No passado dia 27 de março, o grupo de teatro infantil, “ANIMOPARQUE”, retornou aos palcos, após 4 anos de ausência, participando, assim, no XVI Festival de Teatro de São João da Madeira. Assim, foi recuperada a peça “Quebra -Nozes”, que não chegou a estrear em 2020 e 2021, devido à pandemia.

Agora, com um novo elenco, que conta com 40 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e 9 anos, a Casa da Criatividade encheu-se para assistir a esta peça musical, orientada pela docente da Escola Básica do Parque, Ana Isabel Silva, docente de uma das turmas participantes.

Excelente participação, por parte dos alunos do AESL, na competição de Equipas, na Fase Final do CAE de Entre-Douro e Vouga, no torneio de Badminton – Desporto Escolar.

Realizou-se, no passado dia 20 de março, no Agrupamento de Escolas Manuel Laranjeira, em Espinho, a Fase Final do CAE de Entre-Douro e Vouga do torneio de badminton, no âmbito do Desporto Escolar, na competição de Equipas.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite fez-se representar por, uma equipa feminina e outra masculina. A primeira era constituída pelas alunas Ana Rita Cardoso, do 11.ºC; Gabriela Martins, do 12.ºA; Mariana Craveiro, do 11.ºB; e Carina Santos, do 10.ºB. Já a masculina pelos alunos Eduardo Almeida, do 12.ºA; Lewis Lopes, do 10.ºB; Nuno Sousa e Diogo Pinto, ambos do 11.ºD.

Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas também enquanto cidadãos do mundo global, com a aquisição de competências transversais à sua vivência numa sociedade que se quer responsável, construída sob um sentimento de pertença de todos.

No passado dia 5 de março, as turmas dos 9.º anos (A, B, C) partiram da escola sede de autocarro em direção à cidade do Porto, concretamente à Casa de Serralves/ Museu de Arte Contemporânea.

Por volta das 10h45, chegaram à entrada do museu, onde lancharam em convívio com as outras turmas. Logo em seguida, dirigiram-se para o interior do museu, onde foram bem recebidos pela guia, a Mariana, que se disponibilizou para lhes dar a conhecer o conteúdo do museu. Apresentou-lhes o mundo das Artes, como a Arquitetura, a Geometria, a Literatura e outras formas criativas.

Recentemente, decidi comprar uma pechincha no OLX. Quando me encontrei com o vendedor, parecia suspeito, um verdadeiro bico de obra. Ele tinha uma cara de caso e agia como um troca-tintas, evitando falar sobre documentos e manutenções, desviando a conversa. Tinha a matrícula na mala e algumas amolgadelas no carro. Fiz uma pausa e decidi fazer uma pesquisa sobre o carro com o VIN. Descobri que o carro tinha tido uma troca de tintas no histórico. Ao confrontá-lo, ficou nervoso. Então, decidi cancelar o negócio. Com esta situação, aprendi a nunca dar o braço a torcer em negócios de segunda mão. Rafael Almeida Costa

 

Numa tarde, estava a jogar e conheci o Bruno. Era um tipo porreiro, mas fiquei com a sensação de que era um troca-tintas, porque tanto dizia uma coisa como outra e admito que, por mais que tivesse o coração ao pé da boca, às vezes, deixava-me com os cabelos em pé, porque, quando estávamos a jogar call of duty, eu ficava com dor de cotovelo. No entanto, quando perdíamos, ele era o primeiro a dar a cara. Apesar de tudo, posso dizer que valeu a pena tê-lo conhecido e chamá-lo de amigo. Rafael Filipe Oliveira Costa e Rafael Lopes Lavoura

A pensar no lema "Construímos o Futuro" do Centro Qualifica Serafim Leite, as turmas de Educação e Formação de adultos (EFA) da nossa escola realizaram no primeiro semestre uma visita de estudo à Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção de Aveiro –Norte (ESAN), em Oliveira de Azeméis, com o intuito de conhecer as ofertas formativas e percursos alternativos que essa instituição tem para oferecer. 

