Por:Filipa Paiva, Joana Pinho, Leonor Silva e Marcelo Oliveiro 8ºC

Hoje, dia 3 de março, celebra-se o dia Mundial da Vida Selvagem.
O objetivo deste dia, criado em 2013 pela ONU, é celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais.

 

zoo 8C


A convite da coordenadora do projecto Eco- escolas, prof Cristina Tavares e professora de Cidadania e Desenvolvimento, Susana Silva, fizemos a inscrição nesta atividade.
Como estamos todos em confinamento, não se pode fazer uma visita presencial, então, em conjunto com a equipa do jardim, José Archer presidente da ABAE e Tiago Carrilho, do Centro Pedagógico do Jardim Zoológico tivemos a oportunidade de fazer a visita virtual.

 

zooZebra 8CZebra-de-Grevy

 

As zebras são brancas com riscas pretas. Estas riscas têm a função de camuflagem, pois os animais que caçam as zebras veem a preto e branco, sendo mais difícil distinguirem o seu alvo. Um novo estudo mostra que as riscas também são para não serem picados e não terem doenças.

Porque é que elas andam em grupos? Para terem mais hipóteses de sobrevivência.

Elas costumam ter muitas crias? Ter crias no jardim zoológico é um ótimo sinal! Significa que os animais estão saudáveis!

 

 

 

 

Tigre
(Nota: não se conseguiu ver muito bem os tigres, pois estavam a descansar.)
Os tigres costumam dormir aproximadamente 16 horas.
O tigre alguma vez tentou morder outro animal? ‘‘Não, aqui no Zoo nós tentamos por todos os animais separados…’’

Pavões
(Nota: não os mostraram)
O Tomás Fernandes (jovem repórter para o ambiente), perguntou se os pavões andam á solta no zoo e se não fogem.
A resposta de Tiago Carrilho, do Centro Pedagógico do Jardim Zoológico foi: ‘‘Os pavões não costumam fugir porque se sentem confortáveis no zoo. O que acontece é que, algumas aves vêm de fora e entram no zoo e depois saem. E há certos sítios que estes podem andar e outros que não podem…’’

Nossa opinião:

Nós, alunos, gostamos de aprender mais sobre os animais. Foi muito interessante, apesar de não ter dado para ver todos os animais e não podermos estar ao ar livre!
É sempre bom aprender coisas novas, especialmente quando se trata de animais que não são muito frequentes e da fauna selvagem. Foi uma experiência diferente, pois nunca tínhamos estado presentes numa visita de estudo virtual. Cerca de 60 000 pessoas assistiram a esta espetacular visita de estudo virtual de homenagem a todas as espécies, em especial as que estão em extinção.

Assiste e aprende mais sobre estes animais em:

https://www.youtube.com/watch?v=To0QmRSNnAU&list=PLPgQvx95bnA9WyyPBeSwAfqJYepD0uJdQ

 


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Manif da Leitura!

    Apr 22, 2021

    Manif da Leitura! Os cartazes para a manifestação começam a chegar. Os manifestantes escrevem as palavras de ordem! E vamos para a rua… das redes sociais!

    Read more...
  • ManiFESTA-te pela Leitura

    Apr 22, 2021

    ManiFESTA-te pela Leitura O PNL desafia todos os que amam a leitura a manifestar-se publicamente! Ao longo das últimas semanas, vários têm sido os desafios lançados. Um deles foi a divulgação dos livros favoritos, seja através de votação no facebook, seja através da[…]

    Read more...
  • O Nabo Gigante do 2B da EB1 do Parque

    Apr 19, 2021

    O Nabo Gigante do 2B da EB1 do Parque A partir da leitura do livro “O Nabo Gigante” de Aleksei Tolstoi, o 2.ºB da EB1 do Parque fez a recriação da obra, elaborou fantoches com as personagens e recontou a história. A biblioteca escolar, no âmbito do referencial aprender[…]

    Read more...
  • CNL Fase Intermunicipal

    Apr 14, 2021

    CNL Fase Intermunicipal Decorreu hoje, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, a prova escrita da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura. A organização está a cargo da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia mas, por força das restrições impostas[…]

    Read more...
  • Filipa, 2.ºB do Parque – 1.º Prémio no Concurso Poesia na Corda

    Apr 14, 2021

    Filipa, 2.ºB do Parque – 1.º Prémio no Concurso Poesia na Corda Dos 305 poemas apresentados a concurso, distribuídos pelas diferentes categorias e temáticas, a Maria Filipa, do 2.ºB da EB1 do Parque, ganhou o primeiro prémio na categoria “Poemas Pequeninos”. O poema da Filipa retrata uma árvore muito especial e revela uma[…]

    Read more...

Memórias da Serafim