Foi num domingo quente e radiante de abril que os Serafins inflamaram os ânimos, provocando uma explosão de emoções e um misto de perplexidade, reflexão e risos francos.

Vila dos Ventos, uma vila pitoresca e acolhedora do norte do país, amanheceu para dar a conhecer ao mundo o seu ex-libris: uma feira mística onde tudo foi insólito, desde os eventos, aos habitantes e até aos visitantes. Transportada para o palco da Casa da Criatividade, pelos rebeldes Serafins, o Grupo de Teatro do AESL, esta vila tão simpática arrebatou o público com o seu quotidiano, no qual não faltaram as “politiquices” demagógicas de uns, o fanatismo religioso de outros, a multiculturalidade que a tantos incomoda e o esoterismo ancestral que muitos procuram para resolver as adversidades da vida.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite obtém o 2.º lugar no Concurso “Escola Alerta!”, ao nível nacional.

No presente ano letivo, foi integrada uma criança com deficiência visual, na sala 2, do Jardim de Infância do Parque. De modo a dar a conhecer, a toda a comunidade educativa, a forma como acolhemos e incluímos uma criança com tal especificidade, os alunos do 3.ºB da Escola Básica do Parque, em articulação com as crianças da sala 2 deste estabelecimento de ensino, tiveram a oportunidade de experienciar várias atividades que os fizessem “Sentir o Mundo do Afonso” e participar no Concurso “Escola Alerta!”

Sob a orientação do Grupo de Educação Especial, foram dinamizadas várias atividades de sensibilização, orientação e mobilidade nestes níveis de ensino. Para tal, recorreu-se a um conjunto de metodologias ativas diversificadas e significativas para a aprendizagem, tendo-se dado primazia à aprendizagem por descoberta guiada. Na realização do vídeo final, contámos com a colaboração dos alunos do 11.º ano, do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais.

Na quinta-feira, dia 02 de maio, a turma do 11.º C, acompanhada pela professora de Filosofia, Fátima Ferraz, realizou, no âmbito do Projeto Nacional das Artes, uma “visita de estudo” ao Centro de Arte da Oliva, com o intuito de, aqui, integrar uma aula de Estética, dinamizada em co-docência (guia do museu, Daniel Costa, e a professora, Fátima Ferraz).

Nesse dia, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma aula de Filosofia inesquecível, diferente, artística e muito interessante. Exploraram, assim, as várias secções de arte nas quais se envolveram, contemplando as várias obras de arte, de diversos artistas. Durante a exploração, a turma foi acompanhada pelo guia, Daniel Costa, que sugeriu algumas dinâmicas que permitiram uma interação leve, descontraída e alegre, e pela professora de Filosofia, que explicou as teorias essencialistas e não essencialistas da arte em estudo na disciplina. Tanto o guia como a professora fizeram nascer nos alunos a emoção/sensibilidade estética, permitindo que interpretassem, livremente, o que viam e fizessem comentários ou questões. Foi uma aula muito dinâmica e muito prática, o que permitiu um melhor entendimento dos conteúdos da dimensão estética em estudo.

Nos dias 30 de abril e 01 de maio de 2024, o responsável pela disciplina de Educação Moral Religiosa Católica organizou uma visita de estudo a Madrid e à WarnerBros. Os alunos, matriculados na disciplina, viveram dois dias mágicos, nos quais a cultura, a História e alegria reinaram. Foi uma experiência única e que, certamente, marcará as suas vidas.

Visitaram, assim, o Museu do Prado, onde puderam contemplar obras de arte icónicas e, assim, através da "beleza", conectar-se melhor com a História. O dia, no Parque da "Warner Bros", foi vivido com entusiasmo e muitos sorrisos, demonstrando a felicidade das experiências e a correta aplicação de valores humanos, como a fraternidade, a igualdade e a partilha.

No âmbito das disciplinas de Psicologia e de Sociologia, mais precisamente, tendo como foco o tema «Eu e os outros», a professora Fátima Ferraz desafiou a turma do 11.ºG a desenvolver uma atividade de Filosofia para crianças, alusiva ao subtema «Aprender a viver com os outros». A atividade teve como auditório uma turma de 2.º ano, da Escola Básica de Fundo de Vila, orientada pela professora Ana Clara Bernardes. O que se pretendia da turma dinamizadora era desenvolver as competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Os objetivos da sessão foram os seguintes: compreender que a empatia e o respeito mútuo são valores importantes para a vida; aprender a viver com os outros; compreender que não devemos perder a esperança e que não devemos julgar os outros; valorizar a amizade e o espírito de entreajuda e perceber a importância de ajudar os outros.

No passado dia 24 de abril de 2024, os alunos do 8.º ano do Agrupamento partiram de São de João da Madeira, pelas 8h30, rumo a Ílhavo, terra de pescadores e de muitas aventuras marítimas.

Num dia com bom tempo, com a ria de Aveiro e as suas praias como “pano de fundo”, o grupo de alunos e de professores tiveram a oportunidade de visitar dois espaços singulares da região de Aveiro, o Museu Marítimo de Ílhavo e o Navio Museu Santo André. Assim, no Museu Marítimo, a par de uma contextualização e explicação sobre o conteúdo do conto “Saga”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, os alunos visitaram as cinco exposições permanentes no Museu, todas elas de temática marítima, todas elas singulares e todas elas dotadas de coleções ricas que são parte do património do Museu. Para completar e enriquecer ainda mais a visita, no navio museu Santo André, os alunos visitaram e tiveram a oportunidade de ouvir as explicações de um guia que esclareceu tudo sobre este histórico navio que, em tempos, fez parte da frota portuguesa do bacalhau e cujo objetivo é ilustrar as artes do arrasto.

Este ano letivo está a ser muito difícil!... As disciplinas exigem trabalho e nós nem sempre cumprimos as tarefas que os professores nos exigem… afinal, dizem eles, “já estais no 6.º ano, metade da escolaridade obrigatória está praticamente cumprida”. Gostamos da escola, sentimo-nos felizes aqui, mas o pior é o resto! Ter de trabalhar, estar atentos nas aulas, fazer trabalhos de casa… enfim!

Nas aulas de Português, lemos a obra “Ulisses”, de Maria Alberta Menéres. Gostámos muito de imaginar as aventuras de Ulisses. Que interessante deve ter sido a experiência de, pela sua artimanha, ter vencido os inimigos com um cavalo de pau!… E, depois, a forma astuta como enfrentou Polifemo ou conversou, nos infernos, com figuras muito queridas para si! É verdade, quase nos esquecíamos da ousadia em querer ouvir as sereias e deliciar-se com o seu belo canto, ou ainda, quase a terminar, a forma como lutou com os que lhe queriam usurpar o poder casando com a sua esposa Penélope…

Acaba de chegar o 11.º desafio do "Quem é quem?"... Depois da espera, já podes saber as respostas do desafio n.º 10 e olhares as próximas "beldades". Vamos a isso!


Os resultados do desafio n.º 10 podem ser consultados aqui: LINK 

Para o novo desafio, tens novamente quatro fotografias de pessoas que se cruzam ou cruzaram contigo ao longo dos últimos dias ou meses, por isso, tens que treinar a tua memória visual e pensar a tua resposta.

Podes responder aqui neste LINK.

A solução para este enigma sairá no dia do lançamento do próximo desafio... Até breve!

Desafio11

Mais um ano e novas demonstrações do AESL, no âmbito do projeto “Celebrar Abril”, dinamizado pela Câmara e Assembleia Municipais de S. João da Madeira, que procurou, de novo e de forma criativa, revelar os valores subjacentes à Revolução dos Cravos que, este ano, comemorou o seu 50.º aniversário, no Bairro do Poder Local.

Sem dúvida que esta aventura, no lugar onde reina o mural do capitão de abril, Salgueiro Maia, não podia ter corrido melhor, recheada de poesia, política, música e teatro. Assim, os alunos e a professora coordenadora, Dina Sarabando, com a ajuda do professor Miguel Andrade, puseram as «mãos na massa», tendo sido revelada ao público presente a essência artística das nossas crianças e jovens talentosos, do 4.º ao 12.º anos, que puseram a render os seus múltiplos talentos, no púlpito, no palco improvisado, nas varandas do bairro e na rua. Mantivemos a nossa tradição numa representação denominada «Entre Cravos e Solas», que gritou bem alto REVOLUÇÃO e LIBERDADE!

Situada nas colinas refrescantes da serra, Sintra surgiu, radiante e encantadora, diante dos nossos olhos, na manhã do dia 27 de fevereiro. Não foi um dia como tantos outros. Quem diria? Fomos recebidos por um anfitrião de peso, uma daquelas pessoas “cheias de convicções inabaláveis, de sentimentos contidos ou escondidos, profundamente observadoras e críticas, inflexíveis quanto basta”. Chamava-se Eça de Queirós e sempre gostou de abalar o “estaleiro da moralidade”.

No passado dia 24 de abril, as turmas dos 11.º anos, dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, organizaram uma visita de estudo queirosiana.

A primeira paragem deu-se na Vila de Baião, onde se encontra a estátua de Eça de Queirós, de Emília Lopes, inaugurada em novembro de 2017, na Praça junto ao Bairro Francisco Sá Carneiro.

Seguidamente, todos rumaram à Casa de Lodeiro, a Casa de Fanny Owen, personalidade camiliana que inspirou o livro de Agustina Bessa-Luís e o filme “Francisca”, do realizador Manoel de Oliveira.

No passado dia 8 de abril, a turma do 7.ºB, acompanhada pelas docentes Vânia Avelar e Sandra Silva, deslocou-se à Biblioteca Municipal, a fim de participar numa atividade, no âmbito do PEM, intitulada “Leitura com Sentidos”. Na referida atividade, os alunos estiveram à conversa com um senhor cego e, aí, puderam contactar com o Braille, em papel e de forma digital, tendo ficado a conhecer objetos e utensílios dedicados à cegueira ou à baixa visão, observado técnicas de orientação e mobilidade.

Além disso, foram, também, sensibilizados e tomaram consciência das questões inerentes à inclusão de pessoas com deficiência visual. No final, ainda houve tempo para o esclarecimento de algumas dúvidas. Foi um final de manhã bastante interessante que contou com uma experiência enriquecedora.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL