No dia 14 de outubro celebrou-se, em Torres Vedras, o Dia das Bandeiras Verdes onde várias escolas a nível nacional, entre elas a Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, foram premiadas pelo excelente trabalho desenvolvido no âmbito dos vários desafios/projetos Eco-Escolas que decorreram no ano letivo 2014_2015 com a participação de diversos parceiros, nomeadamente: Fundação EDP, ERP Portugal, Valorcar, Águas de Gaia, Agrobio, Sarah Trading, Tetrapack, Biodiversity4all, que apoiam concursos integrantes do Eco-Escolas como “Eco-repórter da Energia”, “Geração Depositrão”, “Poster Eco-Código”, “Hortas Bio”, “Roupas Usadas não estão acabadas”, “É na primavera que florescem as grandes ideias”, entre outros.

 

Durante a tarde, a sessão contou com atuações de diversas escolas e ainda da Foco Musical e do "Zoi o super-herói". Terminou com a entrega do galardão Bandeira Verde que distinguiu como Eco_Escolas os 1236 estabelecimentos de ensino que provaram ter em curso um programa coerente e de qualidade que segue uma metodologia participativa de construção da sustentabilidade. A delegação da Serafim Leite que se deslocou para receber o galardão foi constituída pela coordenadora do projeto, professora Cristina Tavares, e pelas alunas Maria Caires (6.ºB), Mª João Santos (6.ºC) e Júlia Costa (7.ºA).

Eis o testemunho de duas destas alunas:


No passado dia 14 de outubro eu, as minhas colegas Maria João Santos e Júlia Costa e a Professora Cristina Tavares fomos, a Torres Vedras, à cerimónia de entrega das bandeiras verdes às escolas que foram reconhecidas ser uma Eco-Ecola. Saímos cedo e fizemos uma longa viagem.
Assim que chegámos ao pavilhão da Expo Torres, deparamo-nos com muitas pessoas e filas intermináveis. Eram delegações de representantes de várias escolas de Portugal Continental e das Ilhas (Madeira e Açores). Fomos para uma fila fazer a inscrição da nossa escola e a outra para receber uma T-shirt.
Foi um dia muito preenchido de atividades tais como andar a cavalo, entrevistas (algumas falhadas mas divertidas!) e de muitas fotografias. Também tivemos oportunidade de visitar vários stands ou expositores e participar em workshops.
Por fim, chegou a altura de subirmos ao palco para recebermos a tão esperada bandeira verde. Quando subimos ao palco exibiram várias fotografias da nossa escola onde mostravam algumas atividades desenvolvidas no âmbito do programa Eco-Escolas durante o ano letivo 2014_2015.
E assim, foi passado o dia. Já era hora do lanche e do nosso regresso. Chegámos a S. João da Madeira pelas 19h e 30m.
Foi um dia muito divertido, para mais tarde recordar!                                                                                                    

 Maria Caires (6.ºB)

No dia 14 de outubro alguns membros da escola envolvidos no projeto foram a Torres Vedras, à cerimónia do projeto Eco-Escolas receber a bandeira verde.
Mal chegamos fomos fazer a inscrição e depois levantar as t-shirts. Durante a manhã tivemos a oportunidade de andar de cavalo e ver as várias exposições que lá havia. Depois de almoçar vimos os vários grupos de dança, música e teatro e fomos receber a bandeira verde da Serafim Leite. No final fomos para casa cansados mas felizes.                                                                                                                                             

  Mª João Santos (6.ºC)

 

Para veres as fotos, clica em

Eco escola


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Peddy Paper na BE – Vem descobrir a tua biblioteca

    Nov 27, 2021

    Peddy Paper na BE – Vem descobrir a tua biblioteca As turmas do 7.º ano do agrupamento vieram descobrir a biblioteca da EBSSL. Através da realização de um Peddy Paper ficaram a saber tudo, tudo, tudinho sobre a biblioteca: exploraram o seu sítio digital, consultaram o seu fundo documental,  perceberam a CDU[…]

    Read more...
  • Ler com a Biblioteca

    Nov 27, 2021

    Ler com a Biblioteca Os alunos do 3.º ano leram com a biblioteca a história “A Capuchinho Vermelho”. Durante o mês de novembro, esta personagem entrou na biblioteca e fez a delícia dos leitores. És sempre bem-vinda, Capuchinho!

    Read more...
  • O Príncipe com Orelhas de Burro na Biblioteca

    Nov 27, 2021

    O Príncipe com Orelhas de Burro na Biblioteca Durante o mês de novembro, os alunos do 2.º ano leram e trabalharam a história “O Príncipe com Orelhas de Burro” na biblioteca, no âmbito do projeto “Ler as Obras das Metas Curriculares”. E criaram umas fantásticas orelhas!!!

    Read more...
  • Corre, Corre Cabacinha! na Biblioteca

    Nov 27, 2021

    Corre, Corre Cabacinha! na Biblioteca Durante o mês de novembro, os alunos do 1.º ano, no âmbito do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, foram à biblioteca e ouviram e trabalharam a obra “Corre, Corre Cabacinha!”.

    Read more...
  • Coloca o teu Livro Candidato na Lista dos Livros + Fixes

    Nov 27, 2021

    Coloca o teu Livro Candidato na Lista dos Livros + Fixes Para apresentares o teu livro candidato ao Miúdos a Votos, basta acederes ao formulário disponível em bit.ly/3jHUlyT, ou em visaojunior.pt. Terás apenas de colocar o nome do livro, o autor, a escola a que pertences e o teu ano de escolaridade. Se o livro pertencer a[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

  • Celestino Pinheiro

    Nov 22, 2021

    Celestino Pinheiro Recentemente aposentado, o professor Celestino Pinheiro é daquelas pessoas que sempre ficam na memória de todos. Grande dinamizador da imprensa escolar a ele se deve muito do trabalho feito pelo jornal Agora Nós. Docente de português, chegou agora o fim[…]

    Read more...
  • Os convívios de antigos alunos

    Oct 20, 2021

    Convívio de antigos alunos da Escola Industrial de S. João da Madeira, actual Escola Dr. Serafim Leite. Alguns destes convívios foram organizados por Teresa Margarida Brandão. Video com a cortesia desta ainda professora da escola via Professor Raul Esteves, facebook.[…]

    Read more...
  • O ensino recorrente na comunidade sénior do Centro Infantil e Social de Cesar

    Oct 7, 2021

    O ensino recorrente na comunidade sénior do Centro Infantil e Social de Cesar Em doze de junho de 2009, os alunos da turma S2A do curso Tecnológico de Ação Social, no âmbito do sexto módulo e no seguimento da unidade temática “Estrutura de uma sessão lúdico-expressiva em meio fechado” da disciplina de Técnicas[…]

    Read more...
  • Celebrando o dia da mulher

    Oct 6, 2021

    Celebrando o dia da mulher Nos cursos noturnos muitas atividades eram realizadas. A oito de março de 2005 os professores, funcionários e alunos destes cursos celebraram o dia da mulher com poemas e representações. Nestas fotos vemos e reconhecemos muitos dos participantes que por aqui[…]

    Read more...
  • Serafim Soares Leite

    Oct 5, 2021

    Atrevemo-nos a retirar de O Regional dois artigos de um já aposentado professor da escola, Daniel Neto, que ilustram a vida do Dr. Serafim Leite, patrono do agrupamento. Sobre as razões da escolha e sua obrigatoriedade por parte do ministério[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 26 visitantes e 0 membros em linha