Num primeiro momento, os formandos foram recebidos num anfiteatro, onde lhes foi apresentado o programa de oferta de ensino e formação tecnológica e profissional para o norte do distrito de Aveiro que a Universidade de Aveiro (UA) tem vindo a delinear e que pretende ser uma aposta no desenvolvimento sócio-cultural e reforço das potencialidades produtivas da região. O objetivo deste Programa de Formação Pós-Secundária da UA é promover a concertação de estratégias de oferta formativa entre diferentes agentes do sistema de ensino e formação, envolvendo as Escolas (Secundárias, Profissionais e Tecnológicas), os Centros de Formação, os Centros Tecnológicos e outros agentes dos sistemas de ensino, formação e inovação.

Eu quero!

Quero ser livre!

Fechado não quero estar!

Quero montanhas poder sobrevoar

E o pôr do sol contemplar.

 

Vejo flores,

Que belas são!

Devo colhê-las?

Tê-las na mão?

 

Se isso fizer,

Elas morrerão…

Prefiro deixá-las viver

E com elas crescer.

 

Posso, finalmente,

Realizar os meus sonhos!

Como é bom ter liberdade

E poder dizer a verdade!

O projeto “Juntos pelos animais”, realizado pela turma do 10.° D, consiste em adquirir bens, tais como comida, mantas e roupas que as pessoas já não usem, para dar ao abrigo de animais ANI de São João da Madeira. O objetivo do projeto é, assim, dar aos animais as melhores condições no abrigo. 

Os alunos de Artes começaram por desenhar gatos e cães para que, mais tarde, esses desenhos fossem colocados em cartazes e calendários. Posteriormente, iniciaram a divisão de tarefas. 

Queremos um MUNDO melhor…

Queremos uma SOCIEDADE mais justa…

Queremos uma FAMÍLIA mais unida …

Queremos ser NÓS mesmos …

Queremos respeitar cada PESSOA …

Queremos SER FELIZES …

Por isso, queremos que cada um respeite as regras da sociedade.

Respeitemos e ajudemos a criar laços familiares mais fortes.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore edo Dia Mundial da Água, que se celebram nos dias 21 e 22 de março, a Unidade do Ambiente da Câmara Municipal desafiou-nos a elaborar um poema a partir de um desenho realizado pelas crianças do Jardim de Infância.

Desta forma, demos continuidade ao processo criativo dos mais pequenos e criámos, a partir do seu desenho, um poema tendo por base a relação entre os elementos “árvore e água”. Foi muito divertido brincar com as palavras, refletir sobre elas e criar o nosso primeiro poema ilustrado.

No âmbito do projeto DAC, a turma do 11.ºE do Curso Profissional de Mecatrónica deslocou-se, no dia 26 de fevereiro, à Escola Básica de Fundo de Vila, com uma ideia em mente: proceder a uma demonstração relacionada com a sua área de estudos.

A atividade, que foi dirigida aos alunos do Ensino Básico do 1.º ciclo (1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos), permitiu que as crianças interagissem e explorassem os diferentes instrumentos e ferramentas, o que fez com que ficassem todos muito entusiasmados.

Assim, podemos afirmar que, durante esta manhã, se cumpriu o pressuposto emanado no tema deste projeto desenvolvido no AESL, “Eu e os Outros”, em que cada um dos alunos do 11.ºE teve oportunidade de partilhar um pouco do seu conhecimento com os outros colegas mais novos do Agrupamento.

Os alunos do 4.ºA são uns autênticos cientistas e têm aprendido em colaboração com a natureza! Desta vez, desafiaram as professoras Guida e Marisela a ajudá-los a descobrir e a classificar as rochas que limitam o Charco Pedagógico da Escola Básica do Parque.

Com base numa chave dicotómica e na modalidade de trabalho de grupo, classificaram as rochas segundo a sua cor, textura, dureza, cheiro, composição química, forma dos grãos minerais e o modo como estes estão dispostos.

A Terra é, de facto, um planeta dinâmico estando em constante transformação e evolução. As rochas não são eternas, alterando-se por ação do vento, da água, da temperatura, da gravidade e dos seres vivos.

 
 
 

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