A Sessão Distrital do Ensino Secundário - «Parlamento dos Jovens» - teve lugar na acolhedora cidade de Albergaria a Velha, mais concretamente no Cineteatro Alba, que acolheu, entre variadas entidades, 76 deputados efetivos e 38 suplentes, no dia Internacional da Mulher.
Os Deputados Manuel Barrios (1.º efetivo – 11.ºA), Luís Neves (2.º efetivo – 11.ºA) e Inês Silva (suplente – 11.ºB) apresentaram-se na assembleia com o intuito de debaterem o tema eleito para esta edição, "Assimetrias Litoral/Interior: que soluções?”, representando, condignamente, a Serafim Leite. Da comitiva serafinense fez parte, igualmente, a Deputada Jessica Maia (11.ºB), tendo exercido a função de Vice-Presidente, na Mesa da Presidência da Sessão Distrital.
Bastante otimistas e envergando, seriamente, o papel de políticos, os nossos Deputados posicionaram-se no local específico para a Serafim, o 9.º lugar, no cômputo das 38 escolas do distrito de Aveiro, após a devida receção e acreditação.
De seguida, teve lugar a abertura da sessão parlamentar, a cargo do Presidente da Mesa que, entretanto, passou a palavra aos convidados, aos representantes das entidades locais e à Deputada da Assembleia da República, Dr.ª Susana Lamas (PSD). A representante de S. João da Madeira, na Casa da Democracia, respondeu, de seguida, às questões levantadas pelas diferentes escolas, versando temas distintos. No caso da Serafim Leite, esta missão esteve a cargo do Deputado Luís Neves.
Trâmites protocolares cumpridos, o Presidente revelava, a toda a assembleia, uma nova etapa: o Debate na Generalidade. Assim, em primeiro lugar, os elementos de cada escola subiram ao palco com o intuito de divulgarem às restantes o respetivo Projeto de Recomendação. Deste modo, cumprimentando os demais, o Deputado Manuel Barrios desvendou os segredos do projeto da Serafim Leite que, numa fase posterior, foi extremamente elogiado pela assembleia, aquando do Debate na Generalidade, na voz dos ilustres Deputados.
Ao longo do debate, a Serafim Leite nunca olvidou o seu papel pedindo esclarecimentos, duvidando de certas medidas, atacando outras e, como sérios Deputados, elogiando as mais promissoras, uma vez que o mais importante era eleger o melhor Projeto de Recomendação.
A sessão foi encerrada, momentaneamente, uma vez que era urgente uma pausa para almoço. Saciados os estômagos, os Deputados arregaçaram, de novo, as mangas, porque a luta continuava.... Formaram-se as comissões e os serafinos defenderam acerrimamente o seu projeto, tendo conseguido que uma das suas medidas constasse do projeto final. Constituída a Recomendação do Círculo Eleitoral de Aveiro, o Presidente anunciava que era chegado o momento de eleições: quais seriam as 5 escolas eleitas que mereciam representar, dignamente, o nosso distrito? E, mais uma vez, a estrelinha parlamentar esteve com a Serafim Leite, sendo, então, uma das escolas a representar Aveiro, na Sessão Nacional, a decorrer nos dias 23 e 24 de maio, em plena Assembleia da República.
Foi, ainda, divulgado o tema, proposto pelo Círculo Eleitoral, para a próxima edição do "Parlamento dos Jovens", curiosamente, também este da autoria da Serafim Leite: “Eutanásia: direito de morrer?”. Posto isto, cumpridos todos os passos, o Presidente da Sessão Distrital deu por encerrada a Sessão.
Os merecidos aplausos para todos os serafinos envolvidos neste magnânimo projeto!
Dina Sarabando (AESL)
Todas as fotos em: