Na passada sexta-feira, dia 12 de Dezembro de 2014, realizou-se , no American Corner @ Universidade de Aveiro, um concurso entre escolas dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu. Este concurso foi denominado de "Spelling Bee". Publicamos seguidamente dois trabalhos de alunas participantes e uma pequena reportagem fotográfica, relativos a esse mesmo evento.
TEXTO DA CÁTIA FERREIRA
No passado dia 12 de Dezembro, 6 alunos (três do 9ºA e três do 9ºB) da Escola Secundária Dr Serafim Leite, acompanhados pela professora de inglês, Dina Paiva, dirigiram-se a Aveiro para participar no concurso Spelling Bee. Este concurso foi promovido pela Embaixada dos Estados Unidos, em Portugal e teve lugar no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro. Este projeto tem por objetivo permitir, de forma descontraída, aos participantes melhorar o vocabulário, aprender novos conceitos, e desenvolver o uso correto do Inglês que os irá ajudar na vida futura.
Saímos da escola aproximadamente às 08h10 e chegámos à reitoria por volta das 09h00. Fizemos o "check-in", esperamos um pouco, confraternizamos ligeiramente uns com os outros e a professora tentou tirar-nos fotografias, embora tenha sido pouco sucedida. Depois fomos chamados para entrar no auditório, onde acabamos por ter de esperar mais meia hora por uma escola que se atrasou devido a um acidente. No auditório estavam cerca de 250 alunos, do nono e décimo ano, oriundos de 15 escolas diferentes. Quando já todos se encontravam presentes, deu-se início à primeira parte do concurso que consistia numa prova escrita. Foram ditadas 20 palavras que tínhamos de escrever numa folha que nos fora distribuída assim que entramos no auditório. As primeiras eram muito fáceis, mas para o final surgiram palavras como "mischievous", "fallibility", "formaldehyde", "hieroglyphic" e "daquerreotype" – quase impossível de serem todas escritas sem erros ortográficos! De todos os alunos representados, apenas 27 passaram à fase seguinte – infelizmente nenhum de nós se encontrava entre esses vinte e sete. A segunda fase era aquela pela qual estávamos inicialmente à espera – a fase do soletrar das palavras ditadas. No final, apenas os 3 finalistas receberam prémios sendo que o 2º e 3º lugar receberam um ipod nano, e o 1º uma viagem paga a Lisboa para o finalista e um acompanhante.
Na minha opinião tratou-se de uma experiência interessante e diferente de uma aula normal. Foi uma experiência para relembrar.
Cátia Ferreira, 9ºA
TEXTO DA DIANA OLIVEIRA
Na passada sexta-feira, dia 12 de Dezembro de 2014, no American Corner @ Universidade de Aveiro, realizou-se um concurso entre escolas a nível dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu. Este foi denominado de "Spelling Bee".
Esta atividade teve início às 9:30 e terminou por volta do meio-dia.
O concurso foi levado a cabo pela Embaixada dos Estados Unidos, em Portugal, com o objetivo de ajudar os jovens portugueses a melhorar as suas capacidades linguísticas em termo da língua inglesa. Este oferece um conhecimento mais alargado de vocabulário aos seus participantes e aprender novos conceitos, que os pode vir a ajudar numa vida ou carreira futura.
Cada escola teve a oportunidade de inscrever 20 participantes que frequentassem o 9º e/ou 10º ano. As escolas também teriam que enviar um ou mais professores responsáveis.
O evento foi dividido em três fases:
-Na primeira, a fase escrita, vinte palavras foram ditadas, duas vezes cada, e os alunos tiveram que as escrever numa folha do modo que achavam correto. No fim desta fase, os concorrentes passaram de cerca de 250 para cerca de 27 alunos.
-A segunda fase, a fase oral, realizou-se com a presença dos 27 finalistas no palco, onde o apresentador do concurso pediu então a cada aluno para soletrar uma palavra ditada pelo apresentador. Cada vez que um aluno errava, este dava um passo atrás. Após todos tivessem tido a oportunidade de responder, os alunos que estavam na linha de trás eram eliminados, e assim, sucessivamente, até se apurarem os três finalistas. Todos os 27 finalistas foram convidados a participar na próxima eliminatória em Lisboa.
-Na terceira fase, podemos observar a entrega dos prémios aos três finalistas do concurso "Spelling Bee".
A Embaixada ofereceu os prémios para os primeiros três finalistas. A participante classificada em 3º lugar, recebeu um Ipod como prémio, tal como o segundo classificado. Já o vencedor desta manhã, recebeu uma viagem com tudo pago até Lisboa para participar na próxima eliminatória e poder competir para um prémio maior e melhor, que ainda não foi revelado.
No final do concurso os concorrentes foram todos levados para fora do auditório e junto dos seus professores responsáveis, seguiram de volta o caminho para casa.
Os alunos, da Escola Secundária Doutor Serafim Leite, que participaram nesta atividade, gostaram desta experiência e estão de mente aberta para mais uma atividade desta natureza.
Diana Oliveira, 9ºA, 15/12/2014