No dia 14 de outubro celebrou-se, em Torres Vedras, o Dia das Bandeiras Verdes onde várias escolas a nível nacional, entre elas a Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, foram premiadas pelo excelente trabalho desenvolvido no âmbito dos vários desafios/projetos Eco-Escolas que decorreram no ano letivo 2014_2015 com a participação de diversos parceiros, nomeadamente: Fundação EDP, ERP Portugal, Valorcar, Águas de Gaia, Agrobio, Sarah Trading, Tetrapack, Biodiversity4all, que apoiam concursos integrantes do Eco-Escolas como “Eco-repórter da Energia”, “Geração Depositrão”, “Poster Eco-Código”, “Hortas Bio”, “Roupas Usadas não estão acabadas”, “É na primavera que florescem as grandes ideias”, entre outros.

 

Durante a tarde, a sessão contou com atuações de diversas escolas e ainda da Foco Musical e do "Zoi o super-herói". Terminou com a entrega do galardão Bandeira Verde que distinguiu como Eco_Escolas os 1236 estabelecimentos de ensino que provaram ter em curso um programa coerente e de qualidade que segue uma metodologia participativa de construção da sustentabilidade. A delegação da Serafim Leite que se deslocou para receber o galardão foi constituída pela coordenadora do projeto, professora Cristina Tavares, e pelas alunas Maria Caires (6.ºB), Mª João Santos (6.ºC) e Júlia Costa (7.ºA).

Eis o testemunho de duas destas alunas:


No passado dia 14 de outubro eu, as minhas colegas Maria João Santos e Júlia Costa e a Professora Cristina Tavares fomos, a Torres Vedras, à cerimónia de entrega das bandeiras verdes às escolas que foram reconhecidas ser uma Eco-Ecola. Saímos cedo e fizemos uma longa viagem.
Assim que chegámos ao pavilhão da Expo Torres, deparamo-nos com muitas pessoas e filas intermináveis. Eram delegações de representantes de várias escolas de Portugal Continental e das Ilhas (Madeira e Açores). Fomos para uma fila fazer a inscrição da nossa escola e a outra para receber uma T-shirt.
Foi um dia muito preenchido de atividades tais como andar a cavalo, entrevistas (algumas falhadas mas divertidas!) e de muitas fotografias. Também tivemos oportunidade de visitar vários stands ou expositores e participar em workshops.
Por fim, chegou a altura de subirmos ao palco para recebermos a tão esperada bandeira verde. Quando subimos ao palco exibiram várias fotografias da nossa escola onde mostravam algumas atividades desenvolvidas no âmbito do programa Eco-Escolas durante o ano letivo 2014_2015.
E assim, foi passado o dia. Já era hora do lanche e do nosso regresso. Chegámos a S. João da Madeira pelas 19h e 30m.
Foi um dia muito divertido, para mais tarde recordar!                                                                                                    

 Maria Caires (6.ºB)

No dia 14 de outubro alguns membros da escola envolvidos no projeto foram a Torres Vedras, à cerimónia do projeto Eco-Escolas receber a bandeira verde.
Mal chegamos fomos fazer a inscrição e depois levantar as t-shirts. Durante a manhã tivemos a oportunidade de andar de cavalo e ver as várias exposições que lá havia. Depois de almoçar vimos os vários grupos de dança, música e teatro e fomos receber a bandeira verde da Serafim Leite. No final fomos para casa cansados mas felizes.                                                                                                                                             

  Mª João Santos (6.ºC)

 

Para veres as fotos, clica em

Eco escola