O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite promoveu um conjunto de palestras, designadas “Encontros de Profissionais” cujo objetivo foi o de estimular o diálogo entre os atuais alunos, os empresários da sua área de formação e ainda ex-alunos já no mercado de trabalho, ou em prosseguimento de estudos.
Os painéis de oradores foram constituídos de forma diferenciada, em função dos cursos a que pertenciam os alunos participantes.


Assim, no dia 5 de fevereiro, no encontro destinado aos Cursos de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos tivemos a presença do engenheiro Álvaro Gouveia, dos nossos ex-alunos e empresários Daniel Novo da BITWE (empresário), Manuel Sacramento da ITGest, Diogo Costa, ex-aluno, a frequentar um CESP de programação ágil no ISEP e, ainda, o engenheiro Rui Santos da Happy Code, este a convite da Junta de freguesia. A tónica das intervenções incidiu em dois aspetos: bases sólidas no que diz respeito à preparação escolar no Ensino Secundário e uma abertura de espírito para aceitar novos desafios. Como diria o Engº Álvaro Gouveia, “a velocidade a que as tecnologias evoluem é extraordinária, o que vocês sabem hoje, amanhã será completamente diferente e, se vocês não tiverem capacidade de mudar, não têm hipóteses”.
No dia 6, o painel foi constituído, pelo fotógrafo Carlos Santos, pelos ex-alunos Marcelo Ribeiro (a trabalhar na Casa da Criatividade) e Natacha Sousa (a trabalhar na Viarco), Joana Santos da DAM e o fotojornalista do Público Paulo Pimenta e, de novo, pelo engenheiro Álvaro Gouveia. Desta palestra faremos relato mais pormenorizado em notícia elaborada pelas alunas Carina Castro , Eva Aguiar e Sofia Ruge (11ºG).
No dia 12 de fevereiro decorreram dois painéis: um, no Auditório, abrangendo os Cursos de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando e Técnico de Mecatrónica, tendo como convidados como membros do painel os antigos alunos: Filipe Henriques, Automação, 2011-14; Gonçalo Goncalves, Automação, 2013-16; Rui Oliveira, Mecatrónica, 2016-19; os membros do painel de empresas são : Américo Santos, Tecmacal, Álvaro Gouveia, CEI e António Moreira, Tecnocon ;
Do encontro com os Cursos de Técnico de Vendas e Marketing e Técnico de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade daremos conta em notícia própria. O painel de convidados foi constituído por Maria João (Molaflex), Carolina Guerra (ESE de Coimbra), Fernando Costa, Marta Cabral (Correio de Azeméis), Paulo Barreira (Associação Comercial de SJM) e Diana Duarte (Escola Superior Paula Francinetti).

Nos encontros já realizados, o tom geral foi de incentivo, por parte dos convidados, aos atuais alunos dos Cursos Cientifico Humanísticos e dos Cursos Profissionais da Serafim Leite, para que invistam tudo nos seus estudos e que se preparem para enfrentar o mercado de trabalho ou o prosseguimento de estudos com a mente aberta e com vontade de “irem à luta”, porque o ritmo a que ocorrem as mudanças exige atitudes positivas e a permanente capacidade de aceitar desafios. Pela parte dos alunos, esta foi a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas, nos debates bastante participados que se realizaram no final das sessões.

 

 

cartaz encontros

 

EP informatica

Painel: Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Gestão de Equipamentos Informáticos

 

EP audiovisual2

Painel: Marketing, Design gráfico e Audiovisuais

 

EP mark

Painel: Técnico de Vendas e Marketing e Técnico de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade

 

EP Meca

Painel: Eletrónica, Automação e Comando e Técnico de Mecatrónica

 

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL