No passado dia 16 de janeiro, os alunos da turma B do 10.º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas e Artes Visuais, tiveram a visita de um Encarregado de Educação, bancário de profissão, que veio à Escola conversar com a turma sobre literacia financeira. Com este tipo de atividade pretende-se que os alunos tomem decisões conscientes, num vasto e complexo contexto financeiro relacionado com o seu quotidiano. Sabemos, pois, que os alunos com conhecimentos financeiros estão melhor preparados para tomar decisões e para apoiar e criticar construtivamente o mundo económico e financeiro em que vivem. Pretende-se, também, envolver os Encarregados de Educação (EE) na vida do AESL.


Foi apresentado um powerpoint sobre a “Atividade bancária, produtos e serviços” e expostos alguns casos reais que aconteceram no banco: alertou para os riscos que se corre quando não se utiliza adequadamente os cartões de débito, crédito e MBWAY, por exemplo; chamou a atenção dos alunos para a importância da poupança e para o risco do consumismo que poderá levar ao endividamento. Os alunos tiveram oportunidade de o questionar com as suas dúvidas.
Realizou-se, assim, uma aula com um “professor” diferente, muito experiente na matéria, que conseguiu motivar os alunos com o seu entusiasmo e empatia.

Anabela Costa e alunos da turma 10.ºB

 

literacia financeira

Imagem: https://decojovem.pt/tag/literacia-financeira/


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL