No transato dia 10 de dezembro, o Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento acolheu a primeira sessão da Assembleia Geral de Alunos (AGA), relativa ao ano letivo 2024’25, tendo reunido os quatro representantes de todas as turmas, do 3.º ao 12.º anos. A sessão contou com a moderação e participação das representantes da Direção: Helena Resende, Mirna Bernardo e Dina Sarabando.

Após o progresso sentido, na última década, relativamente a um ensino cada vez mais digital, o certo é a polémica está instalada, daí que a temática central desta assembleia tenha recaído no uso do telemóvel nos estabelecimentos de ensino, em destaque desde o início do ano letivo. A sessão decorreu de acordo com os pontos da ordem de trabalhos delineados, previamente, tendo a Diretora do Agrupamento dado início ao debate, abordando as recomendações provindas do MECI, contextualizando, assim, a discussão e esclarecendo os alunos sobre todas as informações necessárias. É pertinente ressalvar que todo o trabalho aqui desenvolvido proveio das medidas delineadas, em cada turma do Agrupamento, a partir da implementação de uma nova iniciativa: a Assembleia de Turma. Assim, foram colocadas «em cima da mesa» 20 medidas, destacando-se, a título exemplificativo, a proibição total do uso de telemóveis em determinados ciclos, restrições específicas, iniciativas de sensibilização para pais e alunos e a criação de uma "brigada anti-tecnologias".

Após o período de debate, todas as medidas foram colocadas a votação, sendo que aquelas que reuniram mais votos a favor foram as seguintes:

- Restrição total do uso do telemóvel, em recinto escolar, até ao 7.º ano de escolaridade;

- Existência de um recipiente fixo, em cada sala de aula, no qual os alunos deverão colocar, obrigatoriamente, o seu telemóvel;

- Implementação de palestras e outras iniciativas de sensibilização, por ciclos de estudo, dirigidas aos Encarregados de Educação e a todos os alunos, de forma a sensibilizar todos os intervenientes para a diminuição da dependência em relação aos dispositivos eletrónicos.

Após a concretização desta assembleia, na qual, mais uma vez, se deu voz aos alunos, as medidas eleitas foram encaminhadas, para análise, para os órgãos competentes do Agrupamento. A iniciativa promoveu, como esperado, um diálogo crucial sobre o impacto das tecnologias em ambiente escolar, reforçando o papel ativo dos alunos na construção de soluções para questões tão atuais e pertinentes.

AGA 1.ª assembleia


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL