Sou mentor… e agora? O que fazer? 

Os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento, representados pela psicóloga Manuela Fernandes, em parceria com a Coordenadora do «Programa de Mentoria», Dina Sarabando, organizaram a primeira sessão de formação destinada aos cerca de 50 alunos mentores inscritos, embora tenham apenas participado 4 dezenas de mentores. Este programa foi concebido para apoiar os alunos do AESL que frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM), em todos os ciclos de ensino, e os alunos recém-chegados ao 5.º e ao 10.º anos dos Cursos Científico-Humanísticos e Profissionais, proporcionando-lhes um acompanhamento mais próximo e enriquecedor.

A formação decorreu no dia 11 de fevereiro, no Centro Multidisciplinar Interativo, a partir das 14h15, tendo reunido os jovens mentores num ambiente de grande entusiasmo e curiosidade face a esta nova perspetiva de se encarar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, com toda a atenção e dedicação, os alunos ouviram a palestrante, interagiram ativamente e aceitaram os desafios propostos. A sessão adjacente ao Programa de Mentoria, como já se tornou hábito, serviu, deste modo, não só para esclarecer dúvidas, mas também para fortalecer a perceção da relevância do novo papel dos mentores, o qual terá um impacto direto na integração e no bem-estar dos colegas que acompanharão.

No dia 28 de fevereiro, decorreram as provas escrita e oral da Fase Municipal do Concurso Interconcelhio de Leitura, sendo que a temática desta fase recaiu em obras camonianas, as quais deram a conhecer, a miúdos e graúdos, quem foi este génio da Línguas e da Literatura nacionais. Assim, os oito alunos selecionados, na fase escolar deste concurso, representaram o AESL, na fase municipal, que ocorreu em dois espaços distintos - de manhã, a prova escrita, teve lugar na Biblioteca Municipal; de tarde, a prova oral, decorreu nos Paços da Cultura. O júri foi constituído pelos seguintes elementos: a Coordenadora interconcelhia, Dr.ª Isabel Pardal; a representante da Educação da Câmara Municipal, Dr.ª Teresa Azevedo; e a Coordenadora da Biblioteca Municipal, Dr.ª Carla Relva. Os nossos heróis da leitura que, brilhantemente, representaram o nosso Agrupamento e que nos enchem a todos de orgulho, foram: 1.º ciclo (Lorena Lopes e Guilherme Galdino); 2.º ciclo (Daniela Castro e João Madeira); 3.º ciclo (Davi Lima e Matilde Resende); Secundário (Isabelle Góes e Leonor Maia).

Entre os dias 24 e 28 de fevereiro de 2025, decorreu, na Torre da Oliva, em São João da Madeira, mais uma edição da Semana UBUNTU, uma iniciativa que visa o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

O evento, dinamizado por professores da referida escola, previamente capacitados por formação dinamizada pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), conta com a participação de trinta e um alunos do 9.º ao 11.º anos. Ao longo da semana, os estudantes são desafiados a conhecer a filosofia Ubuntu e a trabalhar os cinco pilares subjacentes: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e liderança servidora, através de atividades práticas e momentos de reflexão.

A sessão de abertura contou com a presença da Vereadora da Educação da Câmara Municipal, Irene Guimarães, para além da Presidente do Conselho Geral, Isabel Valente, e a Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Helena Resende, que reforçaram a importância desta iniciativa na formação dos jovens da comunidade.

A Semana UBUNTU, que tem decorrido com grande entusiasmo, por parte dos participantes, permitirá a continuidade das atividades e a disseminação da filosofia UBUNTU entre os alunos e restante comunidade escolar.

Esta experiência, que já demonstrou ter um impacto positivo nos jovens em edições anteriores, continua a afirmar-se como um espaço de aprendizagem e de crescimento pessoal, promovendo uma cultura de entreajuda e liderança baseada em valores humanos.

A equipa formadora agradece à Câmara Municipal e à Direção da escola todo o apoio e colaboração sem o qual seria impossível dar continuidade a este projeto.

Alunos da Escola Básica do Parque exploram a História, a Arte e a Criatividade

No dia 27 de fevereiro, os alunos do 1.ºA e do 1.ºB da Escola Básica do Parque realizaram uma visita educativa ao Museu do Papel, localizado em Paços de Brandão, e ao Museu de Lamas, situado na vila de Santa Maria de Lamas.

No Museu do Papel, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o património industrial e de explorar as memórias da História do papel, de forma interativa. A visita permitiu que os estudantes se envolvessem nos processos de fabrico e nas tradições papeleiras. No encerramento da atividade, os alunos participaram numa oficina especial, onde puderam produzir a sua própria folha de papel.

Já no Museu de Lamas, também conhecido como Museu da Cortiça, os alunos exploraram diversas coleções, incluindo Arte Sacra, Estatuária Portuguesa, Etnografia, Ciências Naturais e Esculturas em cortiça. Durante a visita, aprenderam, também, mais sobre o processo de transformação da cortiça. Para finalizar, participaram numa oficina criativa, onde usaram a imaginação para criar máscaras de Carnaval feitas de cortiça.

A visita proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, combinando aprendizagem, criatividade e interatividade.

 

Professoras Marisela Oliveira e Vanessa Cruz

No dia 12 de fevereiro de 2025, no âmbito do estudo do som, na disciplina de Física e Química, os alunos participaram numa atividade prática e inovadora: a Terapia das Taças Tibetanas. Esta experiência surgiu de uma parceria entre a biblioteca da escola e as professoras de Físico-Química, proporcionando uma abordagem experimental e sensorial ao tema.

A atividade permitiu que os alunos explorassem conceitos como a propagação do som, as ondas sonoras, a frequência e a ressonância, de uma forma envolvente. Sob a orientação da professora Raquel Santos, mestre de nível 4 nesta terapia, os alunos puderam observar como as vibrações das taças tibetanas geram sons específicos e interagem com a matéria, tornando a aprendizagem mais concreta e significativa.

Além do aprofundamento dos conhecimentos científicos, a atividade destacou, também, os benefícios terapêuticos do som, promovendo o equilíbrio e o bem-estar. A experimentação aliou a ciência e o relaxamento, demonstrando como diferentes áreas do conhecimento podem convergir para proporcionar experiências educativas enriquecedoras.

A atividade foi um verdadeiro sucesso, permitindo aos participantes consolidar os seus conhecimentos e experimentar o poder do som na prática. Momentos como este reforçam a importância de metodologias inovadoras no ensino, tornando a aprendizagem mais motivadora e eficaz.

Na nossa escola, aprendemos com experiências que fazem a diferença!

No dia 26 de fevereiro, decorreu, no IPDJ de Aveiro, mais uma sessão para o apuramento dos elementos que, no próximo dia 18 de março, farão parte da Mesa da Presidência da Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens», na atual edição, no âmbito do Ensino Secundário.

Assim, na senda do meritório trabalho desenvolvido, aquando das provas de seleção (apresentação pessoal, motivação da candidatura, leitura e questionário em torno do regimento da iniciativa parlamentar), foi eleita, enquanto Presidente da Mesa da Sessão Distrital, a aluna Victória Cavalcante, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em representação do Círculo Eleitoral de Aveiro, o que, a todos, nos enche de orgulho pelas competências demonstradas e pelo magnífico lugar alcançado.

Por conseguinte, a jovem deputada eleita, agora, enquanto Presidente de Mesa, será a responsável máxima pela liderança dos trabalhos que decorrerão, no próximo 18 de março, no Centro de Artes de Águeda, na respetiva Sessão Distrital.

Parabéns à Victória e à Isabela que nos acompanhou nesta aventura tão distinta!

Prémio Reportagem - «Parlamento dos Jovens»

 

No transato dia 20 de fevereiro, foram divulgados, por parte da Assembleia da República, os resultados do Prémio Reportagem inerentes ao «Parlamento dos Jovens» e foi com um incomensurável orgulho que o Agrupamento tomou conhecimento de mais um prémio alcançado, no âmbito desta iniciativa. 

Assim, a aluna Lara Oliveira, atualmente, a frequentar o 1.º ano de Direito, ex-aluna do 12.º A (no ano letivo 2023’24), foi uma das premiadas, no Ensino Secundário, com a obtenção do 2.º lugar, ao nível nacional, na categoria multimédia - https://jovens.parlamento.pt/Documents/SECUNDARIO_Deliberacao_Juri_PREMIO_REPORTAGEM_2023_2024.pdf, a partir da criação de uma extraordinária reportagem, de acordo com o tema “Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”.

Mais do que um projeto político, o «Parlamento dos Jovens» permite que todos os jovens tenham a possibilidade de revelarem a sua mestria em relação aos inúmeros desafios impostos pela sociedade, tomando, assim, consciência do poder da sua voz e de tudo aquilo de que são capazes em prol de uma cidadania mais ativa. 

Um bem-haja a toda a equipa serafina que deu o melhor de si, na edição anterior, e a todos que continuam a apostar neste projeto que se tornou uma marca do/no nosso Agrupamento. Em especial, os mais sinceros parabéns à jovem deputada e repórter, Lara Oliveira, pela proeza alcançada!

No dia 13 de fevereiro, os alunos das turmas A e B, do 7.º ano, tiveram a oportunidade de participar na atividade "Oficina do Papel Reciclado", realizada no Parque do Rio Ul, no âmbito do Projeto Educativo Municipal

Esta experiência educativa proporcionou uma abordagem prática relativamente ao conceito da reciclagem, na qual os alunos aprenderam a transformar papel usado em novas folhas recicladas ou pequenas lembranças, promovendo a preservação das árvores e a poupança de água. Para além do impacto ambiental positivo, esta oficina permitiu consolidar aprendizagens essenciais de Físico-Química, no que toca ao tema Materiais e Energia.

A atividade foi conduzida, com grande entusiasmo, pela Engenheira Marta, a quem deixamos o nosso sincero agradecimento pela explicação clara e pelo excelente acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos.

Momentos como este reforçam a importância de se aprender através da prática, despertando o interesse dos alunos pela ciência e pelo meio ambiente!

Renata Marques

No passado dia 4 de fevereiro, a sala 3, do Jardim de Infância da Escola Básica do Parque foi ao centro de saúde, no âmbito do projeto “Centro de Saúde dos Pequeninos “, com o seu peluche/boneco preferido. Assim, fomos recebidos pela enfermeira Mariana que nos apresentou o segurança do centro e a secretária que fornece as informações a todos os utentes. A visita prosseguiu no último andar onde, em conjunto com mais duas enfermeiras, os alunos foram divididos em três grupos. Rotativamente, cada grupo foi à dentista (subimos e descemos na sua cadeira), a um gabinete médico e ao centro de saúde dos pequeninos. Aqui, cada um, junto da secretária, fez a devida inscrição e foi à médica (que auscultou, mediu a tensão, viu os ouvidos e a garganta…) e, no fim, à enfermeira. Mediante o que cada um de nós referia que se passava com o seu boneco, era receitado um remédio diferente, mas a todos tinham de dar muitos miminhos aos seus bonecos. Seguimos para a enfermeira que colocou pensos e forneceu os respetivos remédios. Por fim, de novo na Secretaria, foram colocadas as vinhetas na prescrição. Eis o que disseram duas das crianças: “Gostei de ir ao médico dos pequeninos, porque estive a dar remédio ao meu bebé “; “Gostei mais de dar o xarope, porque a cauda da minha cobra tinha partido. A enfermeira queria pôr gesso, mas não deixei, porque, depois, não conseguiria tirar”. Esta foi uma visita muito interessante e todos ficaram contentes. Os profissionais foram muito simpáticos e, agora, já não há tanto medo de ir ao senhor doutor.

 

Os alunos do 11º C, orientados pela professora de Inglês, Dina Paiva, foram convidados a juntarem-se ao projeto eTwinning “Learn to Learn”, envolvendo 9 países e 11 escolas, nomeadamente, Turquia, Grécia, Itália, Espanha, Ucrânia, Polónia, Roménia, Eslovénia e, claro, Portugal, em nome do nosso Agrupamento!

Um dos maiores objetivos deste projeto eTwinning é consciencializar os nossos alunos para as inteligências múltiplas e para as diferenças individuais na aprendizagem, ou seja, mostrar-lhes o quanto são corresponsáveis pelo seu processo de aprendizagem.

Esta consciencialização pelos métodos mais adequados para uma aprendizagem mais individualizada e autónoma será estimulada por uma partilha de experiências e discussões entre pares, promovendo, simultaneamente, as competências linguísticas em língua inglesa e as competências digitais, incluindo a utilização de ferramentas web 2.0.

As turmas do 2.º ano da Escola Básica do Parque, no passado dia 6 de fevereiro, deslocaram-se à Escola Sede do Agrupamento Dr. Serafim leite, a fim de conhecerem um pouco do que se faz no Museu da História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

A partir desta visita, realizada numa carrinha estava estacionada dentro da escola, os alunos tiveram a oportunidade de ficar a saber um pouco mais sobre a vida das plantas. Até conseguiram ver as células de algumas destas plantas através dos fantásticos microscópios que existiam na mágica carrinha, transformada em laboratório.

Os alunos adoraram esta visita e nunca se esquecerão desta experiência!

O Pavilhão do Conhecimento, no Centro Ciência Viva, foi o palco, no dia 11 de fevereiro, do lançamento do 3.º volume do livro “Raparigas na Ciência”, do qual constam quatro alunas do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite: Andreia Castro e Leonor Gonçalves, a frequentar o 12.º ano, do Curso de Ciências e Tecnologias; Andressa Almeida, do 12.º ano, do Curso de Mecatrónica; e Rita Almeida, do 11.º ano, do Curso de Ciências e Tecnologias.

A iniciativa assinalou, igualmente, o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, destacando, assim, o papel essencial das jovens na promoção do conhecimento científico.

A ideia de instituir este dia surgiu em fevereiro de 2015, durante o «World Women’s Health and DevelopmentForum», organizado pela «Royal Academy of Science International Trust» e pelo Departamento dos Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas. A data foi, oficialmente, reconhecida a 22 de dezembro de 2015. Desde então, este dia é celebrado com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres na ciência e a necessidade de se eliminarem barreiras impostas pela desigualdade de género.

Alguns especialistas sublinham que o caminho passa por romper estereótipos, promover modelos inspiradores e apoiar o percurso das raparigas através de programas específicos, criando ambientes inclusivos que garantam a equidade e a diversidade nas carreiras científicas.

Quanto a esta iniciativa, a edição deste ano teve um significado especial, uma vez que 2025 assinala o 10.º aniversário do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência. Desde 2022, mais de 300 jovens participaram nesta iniciativa da alçada da Ciência Viva, dando origem aos três volumes de “Raparigas na Ciência”. Na capa do livro, todas as raparigas destacadas podem ver, assim, refletidas as suas aspirações e encontrar inspiração para o futuro.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL