O mar é uma fonte de vida, de recursos e berço de muitos sonhos. O que seria da Terra se o mar não existisse? Deixaria de ser o planeta azul?

 

amarmar6C0O que seria de Ulisses se não houvesse mar para poder viajar e viver aventuras incríveis que o tornaram num herói de todos os tempos? Ou o que seria de Robinson Crusoé se não naufragasse e se salvasse naquela ilha paradisíaca e mágica? O que seria a nossa história e o que seriam os nossos navegadores, como Bartolomeu Dias ou Vasco da Gama, se o mar não existisse? Como seria possível escrever obras tão fantásticas como "As Naus de Verde Pinho" de Manuel Alegre ou "Os Lusíadas” de Luís de Camões? Se não houvesse o mar, como poderíamos adorar a pequena sereia de Andersen ou tremer com a baleia branca Moby Dick?

Os terríveis monstros de hoje são as ilhas de plástico, que contaminam os oceanos, e os horrorosos Bisnaus de “O Dia em que o Mar Desapareceu” de José Fanha, com comportamentos odiosos e que retratam tantos seres humanos.

Ao lermos "O Dia em que o Mar Desapareceu” refletimos sobre a importância do mar no mundo e nas nossas vidas, pesquisando explicações científicas e explorando a presença deste elemento em várias obras literárias. Este é o ponto de partida para o artigo que estamos a redigir para o concurso Ler+Mar do PNL. Pelo caminho, ainda vamos fazer uma visita de estudo ao Museu Marítimo de Ílhavo!

Os alunos do 6.ºC

amarmar6C2


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL