No âmbito das celebrações do 25 de Abril de 2025, a Assembleia e a Câmara Municipais da cidade desafiaram, de novo, as escolas do concelho a participarem no concurso de cartazes subordinado, nesta edição, ao tema «25 de Abril e os (bis)avós».

Os alunos da Serafim Leite, miúdos e graúdos, arregaçaram as mangas e puseram a render a sua imaginação, tendo nascido trabalhos, nos quais estiveram envolvidos 107 alunos do Agrupamento, que, efetivamente, nos fazem viajar até 1974.

Este ano, foram diversos os prémios alcançados pelos alunos da Serafim Leite: Pedro Dantas (4.ºB_Parque, 1.º ciclo, 1.º lugar), Eric Piragauta (6.º B, 2.º ciclo, 1.º lugar), Maria Miguel Gouveia e Maria Portela (7.ºA, 3.º ciclo, 1.º lugar), Gabriela Pinto (7.ºA, 3.º ciclo, Menção Honrosa), Tomás Sá (11.ºA, Ensino Secundário, 1.º lugar) e Enzo Gomes (11.º A, Ensino Secundário, Menção Honrosa). Oxalá continuemos a celebrar (e a viver) a liberdade, no nosso país, por longos tempos!

E, como fruto da longa tradição da comemoração do grande Dia da Liberdade, no nosso Agrupamento e no nosso município, os trabalhos foram apresentados, sob a forma de reportagem videográfica, editada pelo jornal escolar «Agora Nós», e serão, igualmente, expostos, de forma física, na Biblioteca Escolar. É tão bom apreciarmos o talento das nossas crianças e jovens e, sobretudo, levá-los a refletir em torno das conquistas do povo português. Afinal, é a sua voz... a voz que reflete as memórias do passado e que as espalha no presente e no futuro.

Homenagem aos heróis de Abril de 1974

Mais um ano se passou e o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite voltou a marcar presença nas atividades do projeto “Celebrar Abril”, promovido pela Câmara e Assembleia Municipais de S. João da Madeira. Esta iniciativa, mais uma vez, procurou, de forma criativa, divulgar os ideais da Revolução dos Cravos, que este ano celebrou o seu 51.º aniversário, no Bairro do Poder Local.

A celebração, num espaço dominado pelo mural em homenagem ao capitão de Abril, Salgueiro Maia, foi um verdadeiro sucesso, repleto de momentos de poesia, política, música e teatro. Assim, os alunos do 4.º ao 12.º anos, a partir da coordenação da professora Dina Sarabando, mostraram os seus talentos em vários palcos: no púlpito, no chaimite e na rua do bairro.

Mantendo a tradição, o AESL apresentou a peça «Vozes de Abril – O Sonho da Liberdade», que fez ecoar as palavras REVOLUÇÃO, LIBERDADE, OPRESSÃO, MEMÓRIA, FUTURO e ESPERANÇA, cuja mensagem teve o seu auge com a voz hilariante da aluna Rita Almeida que entoou «Grândola, Vila Morena», um dos símbolos de Abril.

A nossa participação foi também destacada pelo discurso, no Dia da Liberdade, do representante da Assembleia Municipal Jovem, o aluno Rúben Marques, que soube, de forma exímia, transmitir a sua mensagem em torno das conquistas de Abril e o presente e futuro da nação. Ademais, a cerimónia primou, ainda, pela entrega dos prémios do concurso «Cartazes do 25 de Abril», aos sete vencedores do Agrupamento, do 1.º ciclo ao Ensino Secundário.

Um agradecimento especial a todos os envolvidos que, mais uma vez, tornaram possível esta iniciativa tão significativa para todos os portugueses e, particularmente, os sanjoanenses.

Quase encerramento do ano letivo

No dia 20 de maio, teve lugar a segunda sessão da Assembleia Geral de Alunos, que contou com os quatro representantes de todas as turmas do AESL, do 3.º ao 12.º anos (à exceção dos Cursos Profissionais, já em FCT), no Centro Multidisciplinar Interativo, a qual foi ao encontro dos seguintes pontos:

Ponto 1. Apresentação das propostas, por parte dos representantes, para o bem-estar do Agrupamento, e respetiva elucidação na voz da Diretora do AESL;

Ponto 2. Divulgação dos vencedores do concurso da Assembleia Geral de Alunos, «De Portas Abertas para a Política»;

Ponto 3: Definição, em plenário, do Dia Temático do Agrupamento, para o próximo ano letivo.

Durante a sessão, após as informações, inicialmente, veiculadas pela Diretora do Agrupamento, a professora Dina Sarabando abriu o debate que se centrou em dois polos: em primeiro lugar, as preocupações, as necessidades e os desejos dos alunos serafinos, que espelham futuras medidas a implementar, advindas das Assembleias de Turma, realizadas no 2.º semestre, as quais foram devidamente trabalhadas, antes da AGA, a partir das atas de cada uma das turmas e, numa fase posterior, a Diretora do Agrupamento foi delineando a sua possível concretização (ou não), assim como foi inteirando os alunos acerca da dinâmica da escola (uma vez que, na maior parte das vezes, os discentes desconhecem que, para determinada situação, a escola depende de outros organismos e não apenas de si própria), bem como foi evidenciando as conquistas meritórias que tiveram lugar, no atual ano letivo, como sucedeu com o Prémio Nacional de Educação. Foram muitas as sugestões, de caráter geral e específico, que serão, com certeza, apreciadas pelo órgão executivo e tidas em consideração para a melhoria do Agrupamento.

Prestes a terminar mais um ano letivo, o «Agora Nós» apresenta o novo e último desafio do «Quem é quem?». Por isso, mais quatro fotografias de pessoas com quem cada um de nós conviveu, ao longo deste ano, no AESL.

Para que a tarefa se revele mais fácil, têm um formulário à vossa disposição com a indicação de três possibilidades para cada uma das fotografias. Prontos para esta derradeira aventura?

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdF48wjQuLKZh9u4Kakt-gy4EbFoYUCWMjGdZRGiYKxE7SH_g/viewform?usp=sharing&ouid=113430703164386088630

Desafio51

Aproveitando este momento, eis os resultados do desafio anterior:

1 – Mimosa Santos (46,2% de respostas certas);

2 – Clara Alves (84,6% de respostas certas);

3 – Isabel Costa (38,5% de respostas certas);

4 – António Pinto (61,5% de respostas certas).

No próximo desafio, já em 2025’26, serão divulgadas as soluções deste novo enigma! Até breve e divirtam-se!

A escola EB/JI do Parque encheu-se de cor, alegria e espírito festivo, no seguimento da comemoração da Páscoa, a partir da criação de uma variedade de peças artísticas, incluindo coelhinhos feitos com materiais reciclados, cestos decorados com técnicas de pintura e colagem, com a finalidade de levarem amêndoas ou ovos de Páscoa ou, simplesmente, decorar a escola, de modo fabuloso e artístico.

Cada sala de alunos participou, assim, com entusiasmo, dando asas à imaginação e trabalhando valores como a partilha, a sustentabilidade e o espírito colaborativo. Por outras palavras, esta iniciativa reforçou a importância da formação integral das crianças, deixando um rasto de boas memórias, em miúdos e graúdos, nesta Páscoa de 2025.

No dia 11 de abril, a escola EB/JI do Parque, em parceria com a Associação de Pais, promoveu a Feira da Primavera, um evento que celebrou a nova estação e que envolveu toda a comunidade escolar.

A feirinha contou com uma decoração com base em cores coloridas e enfeites alusivos à época, criando, assim, um ambiente festivo e acolhedor, tal como não faltaram delícias caseiras, como bolos, biscoitos, doces tradicionais e outras iguarias, que adoçaram, com certeza, o paladar de crianças e adultos.

A Feira da Primavera é uma tradição que promove a união da comunidade e traz alegria a todos, devido ao trabalho em equipa e à convivência saudável entre todos os intervenientes.

     Os alunos da turma do 12.ºF, acompanhados pelo professor José Paulo Sá e pelo Diretor de Curso, o professor José Jesus, tiveram a oportunidade de visitar a Sanjotec, em São João da Madeira. A experiência começou com uma palestra introdutória sobre este polo de inovação e, durante a visita, exploraram três empresas de referência:

- FlyMaster, especialista em equipamentos eletrónicos para desportos aéreos, com foco na segurança e na tecnologia de ponta;

- Johnson Controls, líder em soluções para a eficiência energética e a automação predial, promovendo edifícios inteligentes e sustentáveis;

- Tech4Home, inovadora no “design” e no desenvolvimento de telecomandos para entretenimento digital, combinando a ergonomia e a tecnologia de última geração.

     Esta visita permitiu, ainda, compreender a importância da inovação e do desenvolvimento tecnológico para o crescimento das indústrias locais e globais. Uma experiência enriquecedora que inspirou os alunos a explorar novas oportunidades, no mundo da tecnologia!

No âmbito do projeto Eco-Escolas e da disciplina de Físico-Química, o nosso Agrupamento foi uma das instituições selecionadas, ao nível nacional, para receber o Roadshow "Reciclar é na Boa", promovido pela Academia Ponto Verde da Sociedade Ponto Verde.

Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar os mais jovens para a importância da reciclagem e da adoção de comportamentos sustentáveis, através de dinâmicas educativas e lúdicas. Durante a atividade, os alunos participaram, ativamente, em jogos e desafios interativos que reforçaram os seus conhecimentos sobre a separação de resíduos e a necessária proteção do ambiente.

A ação foi promovida pela professora de Físico-Química, em articulação com o projeto Eco-Escolas, e revelou-se uma excelente oportunidade para os alunos consolidarem as aprendizagens essenciais da disciplina. As iniciativas demonstraram não só o domínio dos conteúdos, como também a consciência crítica sobre o papel individual e coletivo na preservação do planeta.

É com orgulho que constatamos que os nossos alunos reconhecem a importância dos recursos naturais e sabem aplicar, na prática, medidas de cuidado e respeito pelo meio ambiente.

     No passado dia 21 de março de 2025, alguns alunos do 12.º F e de outras turmas, acompanhados pelos professores José Luís Jesus, Ângela Resende e António Pinto, realizaram uma visita de caráter técnico e cultural ao Porto de Leixões, em Matosinhos, e à Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia. Esta atividade teve como principal objetivo aprofundar os seus conhecimentos sobre a importância económica do setor portuário e o valor do património artístico português.

     Durante a manhã, os alunos exploraram o Porto de Leixões, o maior porto artificial de Portugal e um dos mais relevantes da Península Ibérica. Visitaram, deste modo, o terminal de cruzeiros, o cais comercial e tiveram contacto direto com a grua Titan, um dos ícones históricos do porto, testemunho da evolução da engenharia portuária e do transporte marítimo, ao longo das décadas.

     Ademais, ficaram a conhecer o papel fundamental que o porto desempenha na economia nacional, sendo responsável por cerca de 25% do comércio marítimo internacional português, movimentando, anualmente, mais de 18 milhões de toneladas de mercadorias. Tomaram, igualmente, consciência do seu impacto na criação de emprego e no fomento do turismo regional.

     Durante a tarde, deslocaram-se à Casa-Museu Teixeira Lopes, construída em 1895, como residência e oficina do escultor António Teixeira Lopes. Apreciaram, assim, a arquitetura oitocentista do edifício, o pátio decorado e a escadaria interior, além das valiosas coleções de esculturas em bronze, mármore e gesso.

     Esta visita constituiu uma experiência enriquecedora, permitindo-lhes reforçar os conhecimentos adquiridos em contexto escolar e desenvolver uma compreensão mais alargada sobre a articulação entre a Economia, a História e a Cultura.

     No passado dia 21 de março de 2025, alguns alunos do 12.º F e de outras turmas, acompanhados pelos professores José Luís Jesus, Ângela Resende e António Pinto, realizaram uma visita de caráter técnico e cultural ao Porto de Leixões, em Matosinhos, e à Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia. Esta atividade teve como principal objetivo aprofundar os seus conhecimentos sobre a importância económica do setor portuário e o valor do património artístico português.

     Durante a manhã, os alunos exploraram o Porto de Leixões, o maior porto artificial de Portugal e um dos mais relevantes da Península Ibérica. Visitaram, deste modo, o terminal de cruzeiros, o cais comercial e tiveram contacto direto com a grua Titan, um dos ícones históricos do porto, testemunho da evolução da engenharia portuária e do transporte marítimo, ao longo das décadas.

     Ademais, ficaram a conhecer o papel fundamental que o porto desempenha na economia nacional, sendo responsável por cerca de 25% do comércio marítimo internacional português, movimentando, anualmente, mais de 18 milhões de toneladas de mercadorias. Tomaram, igualmente, consciência do seu impacto na criação de emprego e no fomento do turismo regional.

     Durante a tarde, deslocaram-se à Casa-Museu Teixeira Lopes, construída em 1895, como residência e oficina do escultor António Teixeira Lopes. Apreciaram, assim, a arquitetura oitocentista do edifício, o pátio decorado e a escadaria interior, além das valiosas coleções de esculturas em bronze, mármore e gesso.

     Esta visita constituiu uma experiência enriquecedora, permitindo-lhes reforçar os conhecimentos adquiridos em contexto escolar e desenvolver uma compreensão mais alargada sobre a articulação entre a Economia, a História e a Cultura.

Uma experiência educativa sobre reciclagem e sustentabilidade

       No âmbito da Semana da Terra, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A., no Centro Integrado de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos de Aveiro. Esta visita de estudo, organizada pelos professores de Físico-Química e dinamizada pelo Projeto Eco-Escolas, contou com o apoio da Câmara Municipal de São João da Madeira.

     Acompanhados pela Dr.ª Filipa Rodrigues, os alunos puderam conhecer o percurso dos resíduos e compreender a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente. Para além da sensibilização ambiental, a visita permitiu, ainda, consolidar as aprendizagens essenciais da disciplina de Física e Química, proporcionando uma ligação entre a teoria e a prática.

Atividades como esta reforçam o compromisso da escola com a educação para a sustentabilidade, despertando nos alunos a consciência ecológica e incentivando ao empreendimento de hábitos responsáveis no dia a dia. Agradecemos à ERSUC pela receção e partilha de conhecimentos e a todos os envolvidos por tornarem esta experiência possível.

? Porque o futuro do planeta depende das nossas ações no presente! ????

Atividade Cross Class/Roadmap envolveu alunos do AESL

     Os alunos das turmas F (12.º) e H (10.º) participaram, no âmbito do Projeto Educativo Municipal, na atividade Cross Class/Roadmap, uma iniciativa pedagógica centrada em três pilares fundamentais para a formação de cidadãos conscientes: direitos do consumidor, sustentabilidade e literacia financeira.

     Assim, através do relatório elaborado por um dos alunos participantes, ficámos com um registo claro e estruturado da atividade, que decorreu entre as 15h30 e as 17h00, num total de 90 minutos de aprendizagens práticas e significativas. As turmas foram divididas em pequenos grupos e, acompanhadas pelos professores Clara Alves e Luís Veloso, circularam por três salas temáticas, cada uma dedicada a uma das áreas de intervenção:

* Etapa I – Direitos dos Consumidores (discussão de direitos legais, devoluções, garantias e o papel das organizações de defesa do consumidor, como a DECO);

* Etapa II – Sustentabilidade (reflexão sobre práticas diárias amigas do ambiente, desde a poupança de energia e água à aplicação dos "5 R's");

* Etapa III – Literacia Financeira (aprendizagens sobre poupança, gestão de dinheiro e planeamento financeiro responsável).

     No final da atividade, foram distinguidas as equipas com melhor desempenho e criatividade, tendo-lhes sido atribuídos brindes e entradas duplas nas piscinas municipais, um generoso contributo da Câmara Municipal de São João da Madeira, a quem agradecemos, sinceramente, pelo apoio e incentivo aos nossos jovens.

     Esta iniciativa revelou-se um verdadeiro sucesso, promovendo a troca de ideias, o espírito crítico e a responsabilidade social dos nossos alunos. Como referido no relatório da atividade, do aluno Simão Portugal, esta experiência contribuiu, de forma clara, para "preparar os jovens para os desafios do mundo atual".

#EscolaDoutorSerafimLeite #CâmaraMunicipalSJM #ROADMAP2025 #EducaçãoParaACidadania #Sustentabilidade #LiteraciaFinanceira #DireitosDoConsumidor

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL