No dia 17 de março de 2017, alguns alunos do 8.º A, 8.º B e 9.º D, previamente inscritos no programa “Eu sou Europeu”, após a sua efetiva preparação, que proporcionou momentos de inúmeras viagens à volta da Europa, partiram rumo a uma nova etapa que seria o corolário dos seus conhecimentos.


Assim, às 7h15, já de olhos bem abertos, os jovens aventureiros saíram de S. João da Madeira com uma missão em mente: representar, dignamente, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em Lisboa, no Centro Europeu Jean Monnet, provando as suas aprendizagens. Curiosamente, alguns alunos continuavam vincados na sua finalidade e aproveitaram a longa viagem para relerem os seus apontamentos, para se questionarem uns aos outros e lançarem, às docentes (Anabela Costa, Dina Sarabando e Susana Cecília Oliveira), eventuais dúvidas.
Após determinadas tropelias, pois um pouco perdidos nas ruas de Lisboa, os serafinenses, em busca da sua Europa, chegaram ao seu destino, por volta das 11h30.
Excelentemente recebida, a comitiva da Serafim Leite foi, após as apresentações e as saudações iniciais, conduzida a um espaço que nos permitiu dizer: “Isto é, afinal, o espelho da Europa!”, dado que o mesmo era decorado com mapas e com a palavra “Europa”, em múltiplas línguas, o que suscitou, tal como a exposição ali presente, interesse e curiosidade em todos.
Terminado este momento cultural, os alunos foram-se acomodando no espaço contíguo onde teria lugar a palestra sobre a dinâmica europeia (construção, cidadania e instituições), orquestrada pela nossa simpática e prestável guia. E, por fim, chegava o momento mais ansiado e também aquele que acarretou um maior nervosismo na jovem equipa que mantinha (e mantém) bem vivo o sonho de voar para Bruxelas: a prova nacional. Bem confiantes, os alunos cumpriram o seu teste, restando, agora, esperar por finais de abril…
De seguida, todos foram – professoras e alunos – presenteados com materiais pedagógicos que contribuirão, com certeza, para uma bagagem cultural europeia mais vasta. De mochila às costas – oferecida também, todos receberam um lanche bastante agradável e que tão bem soube naquele momento, depois de um longo dia já percorrido.
Despedidas e agradecimentos levados a cabo, dirigimo-nos para a Avenida da Liberdade para apanharmos o nosso autocarro, tendo o grupo aproveitado o curto trajeto para manducar alguma coisinha, porque o estômago já refilava.
Tal como prometido e previsto, almoçámos no Mc Donald’s, na zona de Belém, procurando retemperar as energias, momento que proporcionou um alegre e saudável convívio entre todos.
Pelas 15h20, demos início ao nosso percurso pedonal, começando por apreciar o megalómano Mosteiro dos Jerónimos. Seguidamente, fomos visitar o magnífico Padrão de Descobrimentos, um monumento de homenagem aos feitos marítimos e aos navegadores portugueses, visitado por milhares de pessoas, todos os anos, como podemos comprovar, tendo subido cerca de 50 metros de altura que nos proporcionaram uma vista fabulosa da cidade. Já em baixo, apreciámos a rosa dos ventos, esculpida em pedra, um presente da República da África do Sul, assim como as figuras históricas que se encontram posicionadas no exterior do monumento, em cada lateral, encabeçadas pelo Infante D. Henrique.
Pusemos, ainda, pezinhos ao caminho e fomos, também, visitar a famosa Torre de Belém, na margem direita do rio Tejo, onde existiu, outrora, a praia de Belém donde partiram as naus em direção à Índia, em 1497. Uns aproveitaram para subir os 30 metros que compõem o monumento, outros, mais gulosos, depois de uma visita mais geral, foram, tal como prometido, comprar (e comer) os célebres pastéis de Belém, um momento único para a despedida deste dia emocionante!
A visita, por esta altura, já estava a chegar ao fim e às 17h30, sensivelmente, já com uma lágrima de saudades de um dia bem passado, os alunos tomaram, então, consciência de que era chegado o momento de regressarmos a outra “pátria”: a nossa escola, longe da Europa e da capital.
Por fim, pelas 21h30, chegámos à nossa Serafim, exaustos mas felizes, por esta nova e inesquecível experiência.

PARA VERES TODAS AS FOTOS, CLICA EM:

Serafim… à descoberta da sua Europa…

an3 espaço europa

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL