Os alunos do 8.º ano participaram na atividade «Entre Luzes e Cores: a Magia da Robótica», uma experiência pedagógica inovadora que aliou a tecnologia à ciência, de forma prática, dinâmica e altamente motivadora. Assim, contando com a colaboração do professor Marco Vasconcelos, especializado em robótica educativa, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com robôs equipados com sensores de luz, cor e som, percebendo como é que estas máquinas reagem ao ambiente que os rodeia. A atividade decorreu de forma muito participada, despertando a curiosidade e o entusiasmo dos alunos do início ao fim.

Para além de proporcionar um contacto direto com a robótica, esta atividade teve um objetivo bem definido no plano curricular: reforçar as aprendizagens essenciais da disciplina de Físico-Química, em particular no domínio Luz, que está a ser trabalhado, neste momento, em sala de aula.

Durante a atividade, foi possível consolidar conceitos fundamentais como:

  • A luz enquanto onda eletromagnética;

  • A frequência, intensidade e energia associadas à luz;

  • A distinção entre tipos de radiação;

  • A aplicação de fenómenos como a ecolocalização, através da utilização de sensores de ultrassons.

Ao verem os conceitos científicos aplicados, de forma concreta, através do comportamento dos robôs, os alunos conseguiram estabelecer ligações claras entre a teoria e a prática, percebendo a relevância da ciência no seu quotidiano e no mundo atual. Para muitos, esta foi a primeira vez que compreenderam, verdadeiramente, como a Física e a Química estão presentes em tecnologias que utilizamos todos os dias.

A atividade pretendeu, ainda, estimular o interesse pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), cada vez mais importantes numa sociedade em constante evolução tecnológica.

Sem dúvida, esta foi uma aula diferente, na qual o conhecimento científico se fez acompanhar de entusiasmo, descoberta e muita magia tecnológica.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL