A visita de estudo realizou-se no dia 4 de janeiro. O ponto de encontro das turmas participantes (10.°A de Ciências e Tecnologias, 10.°B de Artes Visuais, 10.°C de Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades) foi a Serafim Leite e a partida sucedeu às 6 horas.

Por volta das 8 horas, foi feita uma pausa de 15 minutos numa estação de serviço. Às 10 horas, chegámos a Lisboa e a visita iniciou-se com a representação da peça "Farsa de Inês Pereira", de Gil Vicente, pela trupe Actus, no auditório Santa Joana, às 10h30.

A representação da peça terminou ao meio-dia e almoçámos no parque em frente ao Mosteiro dos Jerónimos. Às 14 horas, as turmas do 10.°A (Ciências e Tecnologias) e 10.°C (Ciências Socioeconómicas), acompanhadas pelos professores Maria de Lurdes Gual, Rosa Pinho e Paulo Correia, usufruíram de uma visita guiada ao Museu da Marinha pela personagem do Infante D. Henrique. O grupo dos restantes alunos realizou a mesma visita, mas às 14h40, com os professores Maria Henrique Paula, Dina Paiva e José Soares.

O Museu da Marinha está entre os museus mais importantes e reconhecidos de Portugal pelos itens expostos, sobretudo, a relação dos portugueses com o mar, desde a era dos Descobrimentos. O mesmo foi criado por D. Luís, em 1863, para divulgar, principalmente, o passado marítimo português. Além de cartas navais, uniformes marítimos e instrumentos de navegação, o museu ainda expõe verdadeiras embarcações e pinturas das mesmas. Também possui uma vasta coleção de armas e fardamentos, instrumentos de navegação e embarcações originais, incluindo galeotas, veleiros e um hidroavião.

Às 16 horas, todos os alunos, juntamente com os professores, foram visitar a Basílica dos Jerónimos, onde se encontram as sepulturas de Luís Vaz de Camões, autor do poema épico, "Os Lusíadas", e de Vasco da Gama, comandante da armada que, em 1497, rumou para a Índia. Nas capelas laterais, estão sepultados os reis, príncipes e infantes descendentes de D. Manuel I e, na capela-mor, encontram-se os túmulos de D. Manuel I, do seu filho e das suas esposas.

Às 17 horas, realizou-se a viagem de regresso, também com uma pequena paragem de 15 minutos, na mesma estação de serviço, às 19 horas. Os alunos e professores chegaram ao Agrupamento cerca das 20h30.

Mariana Craveiro, 10.ºB

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL