Foram várias as ações levadas a cabo pela comunidade educativa da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, S. João da Madeira, no âmbito dos Dias Internacionais Eco_Escolas / Semana da Terra (18 a 24 de abril).


A semana começou com uma tertúlia intitulada "Dia da (Nossa) Terra”.
Na manhã de terça-feira, dia 19 de abril, foi montada no polivalente da escola uma exposição de trabalhos sobre temas distintos como sejam a poluição, gestão de resíduos, água, energia, agricultura biológica, entre outros. Além disso também foram expostos os posters Eco_Código elaborados pela comunidade educativa no ano letivo transato.
Igualmente no dia 19 de abril, agora da parte da tarde, os alunos do 8º ano tiveram a possibilidade de participar numa ação sobre “A Biodiversidade existente na praia e no mar”. Os alunos aprenderam o que é a zona intertidal (entre-marés) e a praia, os povoamentos aí existentes e suas adaptações aos fatores físico-químicos. Os alunos além de serem sensibilizados para a biodiversidade da comunidade biológica característica destes dois ecossistemas ficaram a saber que cuidados devem ter ao contactar com os organismos aí existentes. A ação foi dinamizada pela Dra. Ângela Gandarinho, licenciada em Ciências do Ambiente, e orientada pela Dra. Sónia Seixas, docente do Departamento de Ciências e Tecnologias do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta (CLA) de S. João da Madeira.
Nos dias 21 e 22 de abril foram plantadas árvores de fruto (Limoeiro) e árvores autóctones (Medronheiro, Castanheiro, Sobreiro, Sabugueiro, Tramazeira e Ulmeiro) nos jardins da escola. O limoeiro foi cedido pelo Pingo Doce e as restantes árvores foram obtidas no âmbito do Projeto Futuro – 100 000 árvores na área metropolitana do Porto – modalidade 3 “Valorizar o espaço verde da escola”.
Além disso também se colheram alguns legumes produzidos na estufa e ficaram a conhecer melhor a estrutura do caracol comum (um deles bastante sociável, exibiu-se sem medo!). Observaram o esqueleto externo do animal – concha calcária – e aperceberam-se que os caracóis utilizam especialmente os sentidos do tato e do olfato que se situam em todo o corpo mas, principalmente, nos tentáculos menores já que pouco veem com os olhos situados nas pontas dos tentáculos maiores. No final os alunos levaram para casa alfaces, batatas e ervilhas!!
Todos os anos no dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. A comunidade educativa da Serafim Leite associou-se e, vestida de verde, dançou a música "Não sou o único" dos Xutos e Pontapés. Esta foi uma iniciativa que pretendeu também festejar os 20 anos das Eco-Escolas em Portugal.

 

PARA VER TODAS AS FOTOS, CLIQUE EM

Semana da Terra

 

1 terra