco_Código elaborados pelos alunos de 9.º ano na disciplina de Educação Visual e os visitantes foram convidados a participar, votando, na eleição daquele que vai representar a Serafim Leite no concurso promovido pela ABAE - Programa Eco-Escolas.
Obrigada a todos (Muitos!!) os que colaboraram para o sucesso de todas estas iniciativas!!

 

Para ver todas as fotos, clica em:

Exposição “Árvores Nativas de Portugal”

 

AN arvores

 

AN arvores1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL