No dia 26 de março, os alunos de 7.º ano, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, usufruíram de um belo dia de sol, de convívio e de "viagem no tempo", recuando até ao período Jurássico em que o planeta era habitado e dominado pelos Dinossáurios.


Visitaram as Grutas da Moeda e o Centro de Interpretação Científico-Ambiental (Cica gm) na parte da manhã e, depois de um piquenique reconfortante, fizeram, na parte da tarde, a visita ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém (Pedreira do Galinha). Todos estes locais se localizam no Maciço calcário Estremenho, constituído principalmente por rochas sedimentares como os calcários que se formaram num mar quente e pouco profundo, num passado remoto da história da Terra. Usufruíram da paisagem Cársica característica desta região do nosso país e apreciaram o maior (com mais de mil pegadas) e mais antigo trilho de pegadas (icnofósseis) que se conhece no mundo. Estes trilhos são de um dos maiores seres que alguma vez povoou o planeta Terra: os dinossáurios Saurópodes. Nas suas deslocações, estes dinossáurios quadrúpedes e herbívoros deixaram as suas pegadas nas camadas finas de lama calcária existente nas lagunas marinhas de baixa profundidade. Depois, a lama secou e foi soterrada por sedimentos calcários que acabaram por se transformar em rocha. Passados cerca de 175 milhões de anos, os trabalhos de exploração da pedra permitiram pôr a descoberto os cerca de 20 trilhos.
Foi um dia cheio de entusiasmo, animação e aprendizagem ao ar livre que, decerto, ficará na memória de todos os participantes (alunos e professoras).

Para veres todas as fotos, clica em:

Visita de estudo dos alunos de 7.º ano

 

AN7 Grutas1

 

AN7 Grutas


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL