na TERRA, no AR, no MAR e no FOGO!
Com o projeto “Os 4 Elementos”, o PNL (Plano Nacional de Leitura) propôs aliciantes desafios para aliar o desenvolvimento da literacia da leitura à literacia científica. E, como são 4 os elementos primordiais, 4 foram também os projetos levados a cabos pelos alunos do 4.º A, de Fundo de Vila, o 12.º A, o 12.º B e o 12.º C.


Os alunos puseram mãos à obra, olhos nos livros, a imaginação para lá do limite e, recorrendo a diferentes ferramentas manuais e digitais fizeram nascer, através da terra, do fogo, do ar e da água, trabalhos de excelência que foram premiados por um júri de personalidades de reconhecido mérito nas diferentes áreas.
O resultado entusiasmou todo o Agrupamento, tanto quanto os alunos envolvidos… É verdade, para gáudio de todos, o nosso Agrupamento, em 4 possíveis concursos, obteve 4 vitórias… é obra! Este reconhecimento do PNL relativamente ao mérito dos nossos alunos representa a certeza de que estamos no caminho certo! Não tenhamos dúvidas, nunca, de que o nosso estabelecimento de ensino tem em abundância o 5.º elemento – uma VONTADE enorme de criar e fazer mais e diferente!
Parabéns aos elementos primordiais do nosso Agrupamento – os alunos! Parabéns aos professores que tão bem souberam dar competências e asas aos seus alunos! Parabéns à Biblioteca que desafiou os professores, os alunos e articulou com diferentes parceiros – Eco- escolas, Clube Ciência Viva, Grupos de Português e de Artes! Parabéns ao PNL que nos continua a inspirar com projetos tão interessantes, que nos fazem ler e transcender, consolidando aprendizagens e inventando caminhos de inovação.

AN Lermais todos


1. AR (tema deste ano, igualmente, do DAC do nosso Agrupamento)
Projeto «Ler + Espaço»
AN Lermais fv
Comentário dos pequenos astronautas do 4.º A da EB1 de Fundo de Vila…
Adorámos trabalhar neste projeto, porque desenvolvemos a imaginação e a criatividade, através das maquetas e do texto que criámos. Foi muito importante porque reciclámos materiais e aprendemos muito sobre a Lua e sobre o nosso Sistema Solar. Foi muito fixe e divertido!

Beatriz Valinho, Catarina Paiva, Gabriela, Iago e Martim Pinto

 

… e de uma outra astronauta ao serviço da nave SL

AN Lermais sofia

Com este projeto tive a oportunidade de explorar melhor algumas técnicas e materiais. Além disso, proporcionou-me um momento de descontração e, por isso, fico feliz com o resultado e com o lugar em que me classifiquei.


Sofia Fial (12.º B)

2. Terra

Projeto «Terra Mater»

AN Lermais ana
Comentário da cientista das alterações climáticas
Foi um projeto muito enriquecedor e estimulante! Aprendi a trabalhar com ferramentas novas (Google Earth), de forma criativa, para além de aumentar os meus conhecimentos sobre os problemas do nosso planeta, mais especificamente, sobre as alterações climáticas e as perdas de biodiversidade, ambos temas muito atuais e de grande importância. Fiquei muito feliz pelo trabalho ter sido reconhecido, pois foi o reflexo do trabalho árduo, tanto meu, como da professora Dina Sarabando. É sempre bom podermos deixar a nossa marca, ao mesmo tempo que proporcionamos novas condições/materiais para os futuros alunos da Serafim Leite!

Ana Beatriz Machado (12.º A)

3. Fogo

Projeto «O Fogo de Prometeu»

AN Lermais jose
Comentário do criador mitológico:


Participar no projeto "PNL – O Fogo de Prometeu" foi algo bastante interessante e audaz. Já tinha feito algumas bandas desenhadas, principalmente para a disciplina de Português, mas nunca me senti confortável para participar em algo ao nível nacional. Esta foi a primeira vez e sinto-me bastante realizado! Depois de um ano tão atípico como este, é bom ter estes feitos para mostrar como ainda há esperança!

José Pedro Silva (12.º B)

 

4. Mar

Projeto «Ler + Mar»

AN Lermais bib
Comentário das navegadoras lusitanas a bordo da nau AESL


Ao ganharmos este projeto, sentimos um grande orgulho, não só por nos termos esforçado imenso e termos, realmente, alcançado um resultado tão gratificante, mas também por conseguirmos angariar o prémio para melhorar a biblioteca da nossa escola, o que é espetacular. Mesmo não podendo usufruir destas melhorias, sabemos que os próximos alunos que frequentarem a escola desfrutarão de tudo o que for possível fazer e sabemos, também, que o nosso esforço nunca será esquecido.

Maria Ramadinha e Marlene Rodrigues (12.º A)

 

As leitoras ao serviço do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite,
Dina Sarabando & Manuela Balseiro


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Quem muito lê vai a Lisboa!

    Dec 8, 2021

    Quem muito lê vai a Lisboa! No dia 24 de novembro, os alunos premiados no projeto “Os 4 Elementos” – concursos “Ler+Espaço”; “Ler+Mar”, “Terra Mater” e “O Fogo de Prometeu” – foram a Lisboa, a convite do Plano Nacional de Leitura, assistir à entrega de prémios[…]

  • O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre pela atriz Inácia Cruz

    Dec 8, 2021

    O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre pela atriz Inácia Cruz A atriz Inácia Cruz, no dia 6 de dezembro, veio às bibliotecas de Fundo de Vila e do Parque contar a história O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre, da editora Opera Omnia. Neste encontro estiveram presentes as turmas[…]

  • As Vencedoras recebem o prémio

    Dec 8, 2021

    As Vencedoras recebem o prémio A equipa vencedora do Peddy Paper do 7.º ano,  realizado na biblioteca da EBSSL, recebeu o seu merecido prémio. Parabéns, “Vencedoras”! Até parece que adivinhavam que iam ganhar!

  • Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca

    Nov 30, 2021

    Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca As turmas do 7.º ano do agrupamento vieram descobrir a biblioteca da EBSSL. Através da realização de um Peddy Paper ficaram a saber tudo, tudo, tudinho sobre a biblioteca: exploraram o seu sítio digital, consultaram o seu fundo documental,  perceberam a CDU[…]

  • Põe à prova os teus conhecimentos

    Nov 29, 2021

    Põe à prova os teus conhecimentos Restauração da Independência Lê a informação e lança-te no desafio de responderes a algumas questões que vão por à prova os teus conhecimentos. Para tal só tens que aceder ao seguinte QUESTIONÁRIO Como deves saber, o dia 1 de Dezembro[…]